Faixa publicitária

Presidente da Câmara entrega Prémio João de Almada esta terça-feira

cmporto6O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, entrega o Prémio João de Almada aos três vencedores da edição de 2017, em cerimónia que se realiza esta terça-feira, 13 de março, pelas 17h30, nos Paços do Concelho. A sessão inclui a inauguração da exposição alusiva a este galardão, que dá a conhecer grandes exemplos de reabilitação na cidade.

Os projetos contemplados com o Prémio João de Almada 2017 “pela atitude empenhada no domínio da reabilitação, a par de outros exemplos como foi o caso paradigmático da Torre dos Clérigos, estão explicados nesta exposição, de que constam memórias descritivas, fotografias e vários elementos físicos que são pedaços da história arquitetónica da cidade”, pode ler-se em nota enviada às redações.

A mostra inclui também diversos instrumentos utilizados nos projetos e nas obras de recuperação do património construído, assim como exemplares de materiais resgatados, desde elementos em ferro até azulejos, entre muitos.

O Prémio João de Almada - assim designado em memória de João de Almada e Melo, o executor da expansão urbanística do Porto no século XVIII e a quem se deve em grande medida o ordenamento na zona central da cidade - foi instituído pela Câmara Municipal com o objetivo de “incentivar e promover a recuperação do património arquitetónico portuense, sendo atribuído ao melhor exemplo de reabilitação que tenha sido concluído.”

A exposição a inaugurar nesta terça-feira é, por isso, como que um retrato detalhado e legendado da profunda reabilitação que vem sendo operada na cidade. De visita gratuita, ficará patente até maio nos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 17h00.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária