FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
fiteiFITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica
1 a 17 junho, Porto, Matosinhos, Viana do Castelo e Felgueiras

A 40.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) tem como fio condutor a evocação da Memória e Comunidade.
De 1 a 17 de junho, nas cidades do Porto, Matosinhos, Viana do Castelo e Felgueiras, o festival vai reunir 320 participantes em 19 espetáculos de quatro países (Portugal, Espanha, Argentina e Chile).
As estreias de “Macbeth”, de Nuno Carinhas (1 a 17 de junho no Teatro Nacional de São João), e de “Filhos do Retorno”, de Joana Craveiro (9 e 10 de junho, Teatro do Campo Alegre), a par das estreias nacionais de “Campo Minado”, da argentina Lola Arias, com a participação de veteranos da guerra das Malvinas (8 e 9 de junho, no Teatro Carlos Alberto), e de "Pájaro", da chilena Trinidad González (2 e 3 de junho, Teatro Rivoli), foram alguns dos espetáculos destacados por Gonçalo Amorim, diretor artístico do FITEI.
Entre os encenadores portugueses estão João Brites, de O Bando (com “Inferno”, a 15, 16 e 17 de junho, no Teatro Carlos Alberto), Tiago Rodrigues, do Teatro Nacional D.Maria II (“António & Cleóptra, a 16 e 17 de junho, no Teatro do Campo Alegre), e a também bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas (“Bacantes – Prelúdio para uma purga”, a 17 de junho no Teatro Rivoli).
“Todo lo que esta a mi lado”, de Fernando Rubio, é um dos espetáculos de rua deste FITEI, estando agendado para 3 de junho, no Serralves em Festa, para 10 de junho, no Jardim da Marina de Viana do Castelo, e para 15 de junho, na cobertura da estação de metro da Trindade, no Porto.
“Solange_Uma Conversa de Cabelereiro”, de Hugo Cruz, vai estar a 7 e 8 de junho, às 19h30, num cabeleireiro da rua de Santa Catarina, no Porto.
No âmbito da iniciativa de formação “Isto Não é Uma Escola FITEI”, o festival inclui, este ano, três 'workshops' gratuitos que abordam os temas “dos arquivos e das memórias”, destinados a estudantes de artes, com Ana Bigotte Vieira (2 e 3 junho), Lola Arias (6 e 7 de junho) e Joana Craveiro (15 de junho).

Clique aqui para conhecer a programação

Faixa publicitária
Faixa publicitária