"Kaos"

Atenção, abrirá numa nova janela. PDFVersão para impressãoEnviar por E-mail
albert_watson1Obras de Albert Watson em exposição no NorteShopping

“Frustração e emoção andam a par, mas é exatamente isso que torna aquilo que eu faço tão interessante”
Albert Watson, Gup Magazine, 2011

Apresse-se pois só tem até 31 de agosto para observar atentamente o trabalho de Albert Watson que, de forma genial, cruza conceitos como arte, moda e publicidade, sendo, por isso, autor de algumas das imagens mais icónicas de todos os tempos.
Com uma carreira de mais de 40 anos, o corpo de trabalho do artista escocês é diverso. De Hitchcock a David Bowie, de Marrocos a Las Vegas, o seu trabalho engloba moda e retratos, nus e dança, naturezas-mortas e paisagem, ensaios fotográficos e campanhas publicitárias.
Sempre com qualidade e coerência, de louvar num trabalho pautado pela diversidade temática.
Assim, até 31 de agosto, o NorteShopping apresenta pela primeira vez em Portugal e pela primeira vez num centro comercial, uma exposição de fotografia do conceituado fotógrafo Albert Watson. Uma oportunidade imperdível.
albert_watson2Localizada nas duas Praças Centrais, no Piso 0, do centro comercial, a exposição “Kaos” é uma seleção de 30 fotografias, onde constam algumas das imagens mais emblemáticas de um dos mais reputados fotógrafos da atualidade, como os retratos de Mick Jagger, Alfred Hitchcok (a primeira celebridade que fotografou) ou Steve Jobs.
O fotógrafo criou a imagem de centenas de campanhas publicitárias de grandes marcas como Prada, Gap, Levi´s, Revlon e Rolling Stone. Fez ainda fotografias de dezenas de filmes de Hollywood, como “Kill Bill” e “Memórias de uma Geisha”.
A sua obra tem marcado presença em alguns dos maiores e mais conceituados museus do mundo, como o MOMA, de Nova Iorque, o Smithsonian ou o Metropolitan Museum of Art.
Albert Watson é também considerado um dos 20 fotógrafos mais influentes de todos os tempos. Justifica-se, assim, que ao longo da sua carreira tenha sido distinguido com inúmeros prémios dos quais se destacam um Grammy, a distinção de carreira atribuída pela Royal Photographic Society ou a Ordem do Império Britânico, atribuída pela Rainha Isabel II.

A exposição
“Kaos” apresenta uma abordagem eclética sobre a visão artística de Watson e reúne imagens que transmitem uma mescla intensa de poder, tensão e poesia. O autor recusa criar imagens aborrecidas. “Tudo o que faço tem que ter qualidade cinematográfica ou gráfica, ou uma combinação de ambos”, considera.
“Para além disso gosto de surpreender, de criar imagens que fiquem na retina. A seleção que fizemos para a exposição ‘Kaos’ é um excelente exemplo, são todas imagens icónicas, com muito caráter”, conclui.
albert_watson3A curadoria desta exposição é partillhada entre Sandro Resende e Cris Hartmannn.
Sandro Resende é o curador nacional e tem formação em pintura. Ao longo dos anos tem desempenhado a função de diretor artístico de vários projetos e espaços expositivos, com destaque para a P28 Associação, que trabalha na intenção de expor obras de arte em espaços inusitados, tais como no Projeto Contentores e Janelas.
Cris Hartmann é a curadora internacional, que representa Albert Watson na Europa. Tem uma galeria de arte em Barcelona, a Galeria Hartmann, que abriu em 2002.
Para João Fonseca, diretor do NorteShopping, este é um dos acontecimentos do ano. “O NorteShopping eleva a fasquia da qualidade com a exposição de Albert Watson. É um orgulho ter esta exposição patente no nosso centro. Esperamos que os nossos visitantes apreciem e aproveitem a oportunidade única de ver uma exposição de referência a nível mundial, de forma gratuita e no horário alargado e conveniente do centro”, comenta.

O olhar da VIVA!
Através de uma seleção de 30 imagens marcantes, a exposição “Kaos” proporciona uma visão caleidoscópica da visão artística do emblemático fotógrafo.
Ao longo de quase cinco décadas, Watson criou um corpo de trabalho de uma diversidade colossal. Já falamos dos retratos de Hitchcock ou Jobs mas também há produções de moda que lançaram modelos como Kate Moss, passando por paisagens de Las Vegas e retratos de macacos.
Cada fotografia evidencia uma pureza gráfica característica do olhar apurado do artista. Para observar demoradamente.
O NorteShopping coloca assim ao dispor dos seus visitantes uma exposição imperdível assumindo, uma vez mais, o “seu papel dinamizador de vivência sociocultural das comunidades envolventes”, com uma componente cultural lúdica e de lazer.
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária