Faixa publicitária

Carpooling

logoBoleias à distância de um clique

A partilha de carro para poupar na despesa já é comum. Agora prescindir de esticar o dedo na estrada é que constitui uma novidade. As boleias estão hoje à distância de um clique. Sinais dos tempos!

O trânsito caótico, também presente em época de férias pode ser um problema.Mas, se não dispensa do conforto do automóvel, fique a saber que é cada vez mais comum e seguro viajar à boleia. Carpooling. O nome soa-lhe familiar? Já lhe explicamos em que consiste…

Este termo em inglês refere-se ao hábito de partilhar o carro e as despesas numa viagem entre vários passageiros, seja a trabalho ou para um trajeto mais longínquo.

Acaba por ser, com efeito, uma boleia. Mas não uma boleia tradicional: em vez de esticar o dedo na estrada, faz um clique no conforto da sua casa, através, claro, da ajuda preciosa da internet.

Como tudo funciona?, pergunta certamente o leitor. É simples. No carpooling as pessoas podem colocar a sua disponibilidade de trajeto para não viajarem sozinhas ou podem procurar uma viagem para fazerem com outras pessoas. Na prática, existem dois tipos de utilizadores: o condutor e o passageiro.

carpolling3Para que tudo se concretize é necessário registar-se num site de carpooling e escolher o tipo de perfil (condutor ou passageiro). A partir daí é possível comunicar as viagens que se pensa fazer ou então procurar viagens onde embarcar.

Depois de se encontrar uma opção viável para o condutor e para o(s) passageiro(s) realiza-se um contacto  para combinar os detalhes  do percurso (partida, custos, paragens, etc).

No entanto, não há só vantagens neste sistema. Está certo que é possível conhecer pessoas novas, também poupa-se na carteira, reforça-se na ligação “amiga” do ambiente mas…encontram-se, por outro lado, desvantagens. A segurança é um dos factores. É normal ter receio de viajar com estranhos. Porém, as plataformas existentes atualmente têm um sistema de classificação de utilizadores para garantir a máxima segurança possível.

Plataformas de Carpooling: Saiba quais

carpooling4Em Portugal há seis anos, a BlaBlaCar (https://www.blablacar.pt/) é a maior rede social de viagens de longa distância em carro partilhado, com mais de 30 milhões de membros em 22 países. Para escolher e fixar o preço por lugar, o condutor baseia-se no valor que é recomendado pela plataforma, tendo em conta o itinerário e custos. Os condutores podem ainda ajustar o preço, mas nunca excedendo um limite preestabelecido. Na BlaBlaCar, as transações são feitas online.

Desde 2013, existe também a Boleia.net (https://www.boleia.net/), um projeto desenvolvido pela startup Lindoweb. Para além de desenvolver carpooling em longos trajetos, esta plataforma debruça-se  também nas deslocações curtas e mais regulares, com a solução Empresas à Boleia. Nesta plataforma, refira-se, o pagamento é feito diretamente no carro entre o passageiro e o condutor. Mas nem sempre há pagamento em dinheiro. Por exemplo, quem partilha deslocações diárias pode decidir alternar semanalmente quem leva o carro.

A Brisa também lançou uma plataforma de carpooling, a Via Verde Boleias (https://boleias.viaverde.pt/BoleiasWeb/), em 2017. O funcionamento é semelhante às outras plataformas, mas destaca-se pela existência de grupos públicos e privados, seja para festivais, universidades ou empresas.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária