Open House Porto 2017

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
open_house_2017_1A democracia da arquitetura num diversificado fim de semana

Está a chegar o Open House Porto. A arquitetura voltará a estar de portas abertas nos dias 1 e 2 de julho, nas cidades do Porto, Gaia e Matosinhos. Depois do enorme sucesso das duas primeiras edições, com 11 000 visitas realizadas em 2015 e 30 000 em 2016, segue-se este fim de semana um vasto conjunto de espaços do Porto, de Gaia e de Matosinhos que vão abrir as suas portas, mostrando a excelência do património arquitetónico das três cidades.

Para esta edição está previsto um roteiro com 60 espaços, mais nove do que a edição anterior. Inclusão e democracia são palavras-chave num evento em que a arquitetura é aberta aos cidadãos.
Organizado e produzido em exclusivo pela Casa da Arquitetura-Centro Português de Arquitetura, o Open House Porto 2017 é este ano comissariado pelos arquitetos Paula Santos e Ivo Poças Martins.
Para além do vasto cardápio de visitas e percursos propostos, dois programas paralelos - o Programa Caleidoscópio e o Programa Plus - vão concretizar a aposta desta edição na “dinamização de visitas que pretendem valorizar a acessibilidade, a inclusão e as famílias”.
serralvesContando com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto, e com a colaboração das Câmaras Municipais de Gaia e Matosinhos, o Open House Porto pretende consolidar-se como “um dos momentos culturais mais significativos do ano”.
Para que cada edição possa ser original e irrepetível, o roteiro definido por Paula Santos e Ivo Poças Martins proporá uma nova abordagem para a descoberta de lugares e espaços “que, no seu conjunto, peça a peça, transformam o contexto urbano onde se inserem”.
O Open House mobiliza este ano um pequeno exército de 220 voluntários (a edição de 2016 envolveu 180 voluntários). São, sobretudo estudantes, mas também profissionais de diversas áreas, que se predispõem a colaborar com toda a vivacidade para tornar o Open House uma realidade.
Para além dos voluntários, também os especialistas convidados oferecem o seu tempo, o seu saber e o seu olhar aos que os procuram nas visitas aos locais. “A edição deste ano prevê 156 visitas comentadas por 75 especialistas e autores de projeto”.
open_house_porto_2017A Casa da Arquitetura é uma entidade cultural sem fins lucrativos criada em 2017 em Matosinhos, onde está instalada a sua sede. A sua ação envolve não só arquitetos, mas pessoas e entidades de várias áreas culturais e sociais que incentivam e patrocinam a missão em que acreditam, no interesse público da Arquitetura.
Segundo os comissários do Open House Porto 2017, Ivo Poça Martins e Paula Santos, “sedimentando o legado das edições anteriores, veremos algumas repetições, aquelas que do ponto de vista da arquitetura são incontornáveis, autênticos monumentos contemporâneos aos quais nunca é demais regressar, como as primeiras obras de Álvaro Siza em Matosinhos ou a Casa da Música no Porto”.
Juntam-se referências históricas de extraordinária beleza como o Mosteiro da Serra do Pilar ou a Igreja dos Grilos. “Veremos algumas obras cuja existência sempre conhecemos, mas que nunca conseguimos ou arriscámos visitar, como o Hospital Conde Ferreira, o Cemitério do Prado do Repouso, o túnel de caminho de ferro desativado entre S. Bento e Campanhã ou a Torre de retransmissões do Monte da Virgem”, dizem.
“Completam esta lista algumas estruturas novas que dão sentido de modernidade e sofisticação às zonas onde se inserem como o Metro do Porto, o I3S, ou a recuperação da Real Vinícola para Casa da Arquitetura. Pelo caminho, em Gaia, Matosinhos e Porto, dos edifícios da Baixa comercial burguesa às ilhas reativadas, revelam-se as mais recentes formas de habitar, casas inesperadas e em locais improváveis”.
Esta casa foi criada com o objetivo de divulgar e promover a arquitetura junto da sociedade, um mote que atraiu um grande número de instituições e autarquias de referência que hoje integram a sua direção: a Câmara Municipal de Matosinhos, a Câmara Municipal do Porto, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, a Ordem dos Arquitetos, a Administração dos Portos do Douro e Leixões e a Associação Empresarial do Porto.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária