U.Porto festeja Noite Europeia dos Investigadores

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
planetario_portoO maior evento de divulgação de ciência em Portugal regressa à cidade do Porto na sexta-feira, dia 29 de setembro, entre as 18h e a meia-noite. Todas as atividades da Noite Europeia dos Investigadores são de entrada livre e gratuita.

Envolvendo centenas de investigadores, estudantes e voluntários, a Noite Europeia dos Investigadores (NEI) vai apresentar dezenas de atividades para todos os gostos e idades, que darão aos participantes a oportunidade de “pôr as mãos na massa” e de ficar a saber mais sobre como se faz investigação científica e porquê.
A festa da ciência vai decorrer em dois espaços de referência da Universidade do Porto. No edifício da Reitoria, o Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP) “disponibilizará aos visitantes mais de três dezenas de atividades divertidas e desafiantes que ilustram o impacto que a ciência tem no nosso quotidiano”, revela o comunicado da instituição.
Jogar bilhar, descobrir a data de nascimento no número 'Pi', aprender a salvar vidas ou a contactar com escorpiões são algumas das atividades propostas aos participantes. Também William Shakespeare marcará presença numa atividade que a junta a língua inglesa à portuguesa. O destaque da programação no MHNC-UP vai para o debate acerca da inovação e investigação responsáveis e os limites da ciência. Quais são, afinal, os limites da ciência? A sessão tem início às 18h30 e vai contar com a participação vários investigadores da U.Porto.
Já no Campo Alegre, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva acolherá, a partir das 21h, diversas demonstrações de robótica e programação, “que permitirão aos visitantes interagir com tecnologias que são cada vez mais presentes do que futuristas, como os robôs autónomos. Haverá também espaço para discutir com convidados especialistas da área os perigos que estas novas tecnologias podem representar e para assistir às sessões disponibilizadas no domo do Planetário”.
Todas as atividades são de entrada livre e gratuita.
A Noite Europeia dos Investigadores comemora-se desde 2005 um pouco por toda a Europa, sempre na última sexta-feira de setembro, numa iniciativa promovida pela Comissão Europeia e financiada através das Ações Marie Curie.
e-max.it: your social media marketing partner