Arte Fora do Sítio: “A grande festa da cultura informal de Matosinhos”

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
arte4É já este fim de semana que se realiza o Arte Fora do Sítio, evento que nasceu do trabalho desenvolvido pela Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Matosinhos e o conselho Consultivo da Juventude. Uma iniciativa onde o público e artistas se juntam num grande espetáculo de exaltação às artes.

O Arte Fora do Sítio integra diversas gerações de artistas, primando pela “irreverência e inconformismo”, através da interação informal com o público nas suas diversas ações. É que ao longo de dois vigorosos dias, o público poderá assistir e participar numa programação ininterrupta, em formatos “não convencionais”.
Ginastas, mimos, equilibristas, poetas, bailarinos e músicos, todos estão convocados para a “grande festa da cultura informal de Matosinhos”. A participação e entrada no evento é livre e permitirá este ano aceder a workshops de lira e a demonstrações de monociclo, roda alemã e corda-bamba. Os writers Godmess, Rafi, Bruno Lisboa e Habs estarão a trabalhar ao vivo no recinto do evento, que abrirá portas no sábado, pelas 14h30.
A promessa é simples. Performers de diferentes áreas a encher de animação a principal praça de Matosinhos, seja pintando graffiti, aparecendo entre os ramos das árvores ou cuspindo fogo atrás de um vendedor de pipocas.

arte_1A programação: Um verdadeiro caldeirão de cultura e animação!
Em 2016, para além dos espetáculos que cada uma das associações locais apresentou, contou-se também com momentos de animação/artes circences, um concerto, um parque para desportos radicais e a criação de um Group Hug, o maior abraço coletivo.
Este ano, repetindo a excelente experiência do ano anterior, o evento será apresentado pelo artista Fernando Alvim.
O desafio lançado à comunidade de jovens artistas matosinhenses é que estes saiam da sua zona de conforto e, de uma forma “criativa e irreverente”, adaptem o seu trabalho a um espaço atípico e a um público multigeracional.
Assim, estão reunidas as condições para um fim de semana construído pelos jovens que diariamente se dedicam às artes nas várias associações do concelho, atraindo com eles familiares, amigos e a comunidade em geral.
Um dos pontos altos é certamente o concerto que encerra o primeiro dia (sábado): Mundo Segundo.
Paralelamente decorrem uma série de momentos de animação compostos por performers de artes circenses, músicos, bailarinos e graffiters que enchem o parque de “cor e vida”.

arte_fora_do_sitioGroup Hug
Proveniente do movimento “abraços grátis”, o “Group Hug” pretende reunir o maior número de pessoas num abraço coletivo em torno de uma causa solidária.
Este ano o Group Hug será a favor  dos bombeiros voluntários do concelho de Matosinhos. O objetivo é envolver a comunidade no apoio destas instituições, traduzida no gesto simbólico do abraço.

Confira a programação completa:
23 setembro, sábado, das 14h30 às 20h00
14h30 às 18h30: demonstrações artísticas nas áreas da música, dança, artes circenses, poesia e desporto
18h30: atuação do “Mundo Segundo”

24 setembro, domingo, das 14h30 às 18h00
14h30 às 17h00: demonstrações artísticas nas áreas da música, dança, artes circenses, poesia, desporto e técnicas de salvamento. Permanência das 4 corporações de bombeiros no recinto.
17h00: Goup Hug (abraço coletivo) em homenagem aos Bombeiros Voluntários do concelho de Matosinhos
17h30: concerto com Nuno Alves
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária