Simulador permite comparar tarifas da luz e do gás

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
luzGerido pela ADENE - Agência para a Energia, o simulador - disponível em poupaenergia.pt – permite às famílias acederam às ofertas tarifárias dos 23 comercializadores de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado.

Para além de dar aos consumidores informação sobre os cerca de 200 tarifários de eletricidade e de gás natural disponíveis no mercado liberalizado, o portal Poupa Energia permite ainda fazer a pré-adesão, isto é, preencher o formulário de adesão a um novo fornecedor (que depois enviará o contrato para a morada indicada para a formalização do mesmo).
O simulador dispõe de duas versões: a simples - em que os consumidores têm apenas que indicar o número de pessoas que compõem o agregado familiar, o tipo de utilização, o ano de construção do edifício e o tipo de pagamento pretendido bem como o tipo de fatura (eletrónica ou em papel) - e a avançada, em que o simulador requer mais detalhe sobre os equipamentos utilizados e dados sobre os consumos, o que obriga o consumidor a estar na posse das faturas.
Nas duas versões, o consumidor obtém as diferentes propostas tarifárias de eletricidade, de gás natural ou combinadas, hierarquizadas por valor da poupança, que aparece quantificada.
Neste caso, o consumidor obtém também a comparação com o que pagaria caso se mantivesse no mercado regulado.
O presidente da ADENE, João Paulo Girbal, disse aos jornalistas que o objetivo do Poupa Energia é conseguir captar cerca de 10% das mudanças realizadas durante um ano, isto é, entre 100 a 150 mil anuais.
O portal Poupa Energia disponibiliza ainda informação sobre eficiência energética, perguntas frequentes e esclarecimentos e dúvidas, e de três em três meses terá novas funcionalidades, acrescentou o responsável, admitindo vir a prestar serviços às empresas, como forma de aumentar as receitas da agência.
De referir que o portal "não terá qualquer custo para os consumidores" e que a ADENE disponibiliza também um centro de atendimento telefónico, entre as 9h e as 18h.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária