Sugestões 7 dias

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
portoMúsica, jogos, exposições ou estreias de cinema marcam mais uma edição das sugestões culturais que a VIVA! selecionou para si para os próximos sete dias. Confira o resultado pois o prato que lhe apresentamos é irresistível. Para consumir, sem dietas.

Geocaching para descobrir a cidade Invicta

Até domingo, centenas de "geocachers" vão descobrir a cidade Invicta enquanto procuram pequenos tesouros, sob o mote "Love Love... Porto". O evento é de participação gratuita. O geocaching é uma atividade lúdica em que os jogadores (os geocachers) têm como missão encontrar tesouros simbólicos (as caches) através de um dispositivo GPS e da inserção de coordenadas. Engane-se quem pensa que a atividade é para nichos: o passatempo une já três milhões de aficionados em todo o mundo.
Com "Love Love... Porto", acontece, assim, mais do que a tradicional procura de caches. “Seguindo coordenadas, os participantes vão poder conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, como a Praça da Ribeira, a Quinta do Covelo ou os Jardins do Palácio de Cristal. Mas as atividades não terminam por aqui: “haverá também lugar a workshops, percursos de orientação, passeios de bicicleta, atividades de limpeza do meio ambiente, entre outras atividades”.
O objetivo da iniciativa é promover o “geocaching em Portugal e colocar o Porto na rota mundial dos geocachers”.
Inscrições no site do Love Love... Porto em http://www.100espinhos.pt/

them_usExposição “Them or Us!” para ver até domingo
“Them or Us!” é uma exposição que ambiciona fazer pensar e não apenas entreter o público. É assim que o curador Paulo Mendes a define. Aproveite, pois só tem até domingo para refletir!
Mais do que um conjunto de trabalhos de arte contemporânea de quase 100 autores, a exposição patente na Galeria Municipal do Porto, não é para ver: é para “pensar e agir”.
"Them or Us!" exige, desta forma, do visitante um papel ativo, nunca acrítico, perante questões atuais ligadas aos sentimentos originados pela confrontação com a diferença, com o "outro", com o invasor.
Com o objetivo de agitar consciências e definida como "um projeto de ficção científica, social e política", a exposição tem assumidamente um” caráter provocador e sem moralismos.
Na Galeria Municipal do Porto (Jardins do Palácio de Cristal), entre as 10 e as 18 horas, no sábado, e no domingo das 14 às 18 horas.

sa_bandeiraCaminhada guiada: edição especial 'O Porto e o Cinema'
A Alma at Porto promove esta sexta-feira, pelas 21h, mais uma caminhada guiada. Trata-se de uma edição especial dedicada ao tema “O Porto e o cinema”.
O ponto de encontro é a Praça D. João I (em frente ao Rivoli). Começa às 21h para o grupo I e às 21h30 para o grupo II.
O custo é 10 euros por pessoa, incluindo visita guiada, sessão de cinema, e bebida de boas vindas no Look at Porto.
Para este serão, a Alma at Porto preparou uma viagem pela história do cinema e do teatro no Porto.
“Dos primórdios do cinema no High Life, passando pelos míticos Aguia D´Ouro e Olímpia, e por símbolos da cidade como o Rivoli, o Coliseu, o Teatro Sá da Bandeira ou o Teatro Nacional São João, divirta-se a conhecer a história e os locais da sétima arte no Porto! Terminamos esta retrospetiva em beleza, no fantástico e inovador cinema 5D da cidade, o Look At Porto, para assitir a um filme sobre a cidade”, convida a organização.
“Nesta sessão inesquecível, vai sentir o vento no rosto, viajar de eléctrico como se lá estivesse e entrar em alguns dos nossos monumentos mais emblemáticos, num filme que capta a Alma do Porto. Uma noite a não perder!”, rematam.

madeira_santo_tirsoAtividades
“Todos ao Parque” de Santo Tirso para 5 dias de festa

O Parque Urbano Sara Moreira e a Praia Urbana de Santo Tirso acolhem, a partir desta sexta-feira e até 15 de agosto, mais uma edição do “Todos ao Parque”. Concertos, espetáculos de comédia, uma “Sunset Silent Party” e a tradicional Festa do Emigrante integram o cartaz desta festa de verão.
Vão ser cinco dias de muita música e animação em Santo Tirso. Promovida pela autarquia local em parceria com o Café do Rio, a iniciativa “Todos ao Parque” apresenta, no primeiro dia do evento, a “Noite Jovem”, que contará com a atuação de talentos do concelho no Parque Urbano Sara Moreira. João Araújo sobe ao palco pelas 21h30, seguido dos Dan Riverman, que atuam pelas 22h30. Os “The Black Zebra” encerram a noite, pelas 23h30.
No sábado, a comédia toma conta do palco do Parque Urbano. Miguel Sete Estacas, Hugo Sousa, Dário Guerreiro e Eduardo Madeira prometem um espetáculo bem animado, pelas 21h30.
A já tradicional “Festa do Emigrante” tem lugar no domingo, pelas 15h. Os que partem à procura de uma vida melhor são os “homenageados” no Parque, numa tarde que contará com atuações de Serafim Ferreira, Conjunto Musical Santo André, Lando, Ventos Melódicos, Zedicó, Conjunto Típico Pedra do Couto, Cantares ao Desfio e Leões da Batalha.
A “Sunset Silent Party” tem este ano um espaço tão inovador quanto esta festa: a Praia Urbana de Santo Tirso. Dia 14, a Silent Party começa pelas 18h e termina pelas 02h da madrugada.
No último dia de “Todos ao Parque”, o destaque vai para a música tradicional. Pelas 15h, de volta ao Parque Urbano Sara Moreira, o Rancho Folclórico Rosas S. Miguel de Vilarinho dá início à festa, que se seguirá com espetáculos do Rancho Folclórico Santo André do Sobrado, Rancho Folclórico de São Mamede de Negrelos e do Rancho Estrelas do Norte de Montluçon (França).
Todas as atividades têm entrada gratuita.

papagaiosJogos tradicionais na praia em família
Este fim de semana será o segundo da iniciativa municipal "Brinca na Praia" que recupera duas brincadeiras tradicionais (as corridas de caricas 'sameiras' e o lançamento de papagaios de papel) para momentos de diversão entre famílias.
A atividade, designada por "Vento e Linha", convida os veraneantes a participarem em oficinas de construção de papagaios de papel. As crianças e respetivas famílias são desafiadas a mostrarem a sua criatividade, personalizando os seus papagaios.
É uma atividade de aprendizagem contínua, até porque no último domingo do mês, a 27 de agosto, será promovido um encontro com todos os participantes para um lançamento coletivo dos papagaios construídos ao longo destas oficinas.
A outra proposta de animação também é transversal: o jogo da carica. Quem lembra?
A iniciativa implica a “construção diária de uma pista de caricas e deixa o convite aberto a todos para participarem nas corridas. No final de cada dia de provas, os vencedores serão consagrados num pódio, recebendo prémios simbólicos e o troféu da corrida”.
Integradas no programa Verão é no Porto, as atividades são de acesso livre e participação gratuita, com o requisito da inscrição no local junto dos monitores, numa organização conjunta das empresas municipais PortoLazer e Águas do Porto.
Confira o calendário para este fim de semana:
Pista de Caricas:
12 de agosto,10h30: Praia do Carneiro

Vento e Linha (oficinas de construção de papagaios):
12 de agosto, 10h-13h: Praia do Molhe + Praia de Gondarém
13 de agosto, 10h-13h: Praia do Castelo do Queijo

dias_com_energiaDias com Energia… no jardim, nos parques e também na praia
Durante todo o ano, o Dias com Energia oferece aulas nos Jardins do Palácio de Cristal, aos fins de semana e, entre maio e setembro, o programa realiza-se também no Parque da Cidade do Porto. Em agosto, a iniciativa da PortoLazer chega a um outro espaço verde municipal, o Parque do Covelo.
E em agosto e setembro, há aulas gratuitas também na Praia Internacional do Porto. Todas as atividades têm participação livre.
Tome nota:
Jardins do Palácio de Cristal (sábados)
- Pilates: das 9h às 10h
- Yoga: das 10h às 11h
- Tai chi: das 11h às 12h
Parque da Cidade do Porto (sábados e domingos)
- Tai chi: das 9h30 às 10h30 (junto ao Edifício Transparente)
- Método DeRose: das 11h às 12h (junto ao Pavilhão da Água)
Parque do Covelo
12 agosto, 9h45: Sh’bam
19 agosto, 9h45: Pilates Mat
26 agosto, 9h45: Pilates Equip.
Praia Internacional do Porto
Meditação: 14, 16, 21, 23, 28 e 30 agosto; 11 e 13 setembro | 18h30-19h e 19h30-20h
Biodanza: 24 agosto, 7 e 14 setembro | 18h30-20h
Hoop Dance: 15, 16 e 17 setembro | 18h-19h e 19h-20h

trail_solidrioFree Trail solidário em Vila Nova de Gaia
Com o objetivo de auxiliar três crianças portadoras de doenças raras, a TrepaTrilhos Trail Team está a organizar um Free Trail solidário, a decorrer este sábado e domingo, dias 12 e 13 de agosto, em Lever, Vila Nova de Gaia.
O evento contará com diversas atividades adequadas a todos os gostos, tais como um trail, um mini-trail, um trail-kids para os mais novos, uma caminhada e zumba. Tudo isto com a participação de atletas profissionais e amadores, familiares e amigos, sem fins competitivos mas sempre com o objetivo maior de ajudar.
O evento é 100% solidário e organizado sem qualquer verba, recorrendo apenas a apoios, voluntariado e doações de empresas e instituições. Desta forma, a totalidade da verba arrecadada será oferecida às três crianças - a Lívia, o Filipe e o Tiago -, ajudando-os com os tratamentos, as terapias e a compra de medicamentos.
Este Free Trail não tem custo para participação. No entanto, a inscrição é obrigatória e oferece a possibilidade de adesão a um seguro desportivo por 2€, que revertem unicamente para o seguro.

Conferência e workshop de ilustração com Patrícia Lino na Flâneur
Este sábado, dia 12, pelas 16h, Patrícia Lino vai estar na Flâneur a falar de alguns trabalhos de ilustração que fez a partir de Sá-Carneiro, Langston Hughes, Anne Sexton, Murilo Mendes e Salvador Novo. A entrada é livre.
Logo depois da conferência, Patrícia Lino vai orientar uma oficina de desenho para ilustrar poemas à escolha dos presentes. O valor da entrada na oficina de desenho é de 6,50 acrílicos.
Inscrições para a oficina através do email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
[Livraria Flaneur, rua de Ribeiro de Sousa 229, Porto]

trenchMuseu Militar organiza torneios de Trench
Para quem gosta de jogos de estratégia, o Museu Militar do Porto [Rua do Heroísmo, n.º 329] apresenta a solução com o jogo Trench. Nas manhãs de domingo, das 10h às 12h30, com acesso gratuito.
Este jogo foi criado por Rui Alípio Monteiro, inspirado nas trincheiras da I Guerra Mundial.
O autor do jogo Trench ambicionava “criar algo inovador para desafiar a hegemonia do xadrez e, para isso, criou um jogo ao estilo clássico dos jogos de tabuleiro, batizando-o de Trench”.
Com o mesmo número de casas e de peças do tabuleiro de xadrez ou das damas, o tabuleiro de Trench é disposto em forma de losango, o que permite traçar uma linha diagonal - a trincheira - que o divide em dois.
De acordo com o criador do jogo, em declarações ao Porto., este é um elemento que confere ao Trench "uma identidade própria que define a mecânica de jogo", pois "a estratégia muda consideravelmente conforme as peças estejam dentro ou fora da trincheira".
Refira-se que o Trench nasceu em 2013 e já ganhou vários adeptos e tem já um clube de fãs. O seu criador ambiciona criar uma trilogia, para além, da versão digital do jogo. "O Trench foi inspirado na primeira guerra mundial, portanto, digamos que é terra. O segundo foi inspirado na segunda guerra, na força aérea, que teve a supremacia nessa guerra. Portanto, é o ar. O terceiro é inspirado na força naval, na marinha de guerra. Portanto, é o mar".
O jogo está disponível para venda em várias lojas e espaços comerciais.

coreto_cordoariaOficinas vão dar nova cor aos coretos do Porto
Promovida pela empresa municipal PortoLazer, a iniciativa “Coretos em Festa” consiste num conjunto de oficinas que visam transformar criativamente os coretos dos jardins de Arca d’Água, Cordoaria, Marquês, Passeio Alegre e São Lázaro. E todos são convidados a participar na transformação.
Para cada coreto haverá quatro dias de oficinas, de quinta-feira a domingo, com a duração de duas horas cada. Para comemorar o novo ‘rosto’ dos coretos, haverá, no final da tarde do último dia, música e dança a acompanhar, dirigida pelo HOP Dance Studio.
O primeiro a ser intervencionado será o Coreto do Jardim da Cordoaria. As oficinas decorrem de 17 a 20 de agosto, das 16h às 18h. A inauguração acontece no último dia, pelas 19h, seguindo-se um fim de tarde dançante.

Sea Life: o Porto em peças de lego
Até ao final do mês de agosto será possível ver, no Sea Life,  representações em lego de locais emblemáticos da cidade Invicta: Torre dos Clérigos, Livraria Lello ou rio Douro.
A mostra está exposta pelos túneis do aquário, lado a lado com as criaturas marinhas e com incríveis dioramas relacionados com o mar, a costa e monumentos que prometem conquistar miúdos e graúdos.
No espaço exterior, há ainda uma playzone que desafia os mais novos a dar asas à criatividade. Todas as semanas as melhores construções são premiadas com kits Lego.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Lego e a Plug - Associação Portuguesa de Utilizadores de Lego e conta com o apoio da Câmara do Porto.
O horário de funcionamento do Sea Life é o seguinte: de segunda a sexta, das 10 às 18 horas,
aos sábados e domingos, das 10 às 19 horas.

virtudesConcertos
Virtudes ao som de The Rite of Trio

O pôr do sol no Jardim das Virtudes continua a adivinhar bons momentos. Desta vez será ao som do jazz dos portuenses The Rite of Trio. Esta sexta-feira a partir das 19 horas.
André Silva, Filipe Louro e Pedro Alves vão apresentar o disco de jazz e 'jambacore' - uma "tendência" musical que, pelo menos por enquanto, só a eles pertence - "Getting All the Evil of the Piston Collar", lançado em fevereiro deste ano.
De acesso livre, o ciclo é promovido pela cooperativa artística Árvore com o apoio da Câmara do Porto.
A programação musical, por sua vez, ficou a cargo da plataforma de criação Sonoscopia, que escolheu os artistas que seguem uma lógica "baseada na experimentação e exploração de novos territórios", mas se "adequam a um público generalista de todas as idades e também às características dos próprios jardins".
Recorde-se que este já é o quarto espetáculo da, também, quarta edição do ciclo musical Pôr do Sol nas Virtudes que, até 22 de setembro, vai apresentar concertos naquele espaço peculiar da cidade.

Festa nas varandas do Porto
A sexta edição do Festival Varandas – que este ano decorre sob o tema “Lusofónico” – prossegue esta sexta-feira, na Praça de Parada Leitão (à Cordoaria), com uma sessão dedicada aos contos populares africanos (19h). Para as 22h, no mesmo local, está agendada a atuação do trio de Daniela Mendes. A sonoridade da cantora e compositora portuguesa convida a uma viagem onde a mescla de influências lusófonas dão o mote, com ritmos e palavras de Portugal, Brasil ou Cabo Verde.
Até 25 de agosto, o festival vai chegar ainda à Praça Carlos Alberto e à Rua Rodrigues Sampaio, 140 (à Praça D João I) -, com espetáculos de acesso livre e vistas para a Lusofonia.

casa_musicaCasa da Música com concertos este fim de semana
Esta sexta-feira, dia 11, às 22 horas, o palco pertence ao duo We Find You, grupo formado por David Dias (voz) e Miguel Faria (guitarra e coros). Iniciado em 2015, o projecto We Find You conta com influências musicais que vão de Radiohead ou Coldplay até Ray Lamontagne, Patrick Watson ou Matt Corby. Num concerto “intimista”, o duo toca temas originais e versões de músicas de intérpretes femininas.
Já na noite de sábado, também às 22 horas, é a vez da sonoridade dos 2nd Floor, grupo formado em 2013 e que venceu o XV Concurso de Bandas de Garagem promovido pela Federação Académica do Porto. Gravaram a maquete do seu EP de estreia (a editar brevemente), nos conceituados "Resident Studios" em Londres. Tocam um punk rock com declinações de pop-punk, com aroma a groove rock e hard rock.
Refira-se que a programação no palco da esplanada da Casa atravessa o verão com mais de 50 concertos de entrada livre para todos os públicos, incluídos na agenda do "Verão na Casa".

Reggae Sunset no Quiosque da Ramadinha
Este sábado, dia 12 de agosto, as sonoridades positivas e conscientes da música jamaicana vão uma vez mais marcar presença no Quiosque da Ramadinha, com Selecta Bob Figurante na manipulação dos vinís, acompanhado por Selecta Higgla e Jahbruzzi Roots.
Situado na Praça Carlos Alberto (Porto), o evento ao ar livre tem início marcado às 19h, prolonga-se até às 23h sensivelmente, sendo o acesso livre.

porta_jazz_relentoMariana Vergueiro no próximo Porta-Jazz ao Relento
O ciclo Porta-Jazz ao Relento apresenta o seu segundo concerto este sábado, 12 de agosto, nos Jardins do Palácio de Cristal.
A partir das 22 horas, a cantora portuense Mariana Vergueiro “dá a voz ao manifesto” acompanhada por Pedro Neves (piano), Nuno Campos (contrabaixo) e Nuno Oliveira (bateria). O álbum "Morning Rain", lançado com Carimbo Porta-Jazz, será revisitado sob um novo olhar.
Recorde-se que nas noites de sábado de agosto, sempre a partir das 22 horas, o público é convidado a assistir aos espetáculos de música ao vivo do ciclo Porta-Jazz ao Relento, uma das propostas integradas no programa Verão é no Porto.
Os concertos têm acesso gratuito e os espetáculos são da responsabilidade da Porta-Jazz, associação que é a montra do trabalho original dos músicos de jazz emergentes que estão sediados na cidade Invicta.

Spicy Noodles no Maus Hábitos
O grupo Spicy Noodles atua este sábado, pelas 23h, no Maus Hábitos para apresentar o seu mais recente projeto. Sintetizadores, chip tunes, guitarras e vozes doces fazem da música desta dupla uma curiosa e fresca viagem pop. Recentemente foram selecionadas para a compilação Novos Talentos Fnac 2017 com curadoria de Henrique Amaro (Antena 3). A entrada é livre.

Recital de órgão na Sé do Porto
A Sé do Porto abraça este domingo, dia 13, às 18 horas, o recital de órgão dos alunos finalistas do Curso de Música Litúrgica da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos. A entrada é livre.
Neste recital serão apresentadas obras para órgão que representaram parte do trabalho dos alunos ao longo ano. O evento “pretende ser um momento de abertura da Escola Diocesana à comunidade, bem como momento da revelação do trabalho dos estudantes”.
De recordar que os órgãos históricos da Sé do Porto, datados do século XVIII, mas com alterações nos séculos seguintes, foram alvo de operações de conservação e restauro que culminaram em abril, após cerca de dois anos de intervenção. Imperdível!

urban_marketMercados: Urban Market com duas edições este mês
Este mês, o Urban Market apresenta os seus artigos (ligados ao design de produto, ao design de moda, à ilustração, à joalharia ou os produtos gourmet) nos seus dois locais de eleição: o Hard Club e a Praça das Cardosas. Ambas as edições têm acesso livre entre as 11 e as 19 horas.
Assim, até este domingo, o Urban Market animará o Hard Club. E de 25 a 27 de agosto (sexta-feira, sábado e domingo), o evento sobe umas centenas de metros até às Cardosas. Em ambos os sítios, e como é habitual, haverá música e animação paralela.
O evento é organizado pela Portugal Lovers, Marketing & Comunicação, com o apoio municipal.

Animação
As tardes de domingo no Porto são agora mais animadas…

As Porto Sunday Sessions estão de volta ao Parque da Cidade do Porto. Todos os domingos até 17 de setembro, as Porto Sunday Sessions 2017 apresentam concertos e DJ sets ao ar livre, ideal para recarregar energias para a semana seguinte. Este domingo, serão dois os DJ a comandar a música ambiente: Miguel Bruschy e Franciscq.
As sessões são acompanhadas pelo Pink Market, mercado ligado à moda, arte e antiguidades.
As Porto Sunday Sessions têm entrada livre e decorrem todos os domingos, entre as 16h e as 20h, até meados de setembro.

mare_altaViana do Castelo: espetáculo “Maré Alta” marca reabertura da Praia Norte
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover este domingo, às 21h30, o espetáculo “Maré Alta” para assinalar a reabertura da Praia Norte, após um investimento de 2,4 milhões de euros.
A autarquia da capital do Alto Minho adiantou que estarão em palco os Sangre Ibérico e o Colectivo 58.
A Praia Norte foi alvo de uma empreitada da sociedade Polis Litoral Norte. Dividida em duas fases, a obra incluiu “a defesa costeira e proteção de pessoas e bens e a requalificação da frente marítima, para assegurar a manutenção da orla costeira particularmente ameaçada pelo efeito do mar e pela ocorrência de ocupação densificada”.
A empreitada foi comparticipada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

culinaria_saudavelGastronomia: Culinária saudável no Mar Shopping Matosinhos
A Vogue considerou-o um dos 15 melhores blogues de culinária portugueses e esteve entre os finalistas do The Saveur 4th Annual Best Food Blog Awards em  2013. Referimo-nos ao “Le Passe Vite”, criado por Joana Alves, onde se encontra sempre inspiração para uma alimentação vegetariana e saudável. A blogger é também autora do livro “Natural – O grande livro da Cozinha Vegetariana”. Será este conhecimento que porá “à mesa” em dois workhops gratuitos, às 16h30 e às 18h, no sábado, 12 de agosto, no Mar Shopping Matosinhos.
“No palco interior do Espaço de Restauração, Joana Alves conta com os participantes para a ajudarem a preparar algumas receitas, ao mesmo tempo que partilha a sua experiência enquanto vegetariana – um percurso que iniciou em 1995 e que aprofundou com o curso de culinária que completou, em 2013, no Instituto Macrobiótico de Portugal”.
Este workshop, refira-se, integra-se na programação gratuita desenvolvida no âmbito do conceito Mar Shopping Food Experience e que, até outubro, tomará conta do palco do renovado e ampliado Espaço de Restauração. Workshops, showcookings de conservas, performances de magia e música dos mais variados estilos constituirão o menu para fins de semana animados e em família. O programa é recheado e gratuito.

Mais pequenos: Verão de cores à sombra dos “Dominguinhos”
Com o calor que faz lá fora, nada como estar no fresquinho, à sombra dos “Dominguinhos”, a desafiar a imaginação. Enquanto a Preguiça é deixada a descansar ao sol, a pequenada é convidada para um atelier de artes plásticas, a realizar-se na manhã (11h) de domingo, 13 de agosto. O desafio será criar, num molde em esponja, desenhos letras ou imagens em baixo-relevo para depois serem preenchidas com tinta e impressas sobre tecido.  

cem_anos_de_solidaoLivros na estante: sugestões de clássicos
Gabriel Garcia Marquez
“Cem anos de Solidão”

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo."
Com estas palavras - tão célebres já como as palavras iniciais do Dom Quixote ou de À Procura do Tempo Perdido - começam estes “Cem Anos de Solidão”, obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo.

“O Amor nos Tempos de Cólera”
Ao longo de quatrocentas páginas vertiginosas, compostas numa espécie de pauta estilística e musical, onde se fundem o fulgor imagístico, o difícil triunfo do amor, as aventuras e desventuras da própria felicidade humana, “O Amor nos Tempos de Cólera“ é um romance que leva o leitor numa aventura encantatória, de uma escrita que não tem imitadores à altura.
“O Amor nos Tempos de Cólera” constitui na obra de Gabriel García Márquez um marco equiparável ao do célebre “Cem Anos de Solidão”, considerado até hoje, a sua obra-prima.

Cinema
Cinema Fora do Sítio no Porto

Todas as sextas-feiras e sábados de agosto, a partir das 22 horas, a Câmara do Porto, em parceria com a Fundação INATEL, volta a levar o cinema a vários locais públicos da cidade, exibindo oito filmes de vários géneros, de modo a ir ao encontro de todos os gostos e idades.
Esta sexta-feira, os Jardins do Palácio de Cristal acolhem a exibição do filme “Alien”. No sábado será o Parque Desportivo de Ramalde a transformar-se numa sala de cinema ar livre, com a exibição de "O Rei Macaco".
O acesso é gratuito e são assegurados 200 lugares sentados em cada sessão, ocupados por ordem de chegada.

11 de agosto, Jardins do Palácio de Cristal (Av. das Tílias): “Alien – Covenant”
Ficção Científica - M/18
12 de agosto, Parque Desportivo de Ramalde: "O Rei Macaco" (dobrado em português)
Animação - M/6

Adaptação de “Arranha Céus” de J.G. Ballard chega aos cinemas portugueses em setembro
O filme “Arranha Céus” (no original “High Rise”), que resulta de uma adaptação do romance homónimo de J.G. Ballard ao cinema, vai finalmente ter estreia entre nós a 14 de setembro. Realizado por Ben Wheatley, o filme tem música de Clint Mansell e conta no elenco com Tom Hiddleston, Jeremy Irons, Sienna Miller, Luke Evans e Elisabeth Moss.

atomic_blondeEstreias da semana
Atomic Blonde
A jóia da coroa do Serviço Secreto de Sua Majestade, a agente Lorraine Broughton (Charlize Theron), tem tanto de espia quanto de sensual e selvagem e está disposta a usar todas as suas capacidades para sobreviver à missão impossível com que se depara.
Enviada a Berlim durante a Guerra Fria para investigar o assassinato de um colega e recuperar uma lista com identidades de agentes duplos é obrigada a associar-se ao chefe da secção local do MI6, David Percival (James McAvoy), para sair do mortal jogo de espiões em que se vê presa.

Clash
Inspirado em acontecimentos reais, "Clash" passa-se quase todo numa camioneta da polícia durante uma manifestação no Cairo, durante o verão de 2013, dois anos depois da revolução do Egipto.
No rescaldo da destituição do presidente islamita Morsi, uma carrinha da polícia cheia de manifestantes com convicções políticas e religiosas divergentes, atravessa a cidade em estado de sítio com violentos protestos. Saberão os detidos conciliar as suas diferenças para conseguirem sobreviver?

thriller_3dMúsica e festivais
Versão 3D de "Thriller" estreia-se em Veneza

A versão 3D da curta-metragem "Thriller" (1983), de Michael Jackson (1958-2009), realizada por John Landis, estreia-se no Festival de Cinema de Veneza, que é inaugurado no próximo dia 30.
O vídeo "Thriller", de Michael Jackson, inspirado na canção original, foi realizado por John Landis, tem argumento do cineasta e do músico, e é um dos temas do sexto álbum de originais de Jackson, "Thriller", que saiu em novembro de 1982, e recebeu o Grammy para o Melhor Álbum do Ano. O filme original "não foi reeditado ou cortado de forma alguma", garante o FMJ.
"Estou muito contente por ter tido a possibilidade não só de restaurar, como de melhorar o 'suspense' de Michael Jackson", disse o realizador.
Consta que Michael Jackson e John Landis começaram a produzir "Thriller" com a estética de uma longa-metragem. O cantor era fã do filme de Landis, "Um Lobisomem Americano em Londres" (1981), e daí ter convidado o realizador. O responsável pela maquilhagem foi Rick Baker, já distinguido com um Óscar, e foi o responsável pela elaborada transformação de Michael e do elenco.
Michael Peters colaborou com Michael Jackson na coreografia. John Branca, advogado de Michael na época e agora o coexecutor do seu Fundo, com John McClain, elaborou um acordo com o canal de televisão por cabo MTV e a Showtime para exibir o primeiro documentário de "making of", intitulado "Making of Michael Jackson's Thriller".
O festival veneziano, que acontece de 30 de agosto a 09 de setembro, vai exibir filmes no setor de competição de Ai Weiwei, Guillermo Del Toro, George Clooney e Alexander Payne

david_bowieEm destaque: a bombástica banda sonora do filme “Atomic Blonde”
Tal como o filme, a banda sonora também é explosiva quanto baste!
Basta citar alguns nomes: Queen, David Bowie, Depeche Mode, ou George Michael. Um verdadeiro tratado de amor com a cultura pop.
Esta coleção de temas, e não ficou, contudo, nada barata. Mas permitiu criar esta coletânea simplesmente deliciosa.
Reparem na lista exaustiva.
Killer Queen - Queen
Blue Monday - New Order
C*Cks*Cker – Tyler Bates
Sweet Dreams (Are Made of This) - Steve Angelo Remix Edit
Personal Jesus - Depeche Mode
Father Figure – George Michael
The Politics of Dancing – Re-Flex
Stigmata – Marilyn Manson & Tyler Bates
Demonstration – Tyler Bates
Voices Carry – Til Tuesday
Behind The Wheel - Depeche Mode
Cat People - David Bowie
Fight The Power - Public Enemy
Under Pressure - Queen & David Bowie
London Calling – The Clash
Finding the Uhf Device – Tyler Bates
The Killing Moon - Echo & The Bunnymen
Blue Monday - Health

blast_moledoFestivais
Sonic Blast Moledo chegou!

O SonicBlast'17 chegou e já é para a organização uma edição única, com os bilhetes praticamente esgotados. O eestival acontece esta sexta-feira e sábado, em Moledo, mas as festividades arrancam já na quinta-feira, com um programa de concertos warm-up no Paredão 476 e no Ruivo's Bar, ambos situados na praia da localidade.
Esta sexta-feira, primeiro dia do SonicBlast'17, podemos contar com nomes como Elder, Monolord, Kikagaku Moyo, Black Bombaim, The Well, Yuri Gagarin, Stone Dead, It Was The Elf, Holy Mushroom e Bar de Monjas.
Já o segundo dia conta também com Orange Goblin, Colour Haze, Acid King, The Machine, Sasquatch, Death Alley, Dead Witches, Toxic Shock, Blaask Heat, Löbo, Vinnum Sabbathi e Ana Paris.
O SonicBlast'17 volta à localidade de Moledo, Caminha, com “os melhores nomes do stoner rock, doom e heavy”. Durante os dois dias, os festivaleiros poderão ver mais de 24 concertos e contar com um óptimo ambiente, não fosse o festival um encontro perfeito entre praia, piscina, surf, skate e muito rock.
O passe geral do SonicBlast custa 55€. Os bilhetes diários custam 28€.

gnrGNR e Blind Zero no programa do Festival Douro Rock que começa sexta-feira na Régua
GNR, Linda Martini, Blind Zero e Capitão Fausto são quatro das oito bandas nacionais integradas no programa da 2.ª edição do Douro Rock, que se realiza esta sexta-feira e sábado, na Régua, distrito de Vila Real.
“Pop, rock, indie, funk, soul e hip-hop são os géneros musicais representados neste festival 100 por cento português”, salienta a organização.
Pelo palco do Douro Rock, situado junto às piscinas da Régua, passarão também, na sexta-feira à noite, os bracarenses Bed Legs (21h30), seguindo-se Marta Ren & The Groovelvets (22h45). Os GNR e Linda Martini encerram, respetivamente, o primeiro dia do festival.
No sábado é a vez do rapper Piruka (21h30), You Can't Win, Charlie Brown (22h45), Blind Zero (00h00) e Capitão Fausto (01h45) pisarem o palco do Douro Rock.
Neste evento estarão também presentes “alguns dos melhores produtores da região”, no âmbito de uma parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) que "apoia todas as manifestações que promovam nacional e internacionalmente a Região Demarcada do Douro e os seus vinhos", refere.
O festival vai contar ainda com os produtos regionais e a cultura dos municípios do Peso da Régua, de Armamar, de Santa Marta de Penaguião, de S. João da Pesqueira, de Freixo de Espada à Cinta, de Tabuaço e de Lamego.
A primeira edição do Douro Rock, em 2016, contou com Pedro Abrunhosa & Comité Caviar, Richie Campbell, Mundo Segundo, Sam Alone, Serushio, Capitão Mocho, Ledderplain e Sons do Douro.
Os bilhetes para o festival custam dez euros (preço único) e encontram-se à venda em ticketline.pt. Segundo a organização, os portadores de bilhete para o festival têm acesso livre ao campismo junto às piscinas.

paredes_couraParedes de Coura é amor!
Paredes de Coura é boa música aliada a uma bela paisagem. Melhor combinação, impossível.  
O festival completa uns maduros 25 anos e regressa, de 16 a 19 de agosto, à praia do fluvial do Taboão, para os celebrar em grande.
Das atuações memoráveis, ao reencontro entre amigos e ao convívio com a natureza, o festival cresceu e deu fama internacional à vila minhota, que é agora destino de férias de eleição para tantos que a visitam.
De uma conversa entre amigos nasceu uma aventura que se prolongou até hoje e cresceu a ser testemunha de momentos históricos.
O Vodafone Paredes de Coura soube despertar tendências, arriscar sonoridades, descobrir novos talentos, consagrar grandes nomes. 25 anos depois, a música continua no centro das atenções de um festival de experiências únicas.
E os nomes este ano são bem fortes. Desde Foals, At The Drive In, Nick Murphy (Chet Faker), Beach House, Benjamin Clementine, Foxygen. Em nomes nacionais destaque para Manel Cruz (Ornatos Violeta, Pluto) e Mão Morta.

Vídeo da semana com… Peter Schilling - Major Tom
Four, three, two, one. Começa a viagem especial. Um tema que ainda soa muito bem nos dias de hoje numa sociedade cada vez mais interligada pela tecnologia. Avant Gard quanto baste, roçando o ‘kitch’. Aqui está uma competente interpretação à ‘Odisseia no Espaço’ do camaleão do rock! https://www.youtube.com/watch?v=N1Hs2AQwDgA

Vamos limpar o pó? Com o Boss (Bruce Springsteen, The River)
É um dos temas mais belos de Bruce Springsteen. Um tremendo clássico que ainda hoje ecoa na memória de muita geração. Para (re)descobrir.

fleetwood-macPosto Emissor: Entre a recordação e a surpresa
Um verão do Amor em playlist

Esta semana apresentamos músicas enquadradas numa época muito específica (anos 60, sensivelmente) e que nos transportam para uma nostalgia saudável. Boas audições.
Jefferson Airplane - White Rabbit
Fleetwood Mac - Oh Diane
Scott McKenzie - San Francisco
The Spencer Davis Group - Gimme some lovin
The Shadows - Apache
The Turtles - Happy Together
The Animals - Don´t let me be misunderstood
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária