Faixa publicitária

Morreu João Semedo

joao_semedoO médico João Semedo, ex-coordenador do Bloco de Esquerda, faleceu esta terça-feira, vítima de cancro. Tinha 67 anos. O velório realiza-se esta tarde, a partir das 17h, na Cooperativa Árvore, no Porto.

João Semedo nasceu em Lisboa em 1951. Estudou no Liceu Camões e formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em 1975. Três anos mais tarde, mudou-se para a Invicta para exercer a sua profissão e desenvolver outras atividades.

Foi um dos fundadores do Sindicato dos Médicos do Norte e da Universidade Popular do Porto, integrou a direção do FITEI [Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica] e da cooperativa Árvore.

Na Universidade do Porto, fez uma pós-graduação em Toxicodependência na Faculdade de Psicologia.

Foi diretor do antigo Hospital Joaquim Urbano entre 2000 e 2006.

Esteve ligado ao Partido Comunista Português mas entrou em rutura com o partido no início do nosso século, quando participou na criação da Renovação Comunista.

Em 2004, já no Bloco de Esquerda, foi candidato nas Europeias desse ano e um ano depois era candidato à Assembleia da República, tal como aconteceu nas legislativas de 2009 e 2011, sempre como cabeça de lista pelo Porto.

João Semedo foi coordenador no Bloco de Esquerda juntamente com Catarina Martins entre 2012 e 2014.

Foi ainda candidato autárquico a Gondomar (2005), Gaia (2009), Lisboa (2013) e, mais recentemente, em 2017, no Porto. Acabou por ceder o lugar a João Teixeira Lopes, já por motivos de saúde.

João Semedo acabou por ser eleito em 2017 como cabeça de lista à Assembleia Municipal do Porto, mas em abril passado, de novo por razões de saúde, acabou por renunciar ao mandato.

De recordar que, em julho de 2016, a Câmara do Porto reconheceu o seu empenhamento nas causas da cidade, atribuindo-lhe e Medalha de Mérito - Grau Ouro.

O médico e político de esquerda bateu-se pela despenalização da eutanásia e pela defesa do Serviço Nacional de Saúde.

O funeral de João Semedo sairá quarta-feira, pelas 13h30, da Cooperativa Árvore em direção ao cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

(Notícia atualizada às 14h)

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária