#InvestEU

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
eu_Education_bantwitter_PTDocente da FLUP desenvolve campanha de comunicação para a Comissão Europeia

A conceção de uma das maiores campanhas de informação pública lançadas pela Comissão Europeia contou com a participação da Universidade do Porto (U.Porto). Vasco Ribeiro, professor e investigador de Comunicação Estratégica da Faculdade de Letras (FLUP), foi um dos consultores envolvidos. Através da multinacional de comunicação Hill &Knowlton/WPP, o docente da U.Porto participou na criação do plano de comunicação para Portugal da campanha #InvestEU.
Arrancando este mês e prolongando-se durante todo o ano seguinte, a campanha, segundo o portal da U.Porto, será desenvolvida nos 14 países da União Europeia (EU) onde existe “uma maior percentagem de sentimento ambivalente em relação ao projeto europeu, onde se inclui Portugal, e estará presente em outdoors, gravação e difusão de vídeos com os responsáveis de projetos financiados pela EU e especialmente nas redes sociais”.
O objetivo da campanha #investEU, que teve como pretexto as oportunidades de financiamento proporcionadas pelo Plano de Investimento para a Europa (o chamado Plano Juncker), é “repor o reconhecimento da efetiva contribuição da União Europeia na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos europeus”.
vasco_ribeiroAssim, a campanha é alicerçada na comunicação de casos de sucesso de investimento europeu a nível nacional e regional, com a intenção de mostrar que a EU criou emprego, gerou conhecimento e inovação, promove a investigação cientifica ou melhora os cuidados de saúde em cada um dos seus países membros.
De referir ainda que o plano de comunicação da campanha para Portugal irá contar também com a contribuição de dois outros docentes da Universidade do Porto, que irão atuar como “Embaixadores #investEU”: Anna Lehmann, docente da Faculdade de Economia (FEP) e responsável pelo gabinete municipal InvestPorto e Jorge Gonçalves, docente da Faculdade de Farmácia (FFUP) e antigo vice-reitor da U.Porto para a Investigação e Inovação.
Estes dois docentes, enquanto “Embaixadores #investEU”, irão juntar-se com um conjunto de personalidades nacionais que funcionarão como disseminadores da mensagem e farão parte das ações organizadas em torno da campanha ao longo dos próximos 12 meses.
De recordar que o Plano de Investimento para a Europa prevê o investimento de 500 mil milhões de euros até 2020 no apoio a projetos de empresas e entidades europeias.
Até ao momento, as operações aprovadas em Portugal no âmbito do “Plano Juncker” representam um volume de financiamento total de quase 1,2 mil milhões de euros, que se espera poder vir a gerar cerca de 3,8 mil milhões em investimentos.
Faixa publicitária
Faixa publicitária