Porto vai ser a capital europeia da água e da inovação

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
aguaDe 24 a 30 de setembro, a cidade invicta vai acolher a Porto Water Innovation Week, que reunirá 900 participantes de 60 países, dezenas de oradores e uma centena de empresas. Mas o evento também quer envolver a cidade nesta temática, tendo preparado várias ações de animação de rua e artes performativas.

Durante uma semana, os líderes de opinião mundiais do setor da água e inovação farão o ponto de situação do elemento essencial da vida que é a água nas suas múltiplas utilizações.
Entre os inscritos de cerca de 60 países, há representantes de nações como o Butão, Irão, Iraque, Mali, Nepal ou Togo. “Esta diversidade significa que tanto o presente como o futuro do elemento água constituem preocupação transversal do nosso Mundo, pelo que é determinante debater o tema do ponto de vista das diferentes áreas do conhecimento, sendo todas elas relevantes”, lê-se no portal de notícias da Câmara do Porto. Refira-se que a Porto Water Innovation Week (PWIW) resulta de uma organização conjunta da autarquia portuense, através da empresa municipal Águas do Porto, Águas de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Parceria Portuguesa para a Água.
“O maior evento sobre a água jamais realizado em Portugal” terá como palco principal o Centro de Congressos da Alfândega e será composto por três grandes acontecimentos: a EIP Water Conference e a Mayors & Water Conference, ambas com a chancela da Comissão Europeia, e o Water Innovation Lab Europe, idealizado pela empresa canadiana Waterlution.
A EIP Water Conference 2017 realiza-se nos dias 27 e 28, sendo esta a quarta edição da conferência internacional. Aqui serão debatidas as principais questões suscitadas pela revolução em curso no setor, sempre com o duplo objetivo de derrubar as barreiras à inovação e de criar oportunidades de negócio.
Já a conferência Mayors & Water Conference 2017, que se realiza no dia 29, vai focar-se na Agenda Urbana para a Água 2030 (AUA20130)  e apresentará as soluções inovadoras e sustentáveis para a água, implementadas nas cidades.
Para os mais jovens, entre os 18 e os 35 anos, está destinado o Water Innovation Lab Europe Porto 2017, que decorrerá de 24 a 29. Destina-se a reproduzir um ambiente laboratorial propício que convide à colaboração entre jovens líderes, mentores e facilitadores de ideias, pelo que constituirá uma experiência única e inesquecível de aprendizagem intergeracional e intersetorial para todas as dezenas de participantes.
No sentido de promover a participação da população em geral na temática da água e da inovação, a PWIW vai incluir ainda uma ação, designada Water & People, que contempla animação de rua e artes performativas, e que vai decorrer entre 27 e 30 de setembro.
Esta iniciativa termina com a quarta edição do Aquaporto 2017, o tradicional festival da água promovido anualmente pela Águas do Porto desde 2014, no Parque da Cidade, nos dias 29 e 30 de setembro.
Durante o evento, decorrerá uma grande exposição de empresas da fileira da água, que contará com a presença de cerca de 100 expositores provenientes de vários países.
Todas as iniciativas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, à exceção do Innovation Dinner e do Water Innovation Lab Europe Porto 2017.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária