Faixa publicitária

Paço Episcopal do Porto conta agora com visitas guiadas e livres

paco_episcopal_portoApós ter aberto as portas ao público em agosto de 2016, por intermédio do então bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, o Paço Episcopal do Porto tem agora um novo regime de visitas.

Para além das guiadas, o público pode agora, sem necessitar de aguardar pela disponibilidade da orientação, visitar livremente o palácio, cuja construção se completou em 1871. Isto cem anos depois da primeira pedra colocada na sua fundação, empreendida pelo então bispo, Frei D. João Rafael de Mendonça.

No edifício, que chegou a acolher a Câmara Municipal no período da 1.ª República Portuguesa, nota-se a influência do barroco de Nicolau Nasoni e do neoclássico nas suas estruturas, fundações e formações.

Entre outros espaços, estão disponíveis para visitas a sua imponente escadaria, a Sala das Audiências do bispo (ou Sala Verde) e a Sala do Trono (Sala Vermelha), onde são aclamados pela primeira vez. O palácio alberga também os aposentos do atual bispo do Porto, D. Manuel Linda, na zona privada do edifício, assim como um jardim privado, equacionando-se o seu uso como espaço de lazer para os visitantes locais e turistas.

Pode ainda apreciar os retratos de grande parte dos bispos da cidade e de vistas sobre o terreiro da Sé (praça D. Hugo), a cidade do Porto e o Rio Douro. Tudo isto pode ser visitado mediante o pagamento de 5€ (ou 11€, num bilhete combinado entre o Paço, os claustros da Sé e a Torre dos Clérigos). O funcionamento das visitas decorre de segunda a sábado, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 19h, encerrando aos domingos.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária