“Easy2Rec”

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
rec1O software que cria apresentações de forma “intuitiva”

O objetivo é claro: ajudar qualquer pessoa, independentemente do grau de conhecimento informático, a criar vídeo-apresentações enriquecidas com os mais diversos elementos multimédia. Desafiado pelo professor António Castro, do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), Diogo Palhais, a frequentar, atualmente, o mestrado de Multimédia e Sistemas Gráficos de Engenharia Informática daquela instituição, desenvolveu um software que permite a captura simultânea de vídeos, imagens, tabelas, powerpoints, documentos escritos e áudio, de forma a que o utilizador possa combinar toda a informação numa só apresentação. O “Easy2Rec” foi, assim, criado e testado em ambiente académico, mas pode ser aplicado a outras situações, facilitando o trabalho de um grande número de pessoas.

Em declarações à Viva, o aluno explicou que o projeto “consistia em desenvolver uma aplicação que capturasse, simultaneamente, no nosso computador um documento powerpoint e a nossa apresentação do mesmo através da webcam, juntando estes dois elementos, de uma forma simples e rápida, num só vídeo”. Poupar tempo e economizar os custos de produção e as necessidades técnicas que este tipo de trabalho costuma exigir são as grandes metas do programa, que Diogo idealizou como projeto final da Licenciatura em Engenharia Informática.

rec2Ferramenta “ideal” para dar os primeiros passos na produção de vídeos

Como pretende “minimizar o custo e o esforço de produzir vídeos” – que podem ser feitos no conforto de casa – o “Easy2Rec” surge, para Diogo Palhais, como o instrumento indicado para aqueles que não são especialistas em informática. Através do software é, então, possível obter um vídeo “de qualidade e aspeto profissional”, com o utilizador a assumir um papel ativo na personalização dos elementos utilizados e na forma como são apresentados. A ideia foi de tal modo bem acolhida por colegas e professores que o estudante teve a certeza de que não poderia deixar o projeto “na gaveta, tal como acontece a tantos outros neste âmbito académico”.

Entretanto, teve oportunidade de mostrá-lo à presidência do ISEP. “Felizmente acreditaram em nós e foi-nos atribuída uma bolsa com a duração de um ano para a continuação do seu desenvolvimento”, contou. Com esse apoio, o software evoluiu de um trabalho académico “para um produto” com potencial para ser comercializado. Durante o período de amadurecimento do programa, a dupla conseguiu ainda captar investimento, “através de dois ‘business angels’ [investidores]”, apoio que resultou na criação da startup Edugraal (a primeira nascida no instituto), que dará o suporte necessário à colocação do produto no mercado.

Responder aos desafios criados pelas novas formas de comunicar na Internet

Inicialmente, o “Easy2Rec” foi pensado unicamente para facilitar a ação dos professores, com a criação de vídeos nos quais estivessem inseridos os documentos powerpoint utilizados em cada aula. Os alunos poderiam, assim, ter acesso a todo o material lecionado, quando partilhado nas plataformas de e-learning já usadas pelas instituições de ensino, de forma a facilitar o estudo. “No entanto, olhando também um pouco para os dias de hoje, com a comunicação digital a crescer exponencialmente (sendo o youtube um excelente exemplo disso mesmo), queremos dar às pessoas que, até então, não possuíam know-how e meios para criar tais vídeos, a possibilidade de o fazerem de uma forma muito simples, intuitiva e rápida”, avançou Diogo Palhais.

rec3“A Internet, com especial destaque para as redes sociais, está a alterar a forma como comunicamos, apresentamos ideias, lançamos campanhas, fazemos publicidade e promovemos organizações. Deste modo, acreditamos que uma ferramenta com as características do ‘Easy2Rec’ será uma mais valia para um enorme número de pessoas”, acrescentou.

O programa já se encontra disponível na página http://easy2rec.com, numa versão gratuita que qualquer pessoa pode descarregar, mediante um registo prévio. O sítio apresenta ainda versões pagas, “sem limitações de tempo, qualidade e outro tipo de funcionalidades, para quem deseja obter melhores resultados”.

Texto: Mariana Albuquerque   |   Fotos: Easy2Rec
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária