Faixa publicitária

7 Dias: Sugestões

Sugestões 7 dias

porto_busker_festSe este fim de semana se cruzar com Eça de Queirós ou Fernando Pessoa na rua, não estranhe… É o Porto Busker Fest que continua a contagiar a cidade com muita música, comédia e acobracias. Destaque ainda para o Mucéu, que nos convida a um verdadeiro "passeio pelo céu”, e para a celebração do Dia Mundial da Fotografia. Mas há mais: concertos, mercados, livros, cinema, exposições… Veja as sugestões que a VIVA! preparou para si!

Estátuas ganham vida na Baixa do Porto

Este fim de semana, o grande destaque do Porto Busker Fest é um encontro de estátuas-vivas, que vai juntar 10 personagens na Rua das Flores, que têm todas o mesmo objetivo: encantar quem passeia pelas ruas portuenses.

Assim, no sábado, pode-se cruzar com o Carlitos, personagem principal do filme "Aniki Bóbó", de Manoel de Oliveira; Madame Cherry, uma mulher entusiasta e coquete que perdeu a cabeça; os célebres escritores Eça de Queirós e Fernando Pessoa; o cavaleiro João Gordo, almoxarife do rei D. Dinis sepultado na capela portuense de São João Evangelista; um toureiro, alheio às polémicas nacionais com a sua atividade; a Camponesa que inspirou uma música de Rui Veloso; um nobre histórico da Invicta; D. Maria, a primeira mulher a herdar o trono de Portugal e ainda uma Duquesa saída de um livro de Júlio Dantas.

No domingo, oito novas estátuas juntam-se a Carlitos e Madame Cherry: João do Balão, uma criança que não quer crescer e leva os sonhos presos a balões; o Flautista de Hamelin, personagem principal do conto popular reescrito pelos irmãos Grimm; uma Varina, ícone portuense da venda ambulante de peixe; um Forcado, homem que enfrenta o touro, corpo a corpo, na arena; uma Dama Antiga que habitou versos de Sophia de Mello Breyner Andersen; uma figura Timeless, com a vida presa num relógio; Tricana, rapariga mítica das cidades de Aveiro e Coimbra, popular desde os finais do século XIX e ainda uma Rainha nascida num poema do autor brasileiro Augusto Branco.

Mas o festival que espalha a arte de rua pela cidade Invicta inclui ainda música, comédia e acrobracias.

porto_busker_fest2Sábado, 18 de agosto

15h-20h, Rua das Flores: Encontro de Estátuas Vivas (PT e outras) - Estátuas Vivas

16h, Largo dos Lóios: Rui Cruz (PT) - Magia Cómica

16h, Largo de São Domingos: Till Sunday Pirate (PT) - Música

16h, Clérigos: André Ribeiro (PT) - Handpan

17h30, Largo de São Domingos: Mc Fois (Itália) - Comédia Visual

17h30, Clérigos: Till Sunday Pirate (PT) - Música

17h30, Rua das Flores: Encontro de Estátuas Vivas (PT e outras) - Estátuas Vivas

17h30, Largo dos Lóios: André Ribeiro (PT) - Handpan

19h, Largo de São Domingos: Rui Cruz (PT) - Magia Cómica

19h, Rua das Flores: Encontro de Estátuas Vivas (PT e outras) - Estátuas Vivas

porto_busker_fest3Domingo, 19 de agosto

15h-20h, Rua das Flores: Encontro de Estátuas Vivas (PT e outras) - Estátuas Vivas

16h, Clérigos: Coletivo CIAM (Porto Rico) - Acrobacias

16h, Largos Lóios: Till Sunday Pirate (PT) - Música

17h30, Largo dos Lóios: Mc Fois (Itália) - Comédia Visual

17h30, Largo de São Domingos: Coletivo CIAM (Porto Rico) - Acrobacias

17h30, Rua das Flores: Encontro de Estátuas Vivas (PT e outras) -- Estátuas Vivas

17h30, Clérigos: DA Cruz (PT) - One Man Band

19h, Clérigos: Till Sunday Pirate (PT) - Música

19h, Rua das Flores: Encontro de Estátuas Vivas (PT e outras) - Estátuas Vivas

19h, Largo de São Domingos: DA Cruz (PT) - One Man Band

muceu2Mucéu - Dia de Ciência e Noite das Estrelas no Museu Quinta de Santiago

Este sábado, dia 18 de agosto, o Museu Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, propõe que sejamos todos "cabeças no ar", num evento dedicado inteiramente à Ciência e à Astronomia, destinado ao público infantil, famílias e curiosos. Mucéu é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, em colaboração com a FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro, e a entrada é livre.

A iniciativa, que decorre entre as 16h e a meia-noite, inclui um Planetário Portátil, com animações e projeções do céu; um Jardim da Física, atelier onde poderá construir brinquedos científicos e realizar várias experiências interativa; uma sessão de Observação de Estrelas ao telescópio, num verdadeiro "passeio pelo céu"; e uma palestra sobre as origens do universo.

Programa

16h às 19h: Planetário - Animações e projeções do céu são as protagonistas desta sessão de cabeças no ar.

Jardim da Física - Com os cabelos no ar, graças à eletricidade estática, vai colecionar choques elétricos, acender lâmpadas com as mãos, sentir uma cama de pregos e enviar música num feixe de luz.

21h30 às 24h: Observatório - A lua em quarto crescente, um incrível quarteto planetário (Júpiter, Marte, Saturno e Vénus) e as chuvas de meteoros das Aquáridas e Perseidas são os anfitriões desta festa espacial.

21h30: Palestra de Astronomia orientada por José Augusto Matos - De que é feito o Universo?

22h30 às 24h: Sessão de Observação de Telescópio: Vai poder identificar facilmente os pontos cardeais, as constelações, os planetas, nebulosas ou até mesmo ver, a olho nu, alguns satélites e a estação espacial internacional (ISS) a viajar por cima das nossas cabeças.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária