Exposições no Centro Português de Fotografia

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
cpf_5Exposição “Retratos sem medo”
Até 10 novembro, Centro Português de Fotografia

Darkness beckons © Amani Alshaali

Mostra coletiva: Amani Alshaali; Bëata Rydén; Brooke Shaden; Hanna Wallsten; Joel Robison; Margherita Introna; Paulo Carvalho

“Um dos grandes flagelos da nossa sociedade é a violência praticada por pessoas, com ou sem laços de sangue, para se apoderar ou controlar a próxima. Com o intuito de ajudar as pessoas vítimas desta adversidade, existem instituições prontas a ajudar como a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a The light Space. No entanto, também compete ao cidadão comum ajudar a acabar com este flagelo, dando apoio a estas instituições e também denunciando esses comportamentos. Como cidadão comum que sou e ciente deste problema, organizei uma exposição fotográfica, com a finalidade de angariar fundos para as instituições acima mencionadas, através da venda dos trabalhos expostos. Esses trabalhos artísticos pertencem a diversos fotógrafos internacionais, onde se destacam as conceituadas fotógrafas Brooke Shaden e Amani Alshaali, que gentilmente aceitaram em participar neste evento.” Paulo Carvalho

cpf_4Exposição "the portuguese prison photo"
Até 3 dezembro, Centro Português de Fotografia

B3 Inmate in a living room, 2016, Estabelecimento Prisional de Viseu © Luis Barbosa

Quem é que já viu uma prisão do lado de dentro? Foi este o desafio lançado pelo projeto “the portuguese prison photo” no sentido de transmitir uma visão das prisões contemporâneas e históricas de Portugal.
O resultado do projeto apresenta 150 fotografias contemporâneas, captadas por dois fotógrafos, o português Luis Barbosa e o suíço Peter M. Schulthess, em 2016/2017. As suas abordagens complementares são acrescidas de imagens históricas pertencentes aos arquivos nacionais.
Iniciada por Daniel Fink, a ideia de uma exposição de fotografia juntou fotógrafos portugueses e suíços, a direção do CPF e investigadores das Universidades do Porto e Lausanne num projeto de cooperação único. Os fotógrafos foram autorizados pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais a entrar em seis prisões no Norte de Portugal e numa em Lisboa, em 2016 e no início de 2017. Maria José Moutinho, professora da Universidade do Porto, realizou a investigação nos arquivos nacionais e selecionou, entre várias centenas de fotografias, imagens documentais, algumas delas particularmente impressivas.
“A exposição dos dois fotógrafos oferece uma visão cruzada das prisões de Portugal, desde as maiores às mais pequenas, de prisões que remontam a 1880 às inauguradas em 2014, de prisões masculinas femininas até às prisões destinadas aos jovens. As imagens mostram as condições de vida, mas, se por um lado Luís Barbosa procura apresentar o ponto de vista dos detidos, privilegiando o ambiente em fotografias a preto e branco, Peter Schulthess documenta as prisões de um ponto de vista mais institucional, usando para isso uma câmara de alta resolução e cor para revelar os mínimos pormenores”.

Horário: 3ª a 6ª - 10h às 12h30 | 14h às 18h
Sábados, domingos e feriados - 15h às 19h
Entrada Livre

cpfentradaCentro Português de Fotografia/ Direção-Geral de Arquivos
Edifício da Cadeia da Relação do Porto
Campo Mártires da Liberdade - Porto
Telf: 222 076 310 | Fax 222 076 311
www.cpf.pt
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária