BPI

5 aplicações que vão ajudar a melhorar a sua memória

5 aplicações que vão ajudar a melhorar a sua memória

Existem muitas formas que contrariam a perda de memória e que estimulam a parte cognitiva do nosso cérebro. Juntamente com um estilo de vida de saudável, as apps de jogos de lógica prometem meter o seu cérebro em forma.
Sem memória não existiria aprendizagem, recordações e, sobretudo, evolução. Por essa razão, é importante que o cérebro seja estimulado de várias maneiras para que não perca as suas funções cognitivas.
É sabido que uma boa alimentação, à base de alimentos antioxidantes, ajuda a melhorar o desempenho do cérebro, que praticar desporto contribui para o aumento do volume do hipocampo (uma zona cerebral que estimula a memória) e que a hidratação é fundamental.
Mas, existem outras formas para melhorar a sua atividade cerebral. Um estudo publicado na revista científica Plos One, veio mostrar a eficácia dos chamados jogos de lógica, que têm como objetivo melhorar algumas das funções do nosso cérebro.
O estudo analisou o impacto do jogo Brain Age em jovens adultos e concluiu que estes tipos de jogos melhoram não só a nossa memória, mas também a velocidade de processamento do nosso cérebro e a nossa capacidade de concentração.
Ao jogar está a aprender algo novo e é desta forma que se criam novas sinapses no cérebro. “Uma sinapse é, portanto, o local onde um sinal é transmitido de uma célula para a seguinte. É desejável ter muitas sinapses. Se tiver muitas, é mais fácil adaptar-se a novos desafios”, lê-se no livro O Poder do Nosso Cérebro (Planeta Manuscrito, 2018).
Existirá maneira mais divertida de estimular a nossa capacidade de raciocínio do que com um jogo? Reunimos para si, cinco apps de jogos cognitivos que prometem melhorar a sua memória, ao mesmo tempo que se diverte. Todas são gratuitas, mas com algumas funcionalidades apenas para planos pagos.

5 apps para ajudar a melhorar a sua memória

1. Lumosity
Das apps de jogos de lógica, o Lumosity é uma das mais populares. Todos os dias tem um conjunto de exercícios que desafiam cinco habilidades cognitivas essenciais: a memória, a atenção, a flexibilidade, a velocidade de processamento e a resolução de problemas.
Com esta app, também é possível ficar a par das pontuações dos outros jogadores da sua idade.
Disponível para Android e iOS

2. NeuroNation
De acordo com os especialistas que desenvolveram esta app, são necessários apenas 15 minutos de exercício mental por dia, para que se desenvolva a memória e o raciocínio lógico.
É com base nesta ideia que a aplicação foi desenvolvida, com exercícios rápidos e simples que são capazes de desenvolver a sua capacidade cognitiva.
Disponível para Android e iOS

3. Elevate
Com mais de 35 jogos, o Elevate disponibiliza um teste que vai analisar as suas capacidades e, posteriormente, preparar um programa em conformidade com as suas capacidades.
Esta aplicação faz um relatório diário da sua evolução, para que fique a saber quais é que são os seus pontos fortes e fracos.
Disponível para Android e iOS

4. Peak
Com exercícios curtos, mas intensos, esta app foi totalmente adaptada para acompanhar o ritmo frenético do dia a dia. Ideal para jogar enquanto viaja de transportes públicos ou nos seus tempos de pausa.
Com a versão pro (paga), poderá experimentar uma variedade de jogos muito maior, totalmente adaptada às suas capacidades e preferências.
Disponível para Android e iOS

5. Brain Wars
Esta aplicação diferencia-se das restantes porque permite que desafie outros jogadores e compita em tempo real. É ideal para jogadores de sudoku e de palavras cruzadas.
A dificuldade dos jogos vai aumentando à medida que avança de nível.
Disponível para Android e iOS

Fontes: Estudo Plos One

(Por Vanessa Pina Santos, revista Saber Viver)

PUB
lerlevanosmaislonge.pingodoce.pt/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=240919-maislonge5&utm_campaign=lermaislonge

Viva! no Instagram. Siga-nos.