“É do Mar d’Aguda” convida à descoberta da identidade local

mar_agudaA praia da Aguda, em Vila Nova de Gaia, vai ser palco, no próximo fim de semana, de um conjunto de atividades direcionadas para toda a família, numa homenagem à região como terra de mar e de tradições piscatórias muito consolidadas.

Contos infantis, poesia para adultos, showcookings com peixe da região, representações da prática artesanal de pesca e sessões de limpeza da praia são algumas das atividades do “É do Mar D'Aguda”, evento que assinala o Dia Europeu do Mar e o Dia da Marinha, comemorados a 20 de maio.

Para sábado, dia 19, no terraço do parque zoológico da Estação Litoral da Aguda, estão agendados dois showcookings. O primeiro começa às 11h, tem o chef Hélio Loureiro aos comandos e é direcionado para os mais pequenos, que vão aprender a cozinhar o robalo da Aguda. À tarde, pelas 16h, a estrela é o camarão da costa, que será cozinhado pelo chef Cordeiro.

O programa de sábado contempla ainda três sessões de contos infantis: “Teatro de Sombras” às 14h30, “Contos a Viva Voz” às 15h30 e “Contos do Mar para Crianças”, em inglês, às 21h.

O teatro de rua também marcará presença no evento. “Viagem do Vasco da Gama” é a peça que a Centelha Criativa leva à zona pedonal da Aguda, às 11h e às 16h, no sábado e no domingo.

A iniciativa terá, ainda, uma vertente de consciencialização e educação ambiental, através do jogo “Glória dos Valorizáveis”. Trata-se de um jogo, a decorrer na praia da Aguda, que se debruça sobre temas como reutilização, reciclagem, cidadania ativa e limpeza urbana. Também acontece nos dois dias: no sábado, das 16h às 18h; no domingo, das 14h30 às 12h30 e das 16h às 18h.

O programa termina no domingo com uma sessão de poesia. Às 16h30, Cláudia Souto e Rui Spranger interpretam “Poesia do Mar”.

Aproveite o fim de semana para passear junto à praia onde poderá observar uma representação da prática artesanal de pesca, assistir a concertos de música no espaço Cultura Curto Espaço, e levar os miúdos a dar uma volta no autocarro Zoorbanidade que explora os comportamentos dos animais.

Para terminar, assista ainda a uma demonstração do trabalho dos fuzileiros, pela Marinha de Guerra Portuguesa.

Todas as atividades são de acesso livre e gratuito, mas os contos infantis e os showcookings necessitam de inscrição ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar e Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , respetivamente).

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária