Faixa publicitária

Sugestões 7 dias

corrida_dragaoSe é portuense de gema e vibra com o clube azul e branco, a Corrida do Dragão é para si! Se é amante de cultura pop tem mais uma edição do Iberanime, na Exponor. Mas há mais: desde grandes vozes nacionais em concerto, atividades diversificadas, como a Feira Alternativa do Porto, e os mais variados mercados. Não esquecer, claro o bom cinema… Um fim de semana intenso e imparável vos espera. Divirtam-se!

Primeira edição da Corrida do Dragão é já no domingo

A pretexto das comemorações dos 125 anos do Futebol Clube do Porto, estreia este domingo a Corrida do Dragão, evento que inclui uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km.

A prova terá início, pelas 10h, na Avenida de Fernão de Magalhães, junto à sede da Tertúlia do Dragão, espaço de convívio dedicado aos sócios e adeptos do FC Porto, terminando no Estádio do Dragão.

Em paralelo à corrida, vão decorrer várias atividades lúdicas junto ao estádio do clube.

A Corrida do Dragão é uma organização da GlobalSport e da Tertúlia do Dragão, com o apoio da Câmara do Porto, através da empresa municipal PortoLazer.

FIMP29ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto

O FIMP'18 arranca já este sábado e até 20 de outubro, vai reunir 13 companhias, de seis países e três continentes, dando corpo às mais diversas expressões do teatro da matéria animada. A edição de 2018, refira-se, decorre com o apoio extraordinário da Câmara Municipal do Porto, após o festival ter perdido o apoio da Direção-Geral das Artes.

O festival estende-se a toda a cidade, decorrendo nas salas do Teatro Municipal do Porto (TMP), Rivoli e Campo Alegre, no Mosteiro de São Bento da Vitória e Teatro Carlos Alberto do Teatro Nacional de São João, e em locais mais inusitados, como metro da Trindade, as escolas da Freguesia de Ramalde e, como habitualmente, na Sala de Ensaios do Teatro de Ferro.

O diretor artístico, Igor Gandra, destaca esta edição como um bom exemplo da "natureza híbrida do programa do FIMP, em que os objetos e a matéria animada assumem o protagonismo", com peças que vão do "cruzamento entre o teatro de marionetas e outras linguagens" à "relação entre o teatro visual e a robótica industrial." É exemplo disto o regresso da Compagnie 111 e do encenador Aurélien Bory com “Sans Objet”, uma reflexão sobre as relações entre homem e máquina protagonizada por dois bailarinos e um braço robótico manipulador.

No lado mais intimista do festival, o catalão Xavier Bobés apresentará “Cosas que se olvidam facilmente”, uma peça que parte de objetos encontrados para refletir sobre a história recente do país vizinho. Com a música, em coprodução com a Matéria Prima, surgirá o xamã intergaláctico Paddy Steer, “britânico inspirado pela imagética de Sun Ra e que processa todo um aparato electrónico através de instrumentos orgânicos”.

Menção, ainda, para a 3ª edição da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa, fruto de uma parceria entre o FIMP, o Teatro Municipal do Porto e das Comédias do Minho, que levará à cena o projecto vencedor “Fogo Lento”, de Costanza Givone.

O Festival Internacional de Marionetas do Porto avança, assim, para mais uma edição, cujo início oficial será marcado pela peça “Sans Objet”, de Aurélien Bory, a 13 de outubro no Teatro Rivoli (21h).

iberanimeIberanime este fim de semana!

A Exponor, em Matosinhos, abraça já este fim de semana o Iberanime e o Eurogamer Portugal Fest. O programa contempla mais de 100 propostas, como karaoke, manga, artes marciais, concursos de noodles, origami, torneios de videojogos e workshops. Destaque para o concerto de Alys, a primeira cantora virtual de sempre, uma rapariga de 21 anos, de cabelo azul, que se tornou real no imaginário de muitos fãs por todo o mundo, rendidos à criação do estúdio francês VoxWave.

Quimbé, o streamer Zorlak ou o youtuber SirKazzio são algumas das presenças confirmadas no Iberanime. Destaque ainda para a presença da cosplayer Lady Beard, “uma figura controversa e divertida que resulta de um misto de cross-dressing com música metal”, descreve a organização do certame, promovido pela empresa Manz.

Pion Kim e Captain Ghostly são outros dos cosplayers internacionais assegurados nesta edição do Iberanime, disponíveis para sessões de autógrafos, responsáveis por workshops e sessões de apresentação em que desvelam alguns dos segredos dos seus trabalhos.

Já no espaço do Eurogamer Portugal Fest, o público terá a oportunidade de encontrar e adquirir as novidades dos videojogos em primeira mão, experimentando os títulos mais recentes que agitam a expectativa dos mais fieis seguidores. O evento conta igualmente com torneios de Fifa 19, PES 2019, Clash Royale, Fortnite, Omen LOL Eurogamer Challenge ou Rocket League, entre outros.

capulana2Fora da Caixa

A Tia Orlanda e a tradicional capulana

Orlanda tinha 14 anos quando deixou o Zambeze para viver no Porto. Volvidas quase quatro décadas, os cheiros e as cores dessa vida anterior ficaram impregnados no corpo, sempre envolvido na tradicional capulana (nome que se dá, em Moçambique, a um pano que, tradicionalmente, é usado pelas mulheres para cingir o corpo, e por vezes a cabeça, fazendo também de saia, podendo ainda cobrir o tronco).

Na Baixa portuense, Orlanda é conhecida pelos cobiçados pratos moçambicanos no estabelecimento “Tia Orlanda” (Rua das Taipas 107), mas há outra faceta a descobrir: a loja que a mesma mantém e onde impera o artesanato da terra natal e as típicas capulanas com trajes prontos a envergar ou feitos à medida por encomenda.

Graças a uma parceria com uma fábrica de S. João da Madeira, há ainda espaço para sapatilhas, sapatos e carteiras.

sophiaJá estão abertas as inscrições para o Prémio Sophia Estudante 2018

Já começou a época de candidaturas ao Prémio Sophia Estudante 2018, que terá lugar no dia 13 de dezembro, pela primeira vez no Porto, no Teatro Municipal Rivoli. Os Prémios Sophia Estudante, promovidos pela Academia Portuguesa de Cinema, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) e no âmbito da promoção do cinema estudantil, distinguem curtas-metragens realizadas por alunos de estabelecimentos do ensino superior e técnico em Portugal.

Através do site da Academia Portuguesa de Cinema, os estudantes podem inscrever-se até ao dia 2 de novembro, enviando duas obras, com a duração máxima de 20 minutos, para cada uma das seguintes categorias: Ficção, Documentário, Animação e Experimental. Este ano, pela primeira vez, será também entregue o Prémio Sophia Estudante para Melhor Cartaz.

No dia 2 de novembro serão revelados os nomeados e no dia 13 de dezembro serão conhecidos os três primeiros classificados para cada uma das categorias identificadas, que receberão um certificado. O primeiro lugar de cada categoria também recebe um troféu Sophia Estudante.

carquejeirasAs Carquejeiras do Porto assinalam rentrée com almoço

No dia 27 de outubro, um sábado, pelas 13h, realiza-se o almoço anual das Carquejeiras no Restaurante do Centro Cultural e Desportivo dos funcionários da Câmara Municipal do Porto. (GPS 41.160282-8.615835).

Os interessados em juntar-se ao convívio, saboreando arroz de carqueja, devem contactar Arminda Santos (917 25 99 17) ou Rui Clare (938 46 06 10).

A causa das Carquejeiras continua viva e bastante dinâmica. “Estivemos presentes na ‘Mostra da Cidadania’ realizada pela Junta do Bonfim no passado dia 22 de setembro, com muitos visitantes ao nosso espaço”, revela-nos Maria Arminda Santos, uma das representantes do projeto.

Mas há mais. “Integrada nas Comemorações do Ano dos Direitos Humanos estaremos presentes, numa sentida e simbólica homenagem às Carquejeiras com a deposição de uma pintura alusiva à vida e trabalho destas mulheres, organizada pela Junta da Freguesia do Bonfim, no dia 18 de outubro pelas 21h30”, acrescenta ainda Arminda Santos.

mafalda_veigaConcertos

Mafalda Veiga – 30 anos para comemorar

Parece que foi há pouco tempo, mas já passaram 30 anos! Mafalda Veiga gravou o primeiro álbum, “Pássaros do Sul”, no final de 1987 e foi em 1988 que se começou a dar a conhecer com canções como “Restolho”, “Velho” ou “Planície”.

Desde então editou mais de uma dúzia de discos entre originais, registos ao vivo, coletâneas e ainda a parceria “Lado a Lado” com João Pedro Pais.

“Praia” foi o último disco de originais assinado por Mafalda Veiga já no final de 2016. A cantora de "Olha Como a Vida é Boa" estreou depois o espetáculo a solo "Crónicas da Intimidade de Uma Guitarra Azul" onde começou, já em 2017 e no início deste ano, a explorar o repertório de 30 anos de discos também com algumas versões de outros autores como Suzanne Vega ou Elvis Presley.

Esta sexta-feira, dia 12 de outubro, às 22h, no Coliseu do Porto.

teresa_salgueiroTeresa Salgueiro em concerto gratuito no GaiaShopping

É já este sábado, dia 13 de outubro que Teresa Salgueiro “sobe ao palco” do GaiaShopping. Pelas 19h, na Praça Central, no Piso 0, a cantora que todos os portugueses conhecem vai dar um concerto único, surpreendendo todos os visitantes com a sua voz melódica e inconfundível. A entrada é livre.

Figura artística ímpar do nosso país, há quase três décadas que Teresa entra na casa de todos os portugueses. Iniciou o seu percurso no mundo da música com apenas 17 anos, quando foi convidada para integrar o grupo Madredeus, onde gravou nove discos de música original criada para a sua voz.

José Carreras, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Carlos Núnez foram apenas alguns dos nomes que reconheceram Teresa Salgueiro como uma das grandes cantoras contemporâneas, tendo colaborado com diversos artistas de várias nacionalidades. As suas interpretações e o rigor técnico dos seus espetáculos têm sido alvo de grandes elogios, tanto pela crítica, como pelo grande público.

Num concerto para toda a família, Teresa Salgueiro vai proporcionar certamente uma agradável viagem sonora. Marque já na agenda!

dias_energiaAtividades

Dias com Energia

No dia 13 de outubro, o programa municipal Dias com Energia vai realizar-se nos Jardins do Palácio de Cristal, no seguinte horário:

- 09h00: pilates

- 10h00: ioga

- 11h00 - tai chi

A participação nas aulas é livre, aberta a todas as idades e níveis de experiência. É aconselhável o uso de um colchão desportivo pessoal.

bolhaoSábados no Mercado

Demonstrações protagonizadas por conceituados chefs de cozinha, atividades para famílias, performances artísticas e tertúlias são algumas propostas do programa "Sábados no Mercado".

Este sábado tem início a rubrica "Sábados em Família", com a proposta Bolhão à Mão - Oficina com Barro, que decorrerá entre as 14h e as 17h.

As atividades que acontecem ao segundo sábado de cada mês são, claramente, orientadas para as famílias, em particular com ações que, pela sua natureza, atrairão tanto os mais novos como a terceira idade, sempre numa lógica lúdica e pedagógica.

Este sábado, realiza-se a primeira das duas oficinas "Bolhão à Mão" - a segunda ocorrerá em novembro - que tem por finalidade moldar em barro os produtos do Bolhão que serão posteriormente integrados na decoração de Natal do Mercado Temporário.

A participação na oficina é gratuita, não sendo necessária inscrição. A admissão é feita mediante ordem de chegada.

quintas_leituraQuintas de Leitura com Mário Cesariny

Integrando-se no programa Cultura em Expansão, o ciclo poético desta semana realiza-se excecionalmente no sábado e cria com a poesia de Mário Cesariny uma envolvência com a população de Aldoar. A entrada é livre.

"Só a imaginação transforma. Só a imaginação transtorna." À boleia deste pensamento de Cesariny, as Quintas de Leitura galgam o leito da tranquilidade e rumam até Aldoar, pelas 21h30 deste sábado.

Este ciclo poético programado por João Gesta realizou um casting aberto aos residentes da freguesia e procedeu a uma formação de vários meses, que foi uma espécie de laboratório poético dirigido por Ana Celeste Ferreira. Agora, juntam-se artistas locais (dizedores, atores, músicos, artistas plásticos) a "magos" oriundos de outros horizontes.

São esses os temas que inspirarão a apresentação final deste sábado, que envolverá todos os artistas selecionados no Auditório do Centro Paroquial de Aldoar.

O evento contará também com leituras por Patrícia Queirós, Rui Spranger (Pé de Vento), Berna, Ana Paula Dória, Carlota Castro, Cuca Sarmento, Joana Bastos, Maria de Fátima e Sofia Bilhau, sendo a imagem em tempo real de João Alexandrino (conhecido como JAS).

Haverá ainda música pelo grupo coral LAETARE e com Ricardo Caló (piano), Ana Celeste Ferreira (voz) e Dois Brancos & Um Preto.

Teatro

Otelo

A peça começa e termina numa escuridão que é perfurada pela luz e avança, imparável, por entre as sombras de Veneza e Chipre, geografias da ordem e do caos, mergulhadas ou rodeadas de água, elemento que conduz, transporta, reflete, espelha, distorce. ”Otelo” perdura na nossa memória e imaginação porque é a tragédia por excelência da diferença e da alteridade, da dúvida e da vulnerabilidade, do ciúme e da traição. Mas é também a tragédia da linguagem, essa encantatória “música de Otelo” que é aqui reinterpretada pelo poeta Daniel Jonas.

Até 13 de outubro, sexta às 21h, sábado, às 19h, no Teatro Nacional São João.

teatro_comico_maiaFestival Internacional de Teatro Cómico da Maia

O Festival Internacional de Teatro Cómico continua a espalhar humor pela cidade da Maia.

Esta 23ª edição, que decorre até domingo, vai apresentar cerca de 30 espetáculos que passam por todas as dimensões do teatro cómico. Há espaço para a comédia, claro, mas também para o teatro de rua, a mímica, a animação e o stand-up comedy, sem esquecer o musical, o novo circo, os fantoches, o café-teatro e o clown.

Cada espetáculo tem o custo de 5€, mas também pode optar por dois packs. Um dá-lhe direito a assistir a quatro atuações (12€) e o outro permite-lhe a entrada em todos os espetáculos do evento (50€).

Orgnizado pela Câmara Municipal, com direção artística e produção do Teatro Art'Imagem, o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia espera atrair este ano mais de dez mil espectadores.

Programa

12 de outubro, 21h, Exterior Fórum da Maia (Gratuito)

“Il Tuffo” - Matteo Cifariello – Itália

12 de outubro, 21h30, Grande Auditório do Fórum da Maia

“Mythos” – Teatro Extremo – Portugal

12 de outubro, 23h, Centr’Arte Café-Concerto

“O King vai nu” – Umbigo Companhia de Teatro - Portugal

13 de outubro, 16h, Exterior Fórum da Maia (Gratuito)

“Ekilibuá” – Maintomano - Espanha/França

13 de outubro, 21h, Exterior Fórum da Maia (Gratuito)

“Soul Trio” – Seistopeia - Portugal

13 de outubro, 21h30, Grande Auditório do Fórum da Maia

“A Clown Fairytale” - Dandy Danno & Diva G – Sicília/Itália

13 de outubro, 23h, Centr’Arte Café-Concerto

“Vai ser tão bom, não foi?” - Ana Lage – Portugal

14 de outubro, 16h, Exterior Fórum da Maia (Gratuito)

“Ohlimpiadas!” - Desincronacidas – Galiza/Espanha

14 de outubro, 21h, Exterior Fórum da Maia (Gratuito)

“Sen Medo” - Maintomano – Espanha/França

14 de outubro, 21h30, Grande Auditório do Fórum da Maia

“Gag Movie” - Yllana – Madrid/Espanha

respeito_maeEspetáculos/musicais

Mais respeito que sou tua mãe!

A mãe de família e dona de casa mais desesperada da Baixa da Banheira e de Portugal está de volta nesta nova versão de “Mais respeito que sou tua mãe!”. Esmeralda Bartolomeu continua a sua luta pela sobrevivência no caos de um seio familiar onde tem de lidar com um marido desempregado que só tem apego a futebol; um sogro de 80 anos tão ou mais adicto à marijuana que o seu filho mais novo; uma filha adolescente com um comportamento sexual mais desenvolvido (e desenvolto) que o seu; e um filho mais velho que é gay, e depois deixa de ser… e depois volta a ser… e depois deixa de ser outra vez!

Joaquim Monchique veste a pele de Esmeralda Bartolomeu e assina, também, a encenação e adaptação do espetáculo.

Até 28 de outubro. Quinta a sábado às 21h30 e domingo às 16h30 no Teatro Sá da Bandeira.

A Pequena Sereia

A partir do conto original de Hans Christian Andersen, Francisco Santos e a sua equipa apresentam “A Pequena Sereia”, um musical repleto de cor e fantasia. Ao longo de uma hora, o Teatro Sá da Bandeira vai transformar-se num imenso oceano onde iremos acompanhar as aventuras e descobertas da filha irrequieta do Rei Tritão sempre acompanhada pelos seus fieis amigos. Não irá faltar a terrível Bruxa do Mar e os seus lacaios que tudo farão para complicar a vida, mas no final tudo acabará bem.

Domingo, 14 de outubro, às 11h30, no Teatro Sá da Bandeira.

the_fork_festGastronomia & Degustação

TheFork Fest!

Até 28 de outubro vai ser possível provar os melhores pratos de vários restaurantes no Porto, Lisboa, Algarve e Funchal com 50% de desconto em toda a carta. O TheFork Fest chega agora com a sua terceira edição e as reservas já estão disponíveis. Este é um evento organizado pelo TheFork, o site de reserva e avaliação de restaurantes presente em 11 países e com mais de 50 000 restaurantes parceiros.

Depois do sucesso das primeiras edições, com 108 restaurantes parceiros e mais de 26.000 pessoas sentadas em 2017, o TheFork Fest está de regresso em outubro. O evento conta com 120 restaurantes com ementa a metade do preço e no Porto são diversos os restaurantes parceiros, entre eles o Cocorico Restaurante, o Pedro Limão, o Dona Picanha, o Mário Luso, o Gull ou o Mito

Para todos os interessados, basta reservar uma mesa através do site ou APP do TheFork. A iniciativa é realizada em parceria com o Millennium BCP e, por isso, a primeira semana do evento - de 10 a 16 de outubro - está reservada aos clientes do Banco. Caso não seja deste banco, reserve a sua mesa para datas a partir de 17 de outubro.

port_wine_worldPort & Wine World

Prepare-se pois entre esta sexta-feira e domingo, das 14h às 20h, no Cais de Gaia decorre o Port & Wine World.

Esta primeira edição vai reunir vários produtores de vinho do Porto, vinho de mesa, vinho verde e espumantes, num evento com provas de vinho, gastronomia regional e animação garantida no Cais de Gaia.

“O ‘Port & Wine World’ quer ter presente uma mostra de produtores na qual o visitante possa conhecer os vinhos e produtos desde o pequeno ao médio produtor, bem como as grandes empresas de relevo”.

Além das mostras de vinhos, o certame terá ainda uma componente gastronómica, com produtos gourmet para harmonização e divulgação da vertente enogastronómica.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, com organização e produção de Ana Ferro e Sara Brandão.

Os bilhetes têm o custo de 8 euros, incluindo copo e cinco senhas de prova.

feira_alternativaCertames

Feira Alternativa do Porto

O evento, que teve início esta sexta-feira e decorre até domingo, dia 14 de outubro, no Centro de Congressos da Alfândega, vai ter mais de 150 expositores e 100 atividades para quem procura manter um estilo de vida saudável.

Terapias de coaching, reflexologia, acupuntura, ioga, tai chi e chi kung, aulas e workshops de feng shui, aromaterapia e terapias de som com taças tibetanas. Estas são algumas das ofertas que vão estar disponíveis nesta mega feira. O que se pretende é promover hábitos de vida saudável, bem-estar físico e emocional. Para tal, o evento vai contar com a presença de alguns expositores com especialistas em alimentação racional, cosmética natural e produtos biológicos.

Como este é um evento para as famílias, há um programa especial para os miúdos que inclui sessões de ioga e concertos.

Esta será a quinta edição da Feira Alternativa na cidade do Porto.

O bilhete diário terá o custo de 5€, já o passe para os três dias fica a 9,90€. A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos.

Horário:

Sexta, 12 de outubro: 15h - 23h

Sábado, 13 de outubro: 10h - 23h

Domingo, 14 de outubro: 10h - 21h

Mercados

Urban Market

“Urban Market by Portugal Lovers” é um conceito de mercado urbano que surgiu em 2012 com o objetivo de promover e valorizar espaços da cidade e “ levar para a rua” marcas, artistas, projetos de autor - nas áreas do design de produto, design de moda, ilustração, joalharia, gourmet &drink, street food) - músicos, hairstylist, entre outros. A entrada é livre.

De 12 a 14 outubro, das 11h às 19h, na Praça das Cardosas.

mercado_vilarMercado do Vilar este fim de semana

A associação Espaço t volta a abrir as suas portas, este sábado e domingo, dias 13 e 14, entre as 10h e as 19h, para mais uma edição do "Mercado do Vilar: Oportunidades de Sonhar & Mercado do Quase Novo".

Com esta iniciativa, a associação do Porto, que trabalha há mais de 20 anos a arte como processo inclusivo, procura aumentar a sua sustentabilidade financeira.

O mercado, que conta já com um público fiel, vai apresentar um conjunto muito variado de produtos que algumas das mais importantes empresas portuguesas oferecem ao Espaço t. Nesta edição, conta ainda com o Mercado do Quase Novo. Na Rua de Vilar nº 54 poderá assim encontrar grandes marcas a preços pequenos para venda, peças exclusivas e praticamente novas da Gucci, Prada, Comme des Garçons, Kestin Hare, Ts(s).

Mercado Porto Belo

Baseado no famoso Portobello londrino, o Mercado Porto Belo reúne discos de vinyl e CDs, roupa 'vintage', antiguidades, produtos biológicos, livros e revistas. A entrada é livre.

Aos sábados, das 10h às 19h, na Praça de Carlos Alberto.

berdinho2Berdinho - Mercado Rural

O Berdinho – Mercado Rural é um mercado de frescos da Invicta. Todos os sábados, os portuenses poderão fazer as suas compras no Mercado Rural, no pátio do Centro Comercial Bombarda, das 12h às 19h. O Berdinho consolida assim o evento que reúne os produtores rurais locais num só local incentivando o consumo local e direto do produtor ao consumidor.

Neste mercado encontrarão produtos cultivados orgânica e biologicamente, artigos confecionados e manufaturados tradicionalmente. Encontrarão especialidades como queijos vegan, cogumelos nascidos em borras de café, compota de pimento, pão, pestos, azeites, azeitonas... sem esquecer todas as hortaliças, vegetais e frutas, da época, claro!

O Berdinho pretende representar um modo de vida mais consciente, sustentável, saudável e divertido.

Mais pequenos

Dominguinhos

“Dizem os especialistas que a descoberta do mundo começa logo na barriga da mãe. Lá dentro, aconchegados, já ouvimos música, reconhecemos vozes, acompanhamos ao segundo as emoções maternas. Mas é como se todas as descobertas aguardassem por uma confirmação... uma confirmação que chega no dia em que nascemos. Aí sim, começa a grande aventura. Do respirar, do provar, do sentir...” Pelas páginas do livro “Quando eu nasci”, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, “desfilam algumas das descobertas que nos fizeram (e fazem) espantar.” Para redescobrir na hora do conto que nos traz os “Dominguinhos” de 14 de outubro.

Aos domingos, entre as 11h e as 12h, no corredor de Moda Infantil do Mar Shopping Matosinhos, Piso 0, acontece um leque de atividades gratuitas de lazer, numa simbiose perfeita de momentos alegres e educativos.

porto_dark_toursPercursos

Porto Dark Tours

Em quase nove séculos de História, as ruas do Porto acumularam muitos segredos sombrios.

A calçada da cidade já foi manchada por sangue de inocentes, os locais mais icónicos já foram palco de crimes macabros e até o Douro já levou almas em direção ao oceano.

Nem todas as almas que o Porto viu partir deixaram a cidade.

Algumas ainda penam pelas ruas e desassossegam os vivos que por lá passam. Atreva-se a participar neste “Walking Tour”!

12, 19 e 26 de outubro, às 20h, na Praça Gomes Teixeira.

queerCinema

Queer Porto 4 - Festival Internacional de Cinema Queer

Teatro Municipal Rivoli, Teatro Municipal Campo Alegre, Maus Hábitos e mala voadora são os espaços que acolhem a edição de 2018 do Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer, que decorre até este domingo, dia 14 de outubro.

O festival tem como convidado especial o escritor de culto norte-americano Dennis Cooper, largamente influenciado pelos movimentos punk e queercore, que recentemente enveredou pelo cinema. Cooper estará no Porto, juntamente com Zac Farley, para apresentar o filme corealizado por ambos, “Permanent Green Light”, e para um encontro com os espectadores do Festival.

O festival abriu com o documentário “Bixa Travesty”, vencedor do prémio de Melhor Documentário do Teddy Award da Berlinale, um imaginativo e desafiante filme, dominado pela presença no ecrã da eletrizante Linn da Quebrada. Como Filme de Encerramento, será apresentado “Shéhérazade”, estreado na passada edição do Festival de Cannes, e que é uma poderosa ficção sobre o universo dos trabalhadores do sexo na cidade de Marselha.

A par da Competição Oficial, o Teatro Rivoli também é palco da Competição “In My Shorts”, de filmes de escola portugueses, onde participam alunos da Escola Superior de Artes e Design de Leiria, da Escola Artística de Soares dos Reis e da Escola Superior de Teatro e Cinema.

O Rivoli acolhe ainda um programa sobre o universo da moda.

No Maus Hábitos, a sessão Queer Pop é este ano dedicada aos The Knife / Fever Ray, e há também lugar para a performance “Pussy. An ongoing performative research”, de Liad Hussein Kantorowicz, uma provocadora performance que aborda e denuncia questões ligadas à discriminação contra as mulheres e à apresentação do feminino como objeto/sujeito sexual.

Para a despedida desta edição, também no Maus Hábitos, a Festa de Encerramento contará com a participação dos DJ’s Simone e André Fonseca de Carvalho, e com o erotismo do carismático ícone disco-soul Alexander Geist apresentando o seu mais recente trabalho, "Speculative".

cinanimaPré-Festival CINANIMA

A Reitoria da Universidade do Porto vai transformar-se numa autêntica sala de cinema aberta a toda a população, para a exibição de filmes de animação de autor.

Está a chegar mais uma edição do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho. Em jeito de antecipação, a Reitoria da Universidade do Porto recebe o ciclo “Pré-Festival”, com a exibição dos filmes premiados na edição de 2017. Esta sexta-feira, dia 12 de outubro, às 21h30, serão exibidos os melhores da animação finlandesa contemporânea.

A 19 de outubro, o público terá a oportunidade de assistir a algumas curtas-metragens que integram o “Oh! Polish Animation”, considerado o maior Festival Internacional de Cinema de Animação da Polónia, que acontece em 90 locais situados entre o Mar Báltico e as Montanhas Tatra.

familyFamily Film Project 2018

A 7ª edição do Family Film Project – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Memória e Etnografia apresenta um programa renovado de sessões competitivas, masterclasses, eventos performativos e vídeo-instalações. O festival acontece de 15 a 20 de outubro no Cinema Passos Manuel, Coliseu Porto AGEAS e Maus Hábitos.

A programação do evento volta a incidir sobre as paisagens familiares e o cruzamento entre a intimidade e o olhar etnográfico, organizando-se segundo três zonas temáticas: Vidas e Lugares (com enfoque no registo voyeurístico, biográfico ou documental de habitats e quotidianos), Memória e Arquivo (dedicada a olhares criativos a partir de testemunhos e found footage) e Ligações (centrada nas dinâmicas interpessoais e comunitárias). Há também espaço para a ficção, com uma seleção competitiva de curtas-metragens internacionais.

Provenientes das mais diversas nacionalidades, os filmes em competição estendem-se da curta-metragem à longa-metragem, do documentário ao experimental, da dimensão sensológica à crítica social, do registo intimista do “home-movie” às paisagens temáticas e etnográficas.

Daniel Blaufuks é o artista convidado desta 7ª edição. Com uma obra visual versada sobre a relação entre o público e o privado, entre a memória coletiva e a memória individual, Blaufuks traz uma seleção de quatro filmes experimentais que serão apresentados pelo autor nas duas últimas noites do festival: “Sob Céus Estranhos” (2002), “The Absence” (2009), “Carpe Diem” (2010) e “Como Se” (2014).

Destaque ainda para a estreia da longa-metragem “Marias da Sé”, de Filipe Martins, um filme híbrido entre o documentário e a ficção, protagonizado pela comunidade local da Sé do Porto.

Os teóricos norte-americanos Bill Nichols e Paula Rabinowitz são os convidados das duas masterclasses programadas na edição deste ano.

Será também apresentado, no dia 17 de outubro, o livro “Unframing Archives”, decorrente da conferência com o mesmo nome que teve lugar na edição de 2017 do Family Film Project. No bar Maus Hábitos, terá lugar o ciclo de performances “Private Collection”, com nomes como Joana Craveiro, Jorge Gonçalves e Miguel Bonneville.

Ao longo do festival, será também exibido, em permanência, um conjunto de vídeo-instalações concebidas a partir de filmes selecionados.

assim_nasce_estrelaEstreias da semana

Assim Nasce Uma Estrela

Jackson Maine (Bradley Cooper) é um músico consagrado que descobre e se apaixona por Ally (Lady Gaga), uma artista em dificuldades. Ally tinha desistido de realizar o sonho de ser cantora até que Jack a ajuda a chegar aos grandes palcos e ao estrelato. Mas enquanto a carreira de Ally descola, o lado pessoal da relação de ambos começa a deteriorar-se e Jack luta contra os seus próprios fantasmas.

Gato Mau

Produzido pela Anima Istambul, o maior estúdio de animação da Turquia, "O Gato Mau" é um épico animado para jovens adultos protagonizado pelo gato Shero e seu gangue.

Na qualidade de animais vadios, Shero e os seus amigos procuram as mesmas coisas que qualquer outro habitante do seu notório e desprezível bairro de Istambul: devassidão, comida e as ocasionais bebedeiras.

É então que, num dia aparentemente comum, as coisas ficam um pouco mais descontroladas quando Shero descobre que tem um filho...

O Caderno Negro

Esta é a história das aventuras, passadas no crepúsculo do século XVIII, de um casal singular formado por um pequeno órfão de origens misteriosas e pela sua jovem ama italiana de origens também incertas.

Eles arrastam-nos na sua esteira, de Roma a Paris, de Lisboa a Londres, de Parma a Veneza. Sempre seguidos nas sombras, por razões obscuras, por um calabrês sinistro e por um inquietante cardeal, o par lança-nos nas sombrias intrigas no Vaticano, nos espasmos de uma paixão fatal e num funesto duelo entre as tricas da corte de Versalhes e as convulsões da Revolução Francesa.

almada_negreirosExposições

José de Almada Negreiros em exposição no Norte Shopping

É na zona de destaque das exposições temporárias “Circo na Arte Portuguesa” que os visitantes do NorteShopping poderão ver as diversas obras de José de Almada Negreiros cuja fonte de inspiração foi a arte circense.

É a “Coleção Saltimbancos”. O artista viu nestas figuras uma ligação idêntica aos artistas de teatro italiano que, tal como os saltimbancos, situavam-se entre palhaços e heróis, como personagens que viviam do espetáculo como forma de servir a sociedade. Multifacetado e de ideias vanguardistas, Almada Negreiros abraçou as artes plásticas, o desenho, a pintura e a escrita, e desenvolveu uma extensa atividade artística criando o grupo modernista em Portugal. Com esta coleção, o artista coloca os saltimbancos como figuras provocadoras da sociedade. Estas figuras de saltimbancos surgiram durante a Idade Média, como um coletivo de artistas que criavam pequenas exibições improvisadas de malabarismo, acrobacia e comédia, em praças, ruas e feiras medievais. “Eram distintos por viajarem de cidade em cidade, à mercê  da sociedade, sob a condição da comida e do dinheiro que conseguiam recolher ao final do dia (após os pequenos espetáculos). Os saltimbancos ficaram conhecidos pela faceta de entretenimento popular e por recorrerem ao nomadismo como estilo de vida”, revela nota enviada às redações.

É também no âmbito desta exposição que, este sábado, às 17h, no Fórum FNAC do NorteShopping, Teresa Ricou, fundadora do Projeto Chapitô, Paulo Robalo, artista plástico, e Paulo Ribeiro, antigo diretor do Teatro Viriato de Viseu e da Companhia Nacional de Bailado, se juntam para conversar sobre a “Performance Circense na atualidade”. Esta talk conta com o jornalista Júlio Magalhães como moderador e pretende refletir sobre questões como “O Circo é Arte?”, “Além da tenda, o que é o Circo?”, “Qual a importância do Circo nos dias de hoje?”, e muito mais.

Refira-se que a exposição de José de Almada Negreiros pode ser visitada até ao dia 22 de outubro, na Praça Central do NorteShopping, todos os dias, das 10h às 24h, e tem entrada gratuita.

A exposição de Fernand Léger é composta por 52 litografias em 29 quadros da obra-prima do artista, e conta com o professor Jorge Barreto Xavier, gestor cultural e antigo secretário de Estado da Cultura, como embaixador e a curadoria e produção de State of the Art.

sala117_2"Olho de vento" é o ponto de partida para mostra de Inês Teles na Sala 117

Questionando os limites do fazer artístico e o alcance das suas dimensões sensoriais e tácteis, Inês Teles transporta-nos num misto de materiais e técnicas que têm sempre como ponto de intersecção a janela, o olho de vento que os antigos noruegueses denominaram de vindauga. A curadoria de "Vindauga - olho de vento" é de Hugo Dinis.

Esta primeira exposição individual da artista Inês Teles na Sala 117 centra-se “na janela materializada através do gradeamento, do objecto que intermedeia o exterior do interior e se torna o foco do desenho patente nas pinturas sobre tecido e nas pequenas esculturas em resina colorida que se instalam nas paredes da galeria”, revela nota enviada às redações.

Jovem artista em ascensão, Inês Teles foi recentemente eleita como uma dos 46 artistas plásticos portugueses emergentes, pela Portuguese Emerging Art 2018 (PEA2018). "Vindauga - olho de vento" está patente na Galeria Sala 117, sita na Rua Damião de Góis nº 200, no Porto, até ao dia 17 de novembro. A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 15h às 19h.

livro1Livros

Eu Serei a Última

de Nadia Murad

Um testemunho íntimo de sobrevivência, uma história terrível e inspiradora.

A 15 de agosto de 2014 a vida de Nadia Murad mudou para sempre. As tropas do Estado Islâmico invadiram a sua aldeia, onde a minoria yazidi levava uma vida tranquila, e levaram a cabo um massacre. Executaram homens e mulheres, entre eles a mãe e seis dos seus irmãos e amontoaram os corpos em valas comuns.

Nadia, que tinha então 21 anos, foi sequestrada e vendida como escrava sexual. Os soldados torturaram-na e violaram-na repetidamente até que, numa noite, conseguiu fugir pelas ruas de Mossul.

Para que não se esqueça, porque quer ser a última a vivê-la, Nadia conta a sua história.

livro2As Estrelas Mais Brilhantes

Stars Livro 1

de Anna Todd; Tradução: Cristina Carvalho

Anna Todd, a autora da série “After”, bestseller internacional, regressa com um romance surpreendente sobre o amor e os obstáculos que a vida nos coloca a cada momento.

Após uma juventude dominada pela instabilidade familiar, devido à profissão do pai, militar de carreira, e ao comportamento rebelde do irmão, Karina Fischer, agora com vinte anos, é massagista em Atlanta onde, já na sua própria casa, pela primeira vez se sente bem. Numa sessão de massagens, conhece Kael, um jovem ex-combatente, bem-parecido mas introvertido e com sinais de desgaste emocional causado por duas missões no Afeganistão.

Karina habitua-se à sua presença silenciosa na qual vê algo que a tranquiliza e a ajuda a ultrapassar o caos familiar que marcou a sua vida. Kael mal a conhece, nem parece querer conhecê-la melhor e... fala muito pouco. Contudo, Karina vê neste homem misterioso a estabilidade de que necessita, e enche de silêncios as suas próprias ilusões.

Mas as ilusões podem ser desfeitas tão depressa como surgem. E quando Karina entra no mundo de Kael, descobre que há mentiras mais perversas do que alguma vez poderia ter imaginado. Uma fascinante história de amor e mentiras, que permanecerá por muito tempo na memória dos leitores.

Música

Vídeo da semana com Kings Of Convenience (“I'd Rather Dance With You”)

Nem todos têm jeito para dançar! Caso dos King of Convenience. Agora quanto às belas melodias e boa voz, já não podemos dizer o mesmo: é soberbo! Com um vídeo bem animado.

Vamos limpar o Pó? Com Afonsinhos do Condado (“Salsa das Amoreiras”)

É um tema incontornável do pop/rock em português dos anos 80, que junta dois grandes ingredientes: boa música e humor.

bowiePosto Emissor - Entre a recordação e  a surpresa

Continuamos embalados pela exposição e programação paralela da Arrábida Shopping que celebram David Bowie. Preparamos mais algumas grandes músicas do camaleão do rock para ouvir em loop…

Blackstar

Valentine´s day

The Stars are out tonight

This is not America

Loving The Alien

Lady Grinning Soul

Starman

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária