Cinco formas para se motivar a começar a treinar

exercicio_fisico2O ano novo não foi o seu momento? Então a chegada do bom tempo terá de o ser.

Melhora a nossa saúde a nível físico e psicológico, garante energia para enfrentar o dia, aumenta a esperança média de vida… não há quem não conheça as vantagens de se treinar, mas ainda que qualquer caminhada ou treino de padel sejam vantajosos, a verdadeira vantagem advém de uma rotina de treino frequente.

A entrada no novo ano foi a altura em que muitos decidiram melhorar a sua vida neste sentido. Destes, alguns passaram efetivamente à prática e inscreveram-se num ginásio ou começaram a treinar por si só. Já outros, mantiveram-se até agora com desculpas. Quando dá por si, o primeiro trimestre já passou. Estamos em abril, o bom tempo está aí à porta e agora sim, acabaram-se as desculpas – não tarda é verão.

Cientes do comum ‘problema’ que é a falta de motivação, o New York Times junta as dicas certas para que se entre em grande no mês de abril, com vontade de treinar.

Conheça os benefícios de se treinar

O exercício físico deve ser praticado por todos, mas não da mesma forma nem pelos mesmos motivos. Ao conhecer os seus motivos e arranjar uma meta está a motivar-se a treinar pelas razões certas que são únicas e pessoais.

Defina os seus objetivos

A maior causa por que muitos desistem de treinar é a falta de resultados. Tal deve-se, muitas vezes, ao facto de não estar a praticar o treino certo. Além disso, importa que as metas sejam reais. Não pode querer perder 10 quilos em três semanas de forma saudável - há que ter paciência e manter o foco.

Dito isto, seja específico, realista, mantenha metas reais e valorize os pequenos resultados, mesmo que seja o único a notá-los.

Insira o treino no calendário

Se é para levar a sério, tem de ver os treinos como parte do seu dia que é tão importante quanto uma reunião, o passear o cão ou um jantar com os amigos. Falta de tempo não é desculpa, e apenas parece impossível relacionar o treino com uma vida social quando começamos em exagero com idas diárias ao ginásio que se sobrepõem a qualquer outro plano.

Mantenha um plano de treino

Sem plano, não tem como traçar objetivos nem onde basear os exercícios que pratica. Saber que hoje será dia de cardio ou treino de pernas permite que se prepare e, mesmo mentalmente, organize o seu dia sem esquecer o momento de exercício físico.

Encontre o seu treino

De nada vale se o treino não lhe der prazer. Ao fazer algo de que gosta vai facilmente ver o treino como algo essencial para o seu dia a dia. Mas se já tentou, sem sucesso, a corrida, mais vale a pena não insistir e experimentar outra modalidade com que se identifique mais.

(Mariana Botelho, in Lifestyle)

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