Domingo, 25 Fevereiro 2018
Faixa publicitária
InícioAgenda Cultural Exposição “Tolerância, Entendimento, Coexistência: A mensagem de Omã sobre o Islão”

Exposição “Tolerância, Entendimento, Coexistência: A mensagem de Omã sobre o Islão”

exp_omaExposição “Tolerância, Entendimento, Coexistência: A mensagem de Omã sobre o Islão”
Até 28 fevereiro, Reitoria da Universidade do Porto

Depois de passar por 28 países, a exposição “Tolerância, Entendimento, Coexistência: A mensagem de Omã sobre o Islão” vai agora estar patente na Reitoria da Universidade do Porto. Organizada pelo Governo de Omã, a mostra pretende lembrar, “numa altura de crescentes extremismos religiosos e de conflitos internacionais”, “que a paz e a prosperidade podem ser encontradas ainda no Médio Oriente e que o entendimento mútuo ajuda a promover a coexistência pacífica”.
Sendo um país maioritariamente islâmico, o Sultanato de Omã destaca-se pela sua histórica tradição de tolerância e entendimento com as suas minorias religiosas – cristãos, hindus e judeus, entre outros –, sendo que a livre escolha e a prática religiosa estão hoje garantidas pela Constituição do país.
A exposição pretende dar a conhecer como é “a prática da religião numa sociedade árabe moderna”. É composta por 24 painéis informativos, através dos quais será possível aprender mais sobre o país, a sua organização social e os exemplos de diálogo inter-religioso existentes em Omã. A exposição é ainda acompanhada pelo documentário “Tolerância Religiosa em Omã”, da autoria do realizador alemão Wolfgang Etllich.
A exposição abriu pela primeira vez ao público em 2010 e já esteve em mais de 100 locais em 28 países, incluindo o Centro Internacional da ONU em Viena, a sede da UNESCO em Paris, o Parliament of the World’s Religions em Salt Lake City (EUA), o Museum of World Religions de Taiwan ou o Interfaith Centre da universidade australiana de Griffith. O projeto foi ainda finalista do prémio da UNESCO Madanjeet Singh, para a Promoção da Tolerância e da Não-Violência, em 2016.
A sessão de inauguração da exposição na Universidade do Porto, agendada para as 18h do dia 1 de fevereiro, contará com as intervenções do Reitor da U.Porto e do Conselheiro Científico do Ministro das Doações e Assuntos Religiosos de Omã.
“Tolerância, Entendimento, Coexistência: A mensagem de Omã sobre o Islão” poderá ser visitada até 28 de fevereiro. A entrada é livre.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária