Aprenda a ser (mais) feliz em apenas sete lições

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
felizTal Ben-Shahar, um dos maiores especialistas mundiais em psicologia positiva, traçou um plano que pretende ajudar milhares de pessoas em todo o mundo a alcançar a felicidade.

Onde está a felicidade? Para Tal Ben-Shahar, que leciona psicologia da liderança e psicologia positiva, a mais concorrida disciplina da Universidade de Harvard, nos EUA, essa não deve ser a pergunta mas, sim, o que faço para a atingir? Como afirmou em entrevista à revista Prevenir, essa não está no topo da montanha "mas, sim, na experiência de escalar até ao cume", assegura o professor, que aponta sete lições simples para tirar maior partido dessa caminhada diária a adotar diariamente.

Lição 1: Permita-se ser humano
A dor e o sofrimento fazem parte da vida. Recusar sentimentos leva à frustração. A felicidade pressupõe que tenhamos de ultrapassar obstáculos. Atravessar períodos difíceis também aumenta a nossa capacidade para sentirmos prazer depois de superados.

Lição 2: Seja feliz pelo menos duas horas por dia
Entregar-se uma ou duas horas por dia a uma experiência significativa e prazerosa pode afetar a qualidade do dia inteiro ou até mesmo da semana.

Lição 3: Foque a atenção no essencial  
A felicidade depende do nosso estado de espírito, não do volume da nossa conta bancária. Salvo circunstâncias extremas, o nosso nível de bem-estar é determinado pelo que optamos por valorizar e pela nossa interpretação perante os acontecimentos externos.

Lição 4: Simplifique
Tentamos desdobrar-nos em várias atividades e temos cada vez menos tempo para as concretizar. Comprometemos a nossa felicidade tentando fazer demais.

Lição 5: Lembre-se da ligação mente-corpo
O que fazemos e/ou o que não fazemos com o nosso corpo influencia a nossa mente. Exercício físico regular, sono adequado e hábitos alimentares saudáveis conduzem tanto à saúde física como mental.

Lição 6: Agradeça todos os dias
Aprenda a saborear as coisas maravilhosas da vida, desde os fenómenos da natureza a um sorriso.

Lição 7: Usufrua de boa companhia
O principal indicador dos níveis de felicidade é o tempo que passamos com as pessoas que se preocupam connosco. A fonte mais importante de felicidade pode ser a pessoa sentada ao nosso lado. Desfrute do tempo que passam juntos.

(Fátima Lopes Cardoso, da revista Prevenir)
e-max.it: your social media marketing partner

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária
Faixa publicitária