Os múltiplos benefícios da água salgada

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
aguasalgadaAfinal a fonte da juventude não existe. O verdadeiro elixir da longevidade está no mar. Nos últimos anos, beber água do mar tornou-se um fenómeno crescente, junto de adeptos de medicinas alternativas e algumas personalidades. A prática ainda está envolta em controvérsia. A lista de benefícios que lhe são atribuídos é vasta e a ciência tem tentado comprovar a sua eficácia.

Água especial
Composta por mais de uma centena de oligoelementos, a água do mar não é só água e sal. É uma bebida que reúne um vasto leque de minerais e micronutrientes como o magnésio, cálcio, sódio ou o selénio. O teor varia segundo a origem: à superfície ou em profundidade. A água profunda, obtida no mar a mais de 200m de profundidade, é considerada uma versão mais pura, com mais nutrientes e menos bactérias por não receber radiação solar, descreve este estudo. É o tipo de água mais usado em investigação científica e atualmente já é comercializado em vários países.

Trava a obesidade e diabetes
Um estudo realizado na Coreia do Sul, com ratos obesos, concluiu que a água do mar tem a capacidade de reduzir o peso corporal e a acumulação de gordura. Ao comparar os resultados, entre o grupo que recebeu água do mar e o grupo de controlo, os investigadores constataram que a água não só interfere na expressão das moléculas ligadas à obesidade como também das moléculas associadas à diabetes.

Melhora a saúde cardiovascular

Investigadores identificaram propriedades benéficas na água do mar para saúde cardiovascular. Para além de reduzir a pressão arterial, os oligoelementos previnem a acumulação de gordura nas artérias, revelou o estudo realizado in vivo. Considerada por muitos como uma aliada antienvelhecimento, a água do mar tem uma ação antioxidante. Pesquisas apontam benefícios na prática de exercício físico, por contribuir para melhorar o desempenho e reduzir a fadiga após o treino.

No copo ou na praia?
Apesar da riqueza em minerais, a água do mar não deve ser consumida de forma direta, uma vez que pode provocar sérios desequilíbrios nos sistemas do organismo. Alguns programas de antienvelhecimento já incluem a ingestão de água salgada, em pequena proporção e diluída com água doce. Contudo, antes de tentar deverá informar-se junto do seu médico, que poderá indicar a melhor opção para o seu caso. Enquanto isso, nada como aproveitar o mar todo, durante as férias. Aqui tem 5 boas razões:
1. O contacto com a água fria é revigorante para o organismo. Por um lado acelera os batimentos cardíacos, reduz a pressão arterial e desperta o sistema imunitário. Por outro, a temperatura mais fria atenua a sensação de esforço físico, indicam estudos de hidroterapia. Assim não só está a pôr o corpo em ação como a solicitá-lo mais, sem sacrifícios.
2. No mar, o avanço e recuo constante da água proporcionam um estímulo e uma massagem perfeita. Caminhar na água é um poderoso exercício para os membros inferiores que ativa a funcionalidade das veias. Alivia sensação de pernas pesadas e é a atividade certa, já que alia a ação do frio ao exercício, recomenda a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular.
3. A pele é o nosso maior órgão e estima-se são as inúmeras terminações nervosas que temos que explica o poder relaxante de um banho de mar. Estudos indicam que as atividades desportivas na água são as mais benéficas em caso de depressão.
4. Nadar, para além de proporcionar um treino cardiovascular completo, sem sobrecarregar os tendões e articulações, melhora o bem-estar mental. Um aspeto importante se tem peso em excesso ou menor condição física.
5. Se sofre de doenças dermatológicas como o eczema, psoríase ou pele atópica, informe-se com o seu médico sobre os cuidados a ter na praia. Embora exista a crença comum de que a água do mar é benéfica para a pele, especialistas alertam para a potencial agressão que o sal da água e o sol podem inflingir à pele.

(Advanced Care)
e-max.it: your social media marketing partner

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária