Festas de São João

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
sao_joao2Festas de São João do Porto 2017
Até 25 junho, Porto

A contagem decrescente para a grande noite sanjoanina começa já a 25 de maio. A tradição popular e o envolvimento da comunidade serão duas das premissas da programação deste ano, que terá música e músicos do Porto nos concertos agendados para a Avenida dos Aliados, a 22, 23 e 24 de junho.
Mas nesta festa há também lugar para o circo, a animação de rua, as artes performativas, o desporto e, claro, e os festivais de música e os concertos.
As Festas de São João têm início a 25 de maio, com o lançamento de dois projetos que convocarão a comunidade a participar em iniciativas de materialização de dois dos símbolos mais tradicionais da Festa de São João do Porto: a Cascata e os Balões de São João.

No caso da Cascata Comunitária, serão promovidas 20 oficinas, entre 25 de maio e 17 de junho, percorrendo todas as freguesias do Porto.
No caso dos Balões de São João, o dia 25 de maio marca o arranque de um projeto artístico e de mediação social para uma grande largada de balões, a acontecer na noite de 21 de junho (o Dia mais Longo), como forma de celebração do Solstício de Verão.
Inserido no projeto ALUMIA, dinamizado pela PortoLazer para celebrar os 20 anos da classificação Centro Histórico do Porto pela UNESCO, a instalação "CX LUX" ocupará temporariamente (até 31 de julho) o Elevador da Lada.
sao_joaoCom a noite de São João quase a chegar, o destaque da última semana de programação vai para os Concertos na Avenida, numa edição que terá três noites consecutivas (22, 23 e 24 de junho) de música "Made in Porto".
A Banda Sinfónica Portuguesa fará as honras de abertura do palco maior das Festas de São João, na noite de 22 de junho, com um concerto festivo que incluirá temas bem populares da música portuguesa.
Na noite mais longa do ano, passarão pelo palco dos Aliados três grandes e icónicas bandas da cidade: Trabalhadores do Comércio, TÁXI e, já depois do fogo de artifício, GNR & Convidados. A comemorar 35 anos de carreira, a banda convida Isabel Silvestre para cantar em dueto com Rui Reininho a "Pronúncia do Norte", um dos hinos da cidade do Porto, e Javier Andreu, que em 1992 deu voz ao incontornável sucesso "Sangue Oculto".
No feriado de São João (24 de junho), na terceira e última noite dos Concertos na Avenida, sobem ao palco duas vozes femininas: Marta Ren & The Groovelvets na primeira parte e os portuenses Clã de Manuela Azevedo na segunda.
Mas a música chegará ainda a oito palcos espalhados pela cidade, antes e durante a noite de São João, com um registo mais popular, mas onde não faltarão, também, nomes bem conhecidos da música portuguesa, como Toy, Rui Bandeira, Bandalusa, Diapasão e muitos outros.
Pela cidade haverá também os tradicionais divertimentos. Seis espaços com atrações para os mais novos estarão na Rotunda da Boavista, Alameda das Fontainhas, Campanhã (Estação de Recolha de São Roque), Lordelo do Ouro (Jardim do Cálem), Largo do Amor de Perdição (Cordoaria) e Foz (Av. D. Carlos I).

Destaques da programação
21 de junho
ALUMIA: "O Dia mais Longo" | Grande Largada de Balões, Sé

sao_joao322 de junho
22h: Concertos na Avenida - Banda Sinfónica Portuguesa

23 a 24 de junho
Noite de São João | Concertos na Avenida
23h: Trabalhadores do Comércio
00h00: Fogo de Artifício (Ribeira)
01h00: GNR & Convidados
Bailaricos, toda a cidade
Divertimentos, toda a cidade

24 de junho
15h: Regata de São João, Rio Douro
Concertos na Avenida
22h: Marta Ren & The Groovelvets
23h30: Clã

25 de junho
18h, Rusgas de São João, início na Praça da Batalha e final na Avenida dos Aliados
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária