Festival Imaginarius 2017

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
imaginarius_2017_cartazImaginarius regressa em maio com muita criatividade

Organizado pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o festival Imaginarius realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2017, no centro histórico de Santa Maria da Feira. Comecemos então pelas novidades.

Os principais "players" nacionais do setor das artes de rua vão juntar-se numa feira artística em pleno seminário internacional para profissionais do setor - FRESH STREET#2 -, a realizar de 24 a 26 de maio, em Santa Maria da Feira. O Imaginarius PRO Marketplace fechou as inscrições com uma taxa de ocupação de 100%, garantindo a presença de 30 projetos artísticos de 12 países nos 30 stands disponíveis.
Este mercado artístico integra o programa complementar do segundo dia do maior seminário internacional para profissionais do setor das artes de rua – FRESH STREET#2 – e acompanha a dinâmica de envolvimento profissional do Imaginarius PRO, assumindo-se como uma "plataforma de comunicação única para os projetos artísticos nacionais".

fresh_street_imaginariusFoco na criação nacional e local
Dos 30 projetos artísticos selecionados para o Imaginarius PRO Marketplace, 70% são portugueses e destes 30% são originários de Santa Maria da Feira – números que, segundo a organização, “reforçam o foco deste encontro na criação artística contemporânea portuguesa para o espaço público e o posicionamento do Município de Santa Maria da Feira no apoio à criação artística local”.
Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia são os 12 países representados no Imaginarius PRO Marketplace, a realizar no dia 25 de maio, das 9h30 às 18h, no Europarque.
Desde 2015 que o festival Imaginarius promove um espaço de contacto entre profissionais das Artes de Rua, através do Imaginarius PRO. Com esta dinâmica, pretende-se reforçar as parcerias entre artistas e programadores presentes e Santa Maria da Feira nos dias do festival.
O acesso ao Imaginarius PRO é gratuito para todos os profissionais das artes de rua nacionais e internacionais, mediante o preenchimento de formulário disponível em www.imaginarius.pt.

imaginarius_2017O espaço “Mais Imaginarius”
Há cada vez mais artistas e criadores internacionais interessados em explorar o centro histórico de Santa Maria da Feira. Este ano, 190 artistas e companhias de 38 países dos cinco continentes candidataram-se ao concurso internacional de criações artísticas para o espaço público Mais Imaginarius.
Estes números vêm reforçar e consolidar o posicionamento e o reconhecimento internacional do festival Imaginarius e da cidade de Santa Maria da Feira como espaço privilegiado de exploração artística para o espaço público. “Há, efetivamente, um crescente interesse de artistas e criadores emergentes de todo o mundo no projeto cultural de Santa Maria da Feira e uma vontade de participar ativamente na vida cultural da cidade”, sublinha o vereador da Cultura, Gil Ferreira.  
Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Cabo Verde, República Checa, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Irão, Itália, Japão, Marrocos, Moldávia, México, Nova Zelândia, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Suíça, Eslovénia, Tailândia, Taiwan, Tanzânia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela são os 38 países com candidaturas apresentadas ao Mais Imaginarius 2017 – secção do festival Imaginarius que desafia os artistas para a apresentação de propostas que abordem o espaço público nas suas mais diversas perceções, testando formatos e modelos, rumo à construção de novas identidades artísticas.
Entre 2014 e 2017, o concurso internacional de criações artísticas recebeu 587 candidaturas.
A “diversidade, quantidade e qualidade” dos projetos que têm sido apresentados a concurso no âmbito do Mais Imaginarius espelham a vontade dos artistas em ocupar o espaço público de Santa Maria da Feira e de se expressarem através múltiplas linguagens artísticas.
imaginarius_2017_2Na edição de 2017, o Mais Imaginarius assume-se como "um espaço de experimentação artística dentro da programação oficial do festival Imaginarius, explorando dois eixos distintos de intervenção no espaço público, que permitem a participação de diversas linguagens artísticas: Teatro, Dança, Música, Circo, Performance, Intervenção, Instalação, Arte Digital, Novos Media, Graffiti e Multidisciplinar".
O júri do concurso internacional de criações de artistas emergentes vai reunir e avaliar as 190 propostas, selecionando 20 intervenções/performances para apresentação durante o festival Imaginarius, no espaço público de Santa Maria da Feira. Todos os projetos admitidos serão candidatos a um prémio final, que se contextualiza pela realização de uma criação em residência a estrear na edição de 2018 do festival Imaginarius.

Jovens do secundário preparam “Manifesto”
Duas turmas de Artes de escolas do concelho de Santa Maria da Feira integram um projeto de cocriação artística e de reflexão social com estreia marcada para o festival Imaginarius. “Manifesto” tem como ponto de partida a performance “Cegos”, da companhia brasileira Desvio Coletivo, e tem a curadoria do jovem artista feirense Guilherme Henriques.
“Manifesto” surge como um conjunto de identidades individuais, introspetivas e reflexivas sobre os nossos dias, em particular na comunidade escolar. O que cada aluno apreende da realidade que o rodeia, o que constrói sobre essa realidade e o que absorve ou rejeita vai refletir-se num conjunto de fotografias autobiográficas, que conduzem o espectador a pequenas histórias contadas na primeira pessoa.
manifesto_instagramO projeto “inspira-se e cruza-se” com a performance “Cegos”, que propõe uma reflexão acerca da cegueira social, do modo de vida da sociedade contemporânea, pautada pela busca incessante do poder que petrifica as relações humanas em prol do capitalismo. Uma reflexão crítica, acima de tudo.
São 49 os alunos do curso de Artes da Escola Secundária de Santa Maria da Feira (turma 11ºL) e da Escola Secundária Coelho e Castro (turma 12ºC), orientados pelas professoras Rosa das Neves e Helena Veloso, que vão participar neste processo de introspeção e materializar o seu próprio “Manifesto”, com o acompanhamento de Guilherme Henriques – artista emergente de Santa Maria da Feira, que, com apenas 22 anos, conta com uma longa experiência profissional na área da produção audiovisual, publicidade e artes do espetáculo.
“Manifesto” integra a programação do Imaginarius Infantil, secção do festival Imaginarius que visa “estimular nos mais novos, desde cedo, a vontade de fruir, pensar e intervir no espaço público”. Os espetáculos, workshops e projetos de criação pensados para cada edição permitem aos mais novos “descobrir outras formas de ver e sentir a realidade, constituindo experiências enriquecedoras e estruturantes, que seguramente marcam o seu percurso”.
O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira é o maior evento de Artes de Rua realizado em Portugal e uma referência internacional. Acontece anualmente, no mês de maio.
O Festival aposta, desde 2001, nas grandes produções internacionais e no desenvolvimento de criações originais para apresentação em estreia na sua programação, dando espaço à experimentação e à imaginação dos criadores locais. Do programa oficial fazem, ainda, parte a secção Mais Imaginarius, contextualizada como uma competição de projetos de artistas emergentes, e o Imaginarius Infantil, com oficinas e experiências inovadoras para um público entre os 3 e os 12 anos.
Faixa publicitária
Faixa publicitária