Cartas Históricas Interativas do Porto dão a conhecer cidade

porto45Um novo serviço de acesso às cartas históricas interativas da cidade do Porto será disponibilizado a partir do próximo sábado.

Este projeto, desenvolvido em conjunto pelas Direções Municipais de Sistemas de Informação, de Cultura e Ciência e de Urbanismo, pretende constituir-se como uma base de leitura histórica da cidade. Está também previsto o seu alargamento cronológico através do acrescento de camadas temporais, ora mais distantes como a Idade Média, ora mais próximas como os séculos XX e XXI.

Refira-se que o desenvolvimento do projeto Cartas Históricas Interativas do Porto foi realizado sobre uma base SIG (Sistema de Informação Geográfica) potenciadora da interpretação espacial da evolução do território construído.

O serviço, com o intuito de mostrar a evolução do Porto, disponibilizará a visualização cronológica de documentos históricos da cidade.  

O documento inspirador/base é a Planta Topográfica da Cidade do Porto de 1892, da autoria de Teles Ferreira. Aqui o utilizador poderá navegar online na cartografia e aceder à informação variada conservada em arquivo que complementa a leitura cartográfica, permitindo-lhe um conhecimento mais detalhado da cidade do Porto.

De mencionar que na fase de lançamento, serão disponibilizadas as plantas à escala 1:500, 1:2500 e 1:5000, todas da mesma autoria.

O acesso ao serviço Cartas Históricas Interativas do Porto será gratuito. Mas há mais: esta iniciativa da autarquia é apresentada na sessão do ciclo municipal Um Objeto e seus Discursos por Semana que tem lugar no Gabinete do Munícipe (Palácio dos Correios), no próximo sábado, dia 19, às 18h00, altura a partir da qual ficará disponível online.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária