Câmara do Porto cria Provedor do Munícipe em 2018

camara_portoA Câmara do Porto anunciou esta quinta-feira que vai criar a figura do Provedor do Munícipe em 2018, reforçando que a nova provedoria refletirá sobre as questões de "todo e qualquer cidadão, de forma transversal e inclusiva".

Este anúncio, feito através do portal da autarquia, surge um dia depois da atual provedora do Cidadão com Deficiência, Lia Ferreira, ter confirmado à agência Lusa que a sua provedoria será extinta no final do ano.
"Tratando-se de uma entidade imparcial, a Provedoria do Munícipe reforça o elo entre a comunidade e a instituição, incitando às boas práticas, monitorizando os princípios de bom governo da autarquia, e, cumulativamente, constituindo-se, ela própria, como o arauto da educação cívica", pode ler-se no comunicado publicado pela câmara.
Na nota, o executivo liderado por Rui Moreira explica que "o Gabinete de Inclusão, que se encontrava no último mandato sob orientação da Provedoria do Cidadão com Deficiência, organismo que não terá continuidade no próximo ano, passa a integrar de forma efetiva o pelouro da Coesão Social, sob a direção e a coordenação do vereador Fernando Paulo".
"É igualmente vantajoso que o tratamento das questões ligadas aos cidadãos com deficiência seja trabalhado com competências endógenas, que revelam maior capacidade de execução, interligação e acompanhamento de projetos, comparativamente ao âmbito e funções da Provedoria do Cidadão com Deficiência", acrescenta a autarquia do Porto.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária