Exposição no MMIPO

8607“Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre” em exposição no MMIPO

Entre a exuberância e a sobriedade, a tradição e o contemporâneo, o conservador e o inesperado, sempre sob o signo da criatividade, a exposição “Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre” apresenta as interpretações dos decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima e da dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen, da mesa em torno da qual, anualmente, toda a família se reúne na Consoada.

A Vista Alegre e a Misericórdia do Porto inauguraram na passada sexta-feira, 15 de dezembro, no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto (MMIPO), a exposição “Artes da Mesa – Tradição e Modernidade na Vista Alegre, na qual os decoradores Guilherme do Vale, Isabel Pires de Lima, e a dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen reinterpretam a mesa em torno da qual, anualmente, toda a família se reúne na Consoada.
As mesas de Natal estão enquadradas por uma instalação artística com o carimbo da artista plástica Cláudia Lopes. Trata-se de uma árvore de Natal gigante, com cinco metros de altura, desenvolvida a partir de mais de três mil peças de porcelana Vista Alegre.
8851E o curioso é que com 2,5 toneladas esta é a segunda árvore de Natal elaborada com peças de porcelana do mundo. A maior, com nove metros de altura e cinco mil peças de porcelana, é anualmente concebida na cidade belga Hasselt, recorrendo a peças oferecidas pelos moradores da localidade.
Refira-se que Cláudia Lopes, artista plástica formada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com mestrado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro, participa, desde 2001, em exposições coletivas e individuais.
Para a criação da árvore de Natal do MMIPO recorreu a peças da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre. Tudo foi pensado ao pormenor. Veja-se na acumulação de mais de três mil peças de porcelana Vista Alegre, formando uma árvore de Natal, evocando o espírito de partilha, festa e convívio, agora recriado no espaço da Galeria dos Benfeitores do Museu e da Igreja da Misericórdia do Porto e que nos remete para o “imaginário Natalício”.
A exposição pode ser visitada no MMIPO até ao dia 14 de janeiro.

8778A decoração a preceito da mesa de Natal
Os decoradores Isabel Pires de Lima, Guilherme do Vale e a dupla Sofia Costa e Gonçalo Chen apresentam nesta exposição patente no MMIPO as suas propostas de mesa de Natal, recorrendo a diversas coleções, clássicas e contemporâneas, de porcelana. Cada um dos decoradores escolheu uma peça Vista Alegre como inspiração de todo o conceito de Mesa de Natal.
Guilherme do Vale, decorador há uma década, buscou inspiração para a sua mesa de Natal no presépio Biscuit da Vista Alegre, uma imponente escultura da autoria do escultor Leopoldo de Almeida.
A mesa, que intitulou de “Luz Eterna” é dominada exclusivamente pelo branco e dourado, sendo a primeira cor sinónimo de paz e pureza, a segunda trazendo a luz e tradição natalícias, simbolizando, também, o rasto dourado da estrela cadente que guiou os Reis Magos.
Já Isabel Pires de Lima, formada em Design de Interiores pelo IADE, com mais de 12 anos de atividade nos domínios do design de interiores, decoração, hotelaria e vitrinismo, intitulou a sua mesa de Natal de “Tão Serena”.
A proposta da decoradora pretende recriar o jantar da noite de Natal, partindo do azul-escuro, do dourado e do branco, cores que para Isabel espelham o espírito da época.
8905Sofia Costa, formada em Design Têxtil pelo IADE, decoradora do programa de televisão “Querido Mudei a Casa” da Sic Mulher, assina em parceria com Gonçalo Chen a mesa “Força da Natureza”.

A Vista Alegre
A fábrica de porcelanas Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa.
Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidros feitos à mão) dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.
e-max.it: your social media marketing partner