Campanha de Prevenção

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
pulmoesSabe o tamanho dos seus pulmões? Faça uma espirometria!

No âmbito do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP) e as Farmácias Holon do Porto promovem, de 15 a 30 de novembro, espirometrias gratuitas.

A campanha de sensibilização “Sabe o tamanho dos Seus Pulmões?” resulta de um compromisso entre a Fundação Portuguesa do Pulmão e as Farmácias Holon, para o desenvolvimento da saúde respiratória em Portugal, ao nível da qualidade, acessibilidade e equidade dos cuidados, diagnóstico e tratamento.
“Esta parceria capacita, ainda mais, os farmacêuticos em todo o país a reduzir o hábito tabágico. Iremos trabalhar em conjunto para detetar os casos de DPOC, garantir uma melhor qualidade de vida e gestão da doença respiratória no nosso país”, explica José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.
cartaz_pulmoes“As Farmácias Holon e a Fundação Portuguesa do Pulmão defendem a prevenção de uma doença que se anuncia como a terceira causa de morte em 2020. Esta colaboração procura alcançar dois grandes objetivos: a formação dos nossos farmacêuticos e a sensibilização para uma doença que afeta 800 mil portugueses e que, mesmo assim, ainda está subdiagnosticada e subtratada”, refere Mariana Rosa, coordenadora de projetos e serviços das Farmácias Holon.
É objetivo da Fundação desenvolver um programa de formação junto dos doentes respiratórios e os seus familiares, bem como junto dos profissionais de saúde.
Assinalando o Dia Mundial da DPOC (15 de novembro), “vamos consciencializar a população para a importância da realização da espirometria. É um teste simples, que não dói e que mede a obstrução das vias aéreas e a capacidade respiratória”, conclui Mariana Rosa.

Farmácias Holon do Porto
Farmácia do Campo – Porto: 15 novembro
Farmácia Vitória – Paredes: 16 novembro    
Farmácia Holon Baguim do Monte – Gondomar: 20 novembro
Farmácia Holon Amial – Porto: 21 novembro
Farmácia Holon Quinta da Igreja – Gondomar: 22 novembro
Farmácia Holon Rio Tinto – Gondomar: 23 novembro
Farmácia Nova – Custóias – Matosinhos: 24 novembro
Farmácia Nova - Póvoa de Varzim: 27 novembro
Farmácia Sá – Porto: 28 novembro
Farmácia Central – Amarante: 30 novembro

Sabia que:
Em Portugal existem cerca de 1,5 milhões de pessoas com doenças respiratórias, das quais 800 mil com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. A DPOC é uma doença que se manifesta pela falta de ar, dispneia crónica e progressiva, tosse crónica e produção de expetoração e é causada pela destruição irreversível do tecido pulmonar. O tabaco é um dos principais fatores de risco, sendo responsável por cerca de 90% dos casos em Portugal.
A Espirometria é o primeiro meio de diagnóstico desta doença.
tabagismoEste teste pode prevenir estádios mais avançados e garantir uma melhor qualidade de vida da pessoa com DPOC.
A DPOC é muito pouco frequente em não fumadores e pessoas que não são fumadores passivos. Evitar o tabaco e utilizar proteção respiratória, como uma máscara de proteção se existir exposição a poeiras de origem profissional ou não, são as melhores formas de prevenir a DPOC.
Trata-se de uma doença lenta, que frequentemente se inicia com discreta falta de ar associada a esforços como subir escadas, andar depressa ou praticar atividades desportivas. No entanto, com o passar do tempo, a falta de ar (dispneia) torna-se mais intensa e surge depois de esforços cada vez menores. Nas fases mais avançadas, a falta de ar está presente mesmo com o doente em repouso e agrava-se muito diante das atividades mais corriqueiras.
O tabagismo é o principal fator de risco para DPOC, causando cerca de 85% dos casos da doença. Isso porque a fumaça inalada leva a inflamação pulmonar, causando a obstrução dos brônquios e a destruição dos alvéolos (enfisema), responsáveis pelas trocas gasosas.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária