Concurso de fotografia quer captar “verdadeiro sentido de inclusão”

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
inclusao_diversidade2016O prazo de candidaturas à quarta edição do concurso "A Inclusão na Diversidade" decorre até 15 de outubro. Os premiados serão conhecidos a 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, no Centro Português de Fotografia.

Foi lançado em 2014 pela Plural&Singular, portal digital que se dedica à área da deficiência, em parceria com o Centro Português de Fotografia (CPF), e em 2017 continua à procura de "inclusão na diversidade".
"Estimular o olhar atento por parte das pessoas ao verdadeiro sentido de inclusão e à presença ou ausência dela no meio que as rodeia, assim como, fazer com que reflitam sobre o que é uma sociedade caracterizada pela diversidade" é o objetivo deste concurso de fotografia internacional de periodicidade anual, cujo regulamento pode ser consultado em www.pluralesingular.pt. Desmistificar a deficiência junto das pessoas sem deficiência e combater os atos discriminatórios associados às ‘diferenças’ são outros propósitos importantes deste concurso.
"A Plural&Singular volta a lançar o repto a todas as entidades e instituições para participarem e darem a conhecer os projetos que poderão estar por trás das imagens que candidatam. Mais do que ganhar, o objetivo é contribuir para o registo da Inclusão na Diversidade, participando", declarou à agência Lusa Sofia Pires, uma das promotoras da iniciativa.
Podem candidatar-se fotógrafos amadores ou profissionais, a título individual ou em representação de alguma instituição, sendo o concurso de participação gratuita.
O prazo de candidaturas, que podem ser enviadas via correio postal ou eletrónico, decorre até 15 de outubro. O júri da edição de 2017 é composto pelo fotojornalista Paulo Pimenta, o professor de educação especial e presidente da Pró-Inclusão, David Rodrigues, bem como Sónia Silva, técnica do CPF.
Segundo a organização, no ano de arranque desta iniciativa foram 61 imagens a concurso, um número que evoluiu para 85 na segunda edição e para as 144 na terceira.
A organização também destaca que foram criadas no ‘site' da Plural&Singular galerias dedicadas às edições anteriores (2014, 2015 e 2016) do concurso, uma ideia que "vai ao encontro do conceito base desta iniciativa", uma vez que tratando-se de "um concurso dedicado a todos" é dado "protagonismo a todos e não apenas aos vencedores".
e-max.it: your social media marketing partner