BBC Proms são mote do Festival Revolução & Cultura da Casa da Música

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
casa_musica3A Casa da Música, no Porto, anunciou que os BBC Proms, considerado o mais popular festival de música clássica do mundo, serve de mote à edição deste ano do Música & Revolução, a decorrer de 24 a 30 de abril.

“Os escândalos dos Proms têm feito história, e é essa história que queremos contar na Sala Suggia, reunindo algumas das obras que mais inquietaram o seu público”, explica a Casa da Música (CdM).
Em comunicado, citado pela Lusa, a instituição esclarece que o alinhamento inclui duas peças de Harrison Birtwistle (compositor em residência), no âmbito da grande retrospetiva da sua obra que percorre todo este ano, mas também a escrita de outra figura crucial da música britânica – Peter Maxwell Davies – e ainda as Cinco Peças para Orquestra, de Arnold Schoenberg, “um dos primeiros grandes desafios apresentados naquele festival, nos idos de 1912”.
O festival arranca na segunda-feira, dia 24, com as “Censored Songs”, que conta com a participação de alunos da Escola de Música Valentim de Carvalho que interpretarão temas de bandas como Queen, Rolling Stones, The Who, Clash e Pink Floyd.
No sábado, dia 29, o tema será “Pânico nos Proms”, com a primeira parte a cargo do Remix Ensemble, dirigido por Peter Rundel. Na segunda parte subirá ao palco a Orquestra Sinfónica do Porto, dirigida por Baldur Brönnimann.
O Remix Ensemble interpretará "Antechrist", de Maxwell Davies, e a Sinfonia de Câmara nº 1, op.9, de Schoenberg.
As Cinco Peças do mestre da Segunda Escola de Viena, e "Panic", de Birtwistle, ficam sob a responsabilidade da Sinfónica do Porto.
“Os Fabulosos Proms” encerram o festival com o Remix Ensemble, o Coro Casa da Música e com a Orquestra Sinfónica do Porto, num programa que conta com "Short Ride in a Fast Machine", do norte-americano John Adams, "Worldes Blis", de Peter Maxwell Davies, culminando na marcha "Pompa e Circunstância" (com coro comunitário), de Edward Elgar, peça obrigatória na última noite dos Proms.
e-max.it: your social media marketing partner