Faixa publicitária

Filme de Sofia Coppola abre festival Porto/Post/Doc

porto_post_doc2017A quarta edição do festival de cinema Porto/Post/Doc tem início no dia 27 de novembro com a antestreia de "The Beguiled", de Sofia Coppola, e fecha a 3 de dezembro com “Lucky”, de John Carroll Lynch.

O festival apresenta este ano uma nova secção - "Highlights" – e é nesse âmbito que é exibido, em antestreia, o novo filme de Sofia Coppola, no grande auditório do Rivoli, pelas 21h30.
Dario Oliveira, organizador do Porto/Post/Doc, apontou à agência Lusa mais alguns destaques do evento: a sequela do filme promovido por Al Gore sobre alterações climáticas e um documentário sobre a cantora e modelo Grace.
"Uma Sequela Inconveniente: A Verdade ao Poder", de Bonni Cohen e Jon Shenk enquanto sequela do premiado "Uma Verdade Inconveniente", é exibido no dia 30 de novembro.
Já o documentário "Grace Jones: Bloodlight and Bami", de Sophie Fiennes, passa dia 2 de dezembro, às 21h30, no Rivoli, integrado na secção Transmission (cinema cruzado com a música), sendo "muito mais do que um 'biopic'" da cantora.
"The Unseen", de Miroslav Janek, é exibido dia 1 de dezembro, pelas 16h30, no pequeno auditório do Rivoli.
"É um filme inesquecível em que o Miroslav Janek acompanha uma escola de cegos a quem é distribuída uma máquina fotográfica e os miúdos fazem o registo diário das suas atividades. Como eles dizem, em determinado momento do filme, para que as outras pessoas saibam o que é o dia a dia deles. É um filme que retrata um quotidiano com uma poética de cinema e com uma franqueza impressionante", descreve Dario Oliveira.
“Lucky”, de John Carroll Lynch, fecha a edição de 2017 do festival, sendo exibido a 3 de dezembro, pelas 21h30, no grande auditório do Rivoli.
O Porto/Post/Doc conta com uma competição internacional com 12 filmes e vários programas paralelos que irão ocupar quatro espaços da cidade: Rivoli, Passos Manuel, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Maus Hábitos.
Ainda no âmbito do programa "Highlights", é exibido também em antestreia um dos filmes-sensação de Cannes deste ano: "120 Battements par Minute", de Robin Campillo.
Há um programa especial dedicado ao tema do Arquivo e Memória, criado em parceria com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, para exibir filmes recentes que utilizam material de arquivo, de onde se destaca o foco dedicado ao centenário da morte de Jean Rouch, "o revolucionário e grande amigo da cidade do Porto e de Manoel de Oliveira”.
O Foco Miroslav Janek e o Foco Peter Mettler Expanded - este complementado com a performance Yoshtoyoshto, a partir da linguagem metafórica encontrada na tribo Yaminahua, que vive na Amazónia - são outras das novidades deste ano.
O festival apresenta ainda o programa “Transmission”, onde o cinema se cruza com a música (com a presença de Mark Reeder), bem como um documentário sobre o músico brasileiro Jorge Mautner e a estreia mundial de “Não Consegues Criar o Mundo Duas Vezes”, de Francisco Noronha e Catarina David, sobre o nascimento da cultura hip-hop na cidade do Porto, entre vários outros.
No Projeto Educativo "School Trip", o Porto/Post/Doc continuará a promover sessões dedicadas a diferentes públicos, desde o pré-escolar ao público universitário.
O festival conta com um orçamento de 130 mil euros (25 mil dos quais assegurados pela Câmara Municipal do Porto, além da cedência dos espaços e serviços do Rivoli), ficando agora à espera pelo resultado dos apoios para o triénio 2018-2020.
Apostar na programação e, particularmente, num projeto educativo são outras prioridades, porque a "alfabetização a partir das imagens é fundamental neste momento", afirmou Dario Oliveira.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária