Faixa publicitária

7 Dias: Sugestões

Sugestões 7 dias

corrida_dragaoSe é portuense de gema e vibra com o clube azul e branco, a Corrida do Dragão é para si! Se é amante de cultura pop tem mais uma edição do Iberanime, na Exponor. Mas há mais: desde grandes vozes nacionais em concerto, atividades diversificadas, como a Feira Alternativa do Porto, e os mais variados mercados. Não esquecer, claro o bom cinema… Um fim de semana intenso e imparável vos espera. Divirtam-se!

Primeira edição da Corrida do Dragão é já no domingo

A pretexto das comemorações dos 125 anos do Futebol Clube do Porto, estreia este domingo a Corrida do Dragão, evento que inclui uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km.

A prova terá início, pelas 10h, na Avenida de Fernão de Magalhães, junto à sede da Tertúlia do Dragão, espaço de convívio dedicado aos sócios e adeptos do FC Porto, terminando no Estádio do Dragão.

Em paralelo à corrida, vão decorrer várias atividades lúdicas junto ao estádio do clube.

A Corrida do Dragão é uma organização da GlobalSport e da Tertúlia do Dragão, com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal PortoLazer.

FIMP29ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto

O FIMP'18 arranca já este sábado e até 20 de outubro, vai reunir 13 companhias, de seis países e três continentes, dando corpo às mais diversas expressões do teatro da matéria animada. A edição de 2018, refira-se, decorre com o apoio extraordinário da Câmara Municipal do Porto, após o festival ter perdido o apoio da Direção-Geral das Artes.

O festival estende-se a toda a cidade, decorrendo nas salas do Teatro Municipal do Porto (TMP), Rivoli e Campo Alegre, no Mosteiro de São Bento da Vitória e Teatro Carlos Alberto do Teatro Nacional de São João, e em locais mais inusitados, como metro da Trindade, as escolas da Freguesia de Ramalde e, como habitualmente, na Sala de Ensaios do Teatro de Ferro.

O diretor artístico, Igor Gandra, destaca esta edição como um bom exemplo da "natureza híbrida do programa do FIMP, em que os objetos e a matéria animada assumem o protagonismo", com peças que vão do "cruzamento entre o teatro de marionetas e outras linguagens" à "relação entre o teatro visual e a robótica industrial." É exemplo disto o regresso da Compagnie 111 e do encenador Aurélien Bory com “Sans Objet”, uma reflexão sobre as relações entre homem e máquina protagonizada por dois bailarinos e um braço robótico manipulador.

No lado mais intimista do festival, o catalão Xavier Bobés apresentará “Cosas que se olvidam facilmente”, uma peça que parte de objetos encontrados para refletir sobre a história recente do país vizinho. Com a música, em coprodução com a Matéria Prima, surgirá o xamã intergaláctico Paddy Steer, “britânico inspirado pela imagética de Sun Ra e que processa todo um aparato electrónico através de instrumentos orgânicos”.

Menção, ainda, para a 3ª edição da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa, fruto de uma parceria entre o FIMP, o Teatro Municipal do Porto e das Comédias do Minho, que levará à cena o projecto vencedor “Fogo Lento”, de Costanza Givone.

O Festival Internacional de Marionetas do Porto avança, assim, para mais uma edição, cujo início oficial será marcado pela peça “Sans Objet”, de Aurélien Bory, a 13 de outubro no Teatro Rivoli (21h).

iberanimeIberanime este fim de semana!

A Exponor, em Matosinhos, abraça já este fim de semana o Iberanime e o Eurogamer Portugal Fest. O programa contempla mais de 100 propostas, como karaoke, manga, artes marciais, concursos de noodles, origami, torneios de videojogos e workshops. Destaque para o concerto de Alys, a primeira cantora virtual de sempre, uma rapariga de 21 anos, de cabelo azul, que se tornou real no imaginário de muitos fãs por todo o mundo, rendidos à criação do estúdio francês VoxWave.

Quimbé, o streamer Zorlak ou o youtuber SirKazzio são algumas das presenças confirmadas no Iberanime. Destaque ainda para a presença da cosplayer Lady Beard, “uma figura controversa e divertida que resulta de um misto de cross-dressing com música metal”, descreve a organização do certame, promovido pela empresa Manz.

Pion Kim e Captain Ghostly são outros dos cosplayers internacionais assegurados nesta edição do Iberanime, disponíveis para sessões de autógrafos, responsáveis por workshops e sessões de apresentação em que desvelam alguns dos segredos dos seus trabalhos.

Já no espaço do Eurogamer Portugal Fest, o público terá a oportunidade de encontrar e adquirir as novidades dos videojogos em primeira mão, experimentando os títulos mais recentes que agitam a expectativa dos mais fieis seguidores. O evento conta igualmente com torneios de Fifa 19, PES 2019, Clash Royale, Fortnite, Omen LOL Eurogamer Challenge ou Rocket League, entre outros.

capulana2Fora da Caixa

A Tia Orlanda e a tradicional capulana

Orlanda tinha 14 anos quando deixou o Zambeze para viver no Porto. Volvidas quase quatro décadas, os cheiros e as cores dessa vida anterior ficaram impregnados no corpo, sempre envolvido na tradicional capulana (nome que se dá, em Moçambique, a um pano que, tradicionalmente, é usado pelas mulheres para cingir o corpo, e por vezes a cabeça, fazendo também de saia, podendo ainda cobrir o tronco).

Na Baixa portuense, Orlanda é conhecida pelos cobiçados pratos moçambicanos no estabelecimento “Tia Orlanda” (Rua das Taipas 107), mas há outra faceta a descobrir: a loja que a mesma mantém e onde impera o artesanato da terra natal e as típicas capulanas com trajes prontos a envergar ou feitos à medida por encomenda.

Graças a uma parceria com uma fábrica de S. João da Madeira, há ainda espaço para sapatilhas, sapatos e carteiras.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária