Porto em segundo lugar no Portugal City Brand Ranking

porto41O ranking nacional que analisa os negócios, o turismo e as condições de vida dos 308 municípios portugueses coloca Lisboa na liderança, seguida do Porto e Cascais.

Lisboa, Porto, Cascais, Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Vila Nova de Gaia e Setúbal. São estes os 10 concelhos que lideram a quinta edição do Portugal City Brand Ranking, que mede como os municípios são vistos e classifica o desempenho da marca dos concelhos nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver).

A capital ocupa novamente o primeiro lugar nas três categorias: "Negócios", "Visitar" e "Viver"; já a cidade invicta aparece na segunda posição também em todas as áreas.

A consultora Bloom Consulting sublinha o "crescimento ininterrupto" de Vila Nova de Gaia, que se estreia no top 10 desta edição depois de ter subido três posições em relação ao ano passado.

Já o município de Oeiras deixou de integrar o top 10 pela primeira vez e desceu sete posições, ocupando agora o 15.º lugar.

No que respeita ao top 25 nacional, destaca-se o aparecimento de Ponta Delgada, que "nas últimas quatro edições subiu 19 lugares", encontrando-se agora na posição 24, significando uma subida de quatro posições em relação ao ano anterior.

A consultora destaca ainda que "esta é a primeira vez que todas as regiões portuguesas estão representadas no top 25".

Lisboa, Porto e Braga, à semelhança do ano passado, mantêm-se nos primeiros três lugares em "Negócios", destacando-se também Vila Nova de Gaia, que obteve uma subida de 10 posições, conseguindo ocupar agora o sexto lugar desta rubrica.

Relativamente à área "Visitar" (turismo), o 'pódio' é ocupado por Lisboa, Porto e Funchal, tal como no ano anterior.

Já a categoria "Viver" é liderada por Lisboa, Porto e Cascais, também à semelhança do ano passado.

Nesta rubrica, segundo o estudo, "destaca-se a subida de Braga ao quarto lugar, ultrapassando Sintra e ficando apenas atrás de Lisboa, Porto e Cascais", sendo que a maior descida foi a de Guimarães, que baixou cinco posições e passou para o 17.º lugar.

O Portugal City Brand Ranking analisa o sucesso dos 308 municípios portugueses e o desempenho relativo entre eles na captação de novos investidores, turistas e novos residentes, segundo variáveis como dados estatísticos, procura, pesquisas 'on-line' que tiveram como objeto o município em causa e desempenho 'on-line 'através dos 'sites' e redes sociais de cada município.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária