Programas educativos no Porto Post Doc

porto_post_docÀ semelhança de anos anteriores, prossegue a promoção de sessões dedicadas a diferentes públicos, com o Mini (pré-escolar, primeiro e segundo ciclo) e o Teenage (terceiro ciclo e secundário). Também estão planificadas sessões a um público universitário, assim como a Competição Cinema Novo, este ano com um novo nome, dedicado a filmes de escola. A iniciativa decorre no Porto entre 27 de novembro e 3 de dezembro. Já estão abertas as inscrições para escolas e são gratuitas.

Assim, para o programa Mini, serão apresentadas sessões para diferentes faixas etárias: uma seleção de filmes de animação para uma audiência a partir dos três anos; e outra seleção de filmes de animação portugueses para uma audiência a partir dos seis anos, que permitem dialogar com um público mais jovem e com a realidade retratada pelo cinema. Refira-se que os realizadores dos filmes estarão presentes para darem pequenas aulas de cinema, dialogando com os miúdos e os filmes.
Para o escalão Teenage, o festival irá apresentar filmes que pretendem estimular a sua relação com o cinema. Em  antestreia nacional será exibido o documentário “Voyage of Time: Life's Journey”, do  cineasta Terrence Malick, para audiências a partir dos quinze anos.
Ainda neste programa, o festival deu uma "carta branca" à dupla de cineastas André Santos e Marco Leão, que apresentarão os seus filmes e darão aulas de cinema, para audiências a partir dos dezassete anos. Também será exibido o filme “Vão-me Buscar Alecrim”, dos irmãos Benny e Josh Safdie.
Já o programa School Trip será complementado com mostras de escolas (Soares dos Reis, ESMAD-IPP e École nationale supérieure d'architecture de Clermont-Ferrand).
As sessões para escolas estão abertas a inscrições e são gratuitas.
De mencionar que, desde a edição de 2015, o festival criou um Júri Teenage, responsável por galardoar um filme dentro desta selecção Teenage. Este júri, composto por 14 estudantes do Porto, com idades entre os 16 e os 18 anos, inicia o seu trabalho com uma masterclass com um realizador convidado. Segue-se o visionamento dos filmes selecionados e discute-os com um tutor que os acompanha durante o seu trabalho enquanto júri. Na sessão de encerramento, o júri sobe ao palco entregando o prémio e explicando a sua escolha.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária