Faixa publicitária

Arrábida Sinfónica

arrabida1Um concerto sinfónico que desperta os sentidos

No dia 22 de junho, às 22h, realiza-se mais um concerto sinfónico no Arrábida Shopping, em que está prevista também uma homenagem a David Bowie. A entrada é livre.

Num palco montado na Praceta Exterior Norte do Arrábida Shopping, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta um concerto com a direção musical de Otto Tausk, dedicado às danças latinas com nomes sonantes no ‘cardápio sonoro’ como Maurice Ravel, Manuel de Falla e Zoltan Kodály. O programa do concerto inclui ainda uma homenagem a David Bowie.

“Este é o grande concerto sinfónico que Gaia pretende, em conjunto com os parceiros Fundação Casa da Música e ArrábidaShpping, oferecer à cidade”, afirma a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal. A representante da autarquia destacou a identidade musical da cidade, sublinhou o Arrábida Sinfónica como um marco no programa de festas locais e frisou a preocupação em democratizar a cultura, tornando-a acessível a todos. “Com esta parceria damos a oportunidade da comunidade assistir a um concerto de qualidade num espaço informal, não saindo do seu território.”

arrabida3Para Paulo Valentim, diretor do ArrábidaShopping, “é uma iniciativa que tem registado um aumento de público em cada uma das edições anteriores, e que este ano volta a repetir a ambição de encher a praceta ao ar livre para um momento de festa e de música”.

“A Fundação Casa da Música, no âmbito do programa Verão na Casa, prossegue a aposta na oferta alargada de grandes concertos de música sinfónica em espaço público e de acesso livre, sendo o Arrábida Sinfónica, um dos marcos desse programa”, refere Paulo Sarmento e Cunha, diretor geral da Fundação Casa da Música. “Queremos que música erudita faça parte da vida das pessoas que vierem cá, vamos ter um dos maestros de topo e preparámos uma surpresa para o concerto, uma homenagem a David Bowie”, revelou.

A noite de 22 de junho contará ainda com algumas surpresas no recinto do concerto para todos os que chegarem mais cedo poderem aderir ao tom da festa que a música vai oferecer.

Integrado na programação das festas de Vila Nova de Gaia e do Verão na Casa, da Casa da Música, o concerto realiza-se anualmente desde 2016, levando a música sinfónica a novos espaços e novos públicos.

arrabida2A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia, a Fundação Casa da Música e o Arrábida Shopping. Este evento cultural nasceu em 2016 com o objetivo de levar a música erudita a novos públicos

Nascido em Utrecht, Otto Tausk estudou violino e continuou os seus estudos com o maestro e professor lituano Jonas Aleksa no Conservatório de Vilnius. Foi professor assistente de Valery

Gergiev, com a Filarmónica de Roterdão. Em 2011, recebeu o conceituado prémio "de Olifant" atribuído pela cidade holandesa de Haarlem, pelo seu contributo para as artes na Holanda, em particular devido ao extenso e importante trabalho como diretor musical da Holland Symfonia, entre 2007 e 2012.

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música foi fundada em 1947, ano em que foi constituída a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, que, desde então, passou por diversas designações. Engloba um número permanente de 94 instrumentistas, o que lhe permite executar todo o repertório sinfónico desde o Classicismo ao Século XXI. É parte integrante da Fundação Casa da Música desde julho de 2006.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária