BPI

“2.º O Coração da Diabetes” junta centenas de especialistas no Porto

“2.º O Coração da Diabetes” junta centenas de especialistas no Porto

A iniciativa, organizada pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), realiza-se na Fundação Engenheiro António de Almeida, nos dias 22 e 23 de março, e vai juntar centenas de profissionais de saúde para debaterem questões relevantes na diabetes e na relação desta com as doenças cardiovasculares. 

“Atualmente é muito clara a necessidade de gerir de forma mais agressiva o risco de doença cardiovascular nas pessoas com diabetes, visto que são essas a causa mais comum de morte entre os adultos com diabetes”, alerta José Luís Medina, presidente do “2.º O Coração da Diabetes”. 

De acordo com o endrocrinologista, “30% dos internamentos por acidente vascular cerebral (AVC) são em pessoas com diabetes e perto de 1/3 dos internamentos por enfarte agudo do miocárdio ocorrem em pessoas com diabetes”, razão pela qual considera que não se pode “ignorar esta doença nem as complicações a ela associadas”.

Os temas a abordar no encontro têm uma relação direta com a prática clínica, procurando respostas para as importantes questões que assolam médicos e doentes na gestão da diabetes e das complicações a ela associadas. Obesidade, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca, cirurgia bariátrica como meio de proteção vascular, síndrome metabólica na mulher e biomarcadores e outras formas de diagnóstico em doentes sem sintomas são alguns dos temas em foco neste debate.

O “2º O Coração da Diabetes” vai juntar mais de 200 participantes, entre profissionais de endocrinologia, cardiologia, medicina interna e medicina geral e familiar, as áreas que mais lidam com o flagelo da diabetes e das suas complicações.

Viva! no Instagram. Siga-nos.