Agenda Cultural

São João no Porto

sao_joaoSão João no Porto

Está a chegar a noite mais longa e festiva do ano na cidade do Porto. E a festa está garantida! Já há divertimentos espalhados pela cidade e também não vão faltar bailaricos...

No dia 23 de junho, após o espetáculo de fogo de artifício sobre o rio Douro, José Cid sobe ao palco da Avenida dos Aliados. Um pouco antes, a partir das 22h, é a vez de um Tributo a António Mafra, relembrando alguns dos sucessos do conjunto que 'carrega' na bagagem  uma serie de músicas dedicadas ao São João do Porto!

José Cid, por sua vez, vai interpretar canções do seu mais recente álbum, "Clube dos Corações Solitários do Capitão Cid", mas, também, vai revisitar os seus clássicos como "A lenda de D. Sebastião", "Um grande, grande amor", ou "A cabana junto à praia".

e-max.it: your social media marketing partner

Pôr do sol nas Virtudes

por_sol_virtudesPôr do sol nas Virtudes

À sexta-feira, até 3 agosto, 19h, jardins da Cooperativa Árvore

Música e pôr do sol: é esta a combinação que vai poder encontrar nos jardins da Cooperativa Árvore, todas as sextas-feiras, até 3 de agosto. Os eventos, com entrada livre, têm início às 19h.

Neste local emblemático da cidade vai poder assistir a atuações musicais diferentes, escolhidas criteriosamente pela Sonoscopia, a cada semana.

Dia 22 de junho, a música chega ao jardim através de Andrey Chen, que fará uma abordagem singular à voz e ao violoncelo, e no dia 29 de junho vai poder assistir ao pôr do sol sobre o Douro ao som de Lucrecia Dalt, uma exploradora de canções experimentais, de atmosferas e de sinestesias.

e-max.it: your social media marketing partner

FITEI 2018

fiteiFITEI 2018

Até 22 junho, Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia

A 41.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica do Porto (FITEI) vai decorrer de 12 a 22 de junho em vários palcos do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo e Felgueiras, subordinado à temática do Poder.

"Empoderamentos" é o tema escolhido para a edição de 2018 do FITEI, com a intenção de "criar um debate, uma reflexão sobre o poder e não condicionar os artistas".

A programação dá particular enfoque a quem "normalmente não tem poder", seja "a mulher, as minorias étnicas, o pobre, o habitante do sul da Europa, o habitante do sul do mundo ou o indígena".

Workshops, conferências, concertos, poesia, lançamentos de livros, dança e muito teatro são algumas das atividades previstas para esta edição do FITEI. Os espetáculos vão realizar-se em várias salas das cidades do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Felgueiras e Viana do Castelo.

e-max.it: your social media marketing partner

Sugestões Casa da Música

casamusica_logo

cmusica_29Bastião

Sexta, 22 junho, 22h, Esplanada | Entrada livre

O projeto paulista Bastião foi vencedor do Festival Nacional de Forró de Itaúnas em 2010, um dos eventos mais importantes do género. Bastião traz releituras de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale, Dominguinhos, entre outros, e os temas originais dos dois álbuns editados, num estilo que mescla rock e maracatu, coco e funk soul, xote e jazz, forró e samba, num ambiente de liberdade sem descurar a tradição do forró.

cmusica_30Concerto de São João

Sábado, 23 junho, 22h, Sala Suggia | Entrada livre

Banda Sinfónica Portuguesa

Francisco Ferreira direção musical

Nuno Silva clarinete soprano

Rui Martins clarinete soprano

Joaquim Ribeiro clarinete soprano e requinta

Luís Gomes clarinete baixo

Luís Cascão percussão

Óscar Navarro La Paconchita

Jorge Salgueiro (arr.) Queen

Lino Guerreiro Interlace (estreia mundial)

Lino Guerreiro (arr.) Hoaxing Sea

Óscar Navarro Libertadores

Carlos Marques Lusitanidades

Na noite mais longa do ano, a diversão contagia toda a cidade: alhos-porros e ramos de cidreira, vasos de manjericos a perfumar as ruas, bailaricos com música popular até às tantas, cascatas sanjoaninas a enfeitar os bairros mais tradicionais e o cheiro a sardinhas assadas em cada esquina. Também tradicional se tornou o Concerto de São João da Casa da Música com a Banda Sinfónica Portuguesa, que promete apresentar um programa festivo adequado a esta noite tão querida dos portuenses.

casa_musica2Rodrigo Affreixo

Sábado, 23 junho, 22h, Esplanada | Entrada livre    

As festas de música portuguesa perseguem Rodrigo Affreixo desde 2000. Começaram no Anikibobó e popularizaram- se no Triplex. Mais tarde, veio a compilação “LusoPop” (2008). Como já é tradição, na Casa da Música a seleção musical na noite de São João é completamente “made in Portugal”, revisitando temas clássicos (e também raridades) do pop-rock dos anos 70, 80 e 90.

cmusica_31Coro Infantil Casa da Música

Domingo, 24 junho, 18h, Sala Suggia | €10

Raquel Couto direção musical

Joana Araújo e Joana Castro assistência de direção

Duarte Cardoso e Gonçalo Vasquez piano

Quarenta crianças são também quarenta vozes extremamente competentes a dar qualidade e consistência ao mais recente grupo residente da Casa da Música. Escolhidos entre 350 alunos de três escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico, os pequenos coralistas assumem um compromisso sério com a Casa e com a Música. Conte-se, por isso, com um concerto de qualidade superior. Para todos os efeitos, e sem sombra de dúvida, são grandes cantores.

e-max.it: your social media marketing partner

Dias com Energia

dias_com_energiaDias com Energia

Aos sábados, Jardins do Palácio de Cristal | Aos domingos, Parque da Cidade

O programa Dias com Energia apresenta aulas de pilates, yoga e tai chi aos sábados de manhã, agora nos Jardins do Palácio de Cristal

Entre maio e setembro, a iniciativa apresenta também aulas gratuitas de tai chi e de método DeRose aos domingos, no Parque da Cidade.

A participação nas aulas é sempre gratuita. Basta aparecer com equipamento confortável nos locais e horários do programa:  

Sábados | Jardins do Palácio de Cristal

- Pilates: das 9h às 10h;

- Ioga: das 10h às 11h;

- Tai chi: das 11h às 12h.

Domingos | Parque da Cidade do Porto

- Tai chi: das 9h30 às 10h30 (junto ao Edifício Transparente);

- Método DeRose: das 11h às 12h (junto ao Pavilhão da Água).

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária