Alimentos que dão saúde no Outono

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frutas_legumesA alimentação é essencial para cuidar da saúde no começo da época fria.
As vitaminas são substâncias sem valor energético mas essenciais ao nosso organismo.
São importantes para um vasto número de situações psicológicas. Com exceção de duas (vitamina K e D), o corpo humano é incapaz de “fabricar” as vitaminas. Por esta razão, para o bom funcionamento do organismo, é essencial o consumo de vitaminas através da alimentação.

Existem 2 tipos de vitaminas. As vitaminas lipossolúveis, que se podem dissolver nas gorduras. São as vitaminas A, D, E e K. Quando armazenadas nos tecidos adiposos (D, E) e em quantidade excessiva no fígado (A), podem levar a um potencial risco de toxicidade. As vitaminas hidrossolúveis são aquelas que se dissolvem na água. Pertencem às vitaminas do grupo B (B1, B2, B3, ou PP, B5, B6, B8, B9 e B12) e C. O risco de sobredosagem é menor porque podem ser eliminadas na urina.

No mercado
Alimentos que devemos privilegiar no fim do verão:
Legumes: batata, abóbora, beringela, cenoura, curgete, feijão-verde, pimentos, tomate, pepino.
Fruta: amoras, ameixas, framboesa, maçã, melão, melancia, pêssego, uvas, romã.

Pequenos truques
Vitaminas: as boas associações
Sabe que a vitamina D melhora a absorção de cálcio? Quando consumimos um peixe rico em vitamina D, como o carapau, é aconselhável comer um iogurte para otimizar o consumo de cálcio e manter os ossos sólidos.
A vitamina A ajuda ao bom funcionamento do sistema imunitário e da visão, e é absorvida melhor quando a juntamos a uma matéria gorda.

(Saúde MGEN)
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