Faixa publicitária

Sugestões 7 dias

sophiaO mês de janeiro está prestes a terminar, mas ainda há uma série de eventos a acontecer e que você não vai querer perder. Se este ano ainda não conseguiu ir assistir a uma boa peça de teatro, ouvir “aquele concerto” ou perder-se entre as quatro paredes de uma galeria de arte, não desespere porque ainda vai a tempo. Veja as sugestões que a VIVA! preparou para si para os últimos dias do mês.

“Pour ma Sophie”

“Pour ma Sophie” é uma exposição fotográfica e documental que revela pormenores inéditos sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, nome maior da poesia lusa do século XX.

Patente ao público na Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), a iniciativa insere-se nas comemorações do centenário do nascimento da escritora e poeta portuense (1919-2004).

A exposição dá a conhecer mais de 300 livros da biblioteca pessoal da escritora, oferecidos por autores e artistas amigos de Sophia, entre os quais Teixeira de Pascoaes, Carlos Drummond de Andrade, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Jorge de Sena, ou Herberto Helder. A mostra apresenta ainda dezenas de manuscritos inéditos, correspondência, traduções, ensaios e outros “tesouros”, captados em fotografia por Oxana Ianin. Tudo isto foi descoberto por Martim Sousa Tavares, neto de Sophia e curador da exposição, entre 2015 e 2018.

Os leitores de Sophia de Mello Breyner Andresen reconhecem o Jardim Botânico do Porto como lugar de inspiração de muitos dos seus contos e poemas. Razão pela qual o espaço volta a ser o “Jardim de Sophia”.

A exposição fica de portas abertas até 22 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

ines_pedrosaPorto de Encontro com Inês Pedrosa

É já este sábado, dia 26 de janeiro, que Inês Pedrosa estará presente na primeira sessão de 2019 do “Porto de Encontro”, com a apresentação do seu mais recente livro – O Processo Violeta -, que marca a estreia da autora na Porto Editora.

A autora estará à conversa com o jornalista Sérgio Almeida para falar sobre este romance que “conta a história de amor proibido entre uma professora de 32 anos, Violeta, e o seu aluno adolescente, Ildo, que ambiciona tornar-se toureiro como o pai que nunca conheceu. É também uma reflexão sobre o conceito de maturidade e sobre a progressiva legiferação da vida privada”.

O convidado especial desta conversa será Júlio Machado Vaz, sendo que as habituais leituras ficarão a cargo de Ana Celeste Ferreira.

Inês Pedrosa é autora de uma vasta obra de ficção, na qual se destacam romances como “Nas Tuas Mãos”, que mereceu o Prémio Máxima de Literatura, “Fazes-me Falta” e “A Eternidade e o Desejo”.

Recorde-se que esta é a 72ª edição do “Porto de Encontro”. Até ao momento, este ciclo de conversas, em vigor desde 2011, já reuniu mais de 20 mil espectadores.

O evento terá lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a partir das 17 horas.

indie-junior-allianzIndieJúnior Allianz regressa ao Porto

Está a chegar a terceira edição do IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. A partir de 29 de janeiro e até ao dia 3 de fevereiro, o evento regressa ao Teatro Rivoli e à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, adicionando, este ano, pela primeira vez, a Casa das Artes e a Reitoria da Universidade do Porto.

A programação do festival de cinema infanto-juvenil conta com uma programação deveras diversificada. O público vai poder deliciar-se com filmes mais criativos e originais que se fizeram pelo mundo, relembrar histórias que marcaram o imaginário de muitas crianças, que hoje já são adultas, e, ainda, assistir a algumas oficinas e exposições que promovem o encontro com o cinema.

Ao todo serão cerca de 50 o número de filmes exibidos ao longo destes seis dias de festival. “Lugar” é o tema da edição deste ano, que conta, ainda, com uma outra novidade: a integração de um painel de cinema dedicado a bebés.

Consulte aqui a grelha de programação.

gil_carmoConcertos

Gil do Carmo

O single e videoclipe “Ela por ela” de Gil do Carmo será apresentado em exclusivo na noite desta sexta-feira, dia 25 de janeiro, na Livraria Lello, naquele que será um concerto-falado.

Este novo single é parte de um novo album do letrista e cantor, que sairá em maio deste ano.

Além de ir interpretar alguns dos seus trabalhos mais conhecidos, Gil do Carmo declamará, também, um poema, que retrata todo o seu processo criativo enquanto letrista.

 

Local: Livraria Lello

Data: 25 de janeiro

Hora: 21h30

ricardo_silvaRicardo Silva, “Contado à Guitarra”

Uma atuação que pretende não só divulgar a guitarra portuguesa mas também mostrar a capacidade de Ricardo Silva se enquadrar nos mais diversos estilos musicais.

Local: FNAC Norte Shopping

Data: 25 de janeiro

Hora: 22h

NoaNoa apresenta Tour Cicatriz 2019

Este será o primeiro concerto inclusivo de uma série de 14 espetáculos alusivos ao album “Cicatriz”, o mais recente trabalho discográfico da cantora, violinista e compositora Noa.

A Tour 2019 inaugurará um projeto social com cariz inclusivo, que surgiu devido a uma falha que Noa sentia haver – um mercado nacional e cultural pouco aberto a pessoas “diferentes”. E, por isso, os seus concertos contarão com a participação de utentes e crianças da APPACDM, para que estes se sintam verdadeiras estrelas no palco.

O concerto vai contar, também, com a participação especial de Nuno da Câmara Pereira, Nuno Barroso, Fernando Girão, André Sarbib, Mónica Pais e Paulo Bastos.

Local: Auditório de Vila Nova de Gaia

Data: 26 de janeiro

Hora: 21h30

ana_stilwell1Ana Stilwell

A cantautora e escritora Ana Stilwell vem ao Porto apresentar o seu mais recente trabalho - “Li fe Trip” -, um álbum que conta com 10 temas intimistas e com uma sonoridade folk e country.

Com ela vêm também as suas quatro filhas, que, em jeito de celebração, partem com a mãe numa autocaravana, para ficarem conhecerem tudo o que há de maravilhoso no nosso país.

Os concertos estão agendados para os dias 26 e 27 de janeiro, no Fé Porto e na Fnac de Santa Catarina, respetivamente.

Local: Fé Porto e Fnac de Santa Catarina

Data: 26 e 27 de janeiro

Hora: 22h e 17h

rui_massenaRui Massena Band

O início do mês de fevereiro ficará marcado pelo regresso de Rui Massena ao Coliseu do Porto. O artista vem à cidade apresentar o seu mais recente trabalho discográfico – III -, o terceiro álbum de uma faceta de compositor que começou em 2015. A produção deste trabalho passou pelo Porto, Berlim e Nova Iorque e mereceu o selo de qualidade da prestigiada editora alemã Deutsche Grammophon. À semelhança dos álbuns anteriores - 'Solo' (2015) e 'Ensemble' (2016) – também 'III' atingiu o top de vendas nacionais.

Local: Coliseu do Porto

Data: 1 de fevereiro

Hora: 21h30

cartography-PeaceExposições

Exposição “Cartography for Peace”

“E se fosse possível cartografar a Paz?” Foi esta a pergunta que deu mote ao trabalho da artista plástica brasileira Suzana Queiroga – “Cartography for Peace” -, que chega este sábado, dia 26 de janeiro, à galeria Sput&nik the Window, no Porto.

Trata-se de um projeto a longo prazo que visa ser realizado de diferentes formas em função das histórias e características de cada local, cidade e país. A artista plástica pretende, assim, gerar uma pausa e reunir subjetividades em torno da ideia da Paz e das suas componentes.

A exposição “Cartography for Peace” pode ser visitada de quinta-feira a sábado, das 17h30 às 20h30 (com marcação), até ao dia 16 do mês de março.

Local: Galeria Sput&nik the WindoW

Data: 26 de janeiro a 16 de março

Hora: quinta a sábado, das 17h30 às 20h30 (com marcação)

Transantiquity“Transantiquity”- A reflexão sobre a presença da Antiguidade na atualidade

Com curadoria de Filipa Oliveira e Guilherme Blanc, o projeto expositivo inclui obras de 20 artistas cujo trabalho estabelece uma relação entre os paradigmas da Antiguidade e o tempo contemporâneo. De que forma estamos condicionados pelo “cânone clássico” da Grécia Antiga e da Roma Antiga, berços da civilização ocidental? A exposição propõe que, nos tempos de crise política e social em que vivemos, é vital reavaliar os fundamentos da Antiguidade, que ciclicamente alicerçam as sociedades ocidentais, simultaneamente questionando as suas fronteiras temporais e geográficas e respetivas narrativas. Num mundo cada vez mais globalizado, como pode essa reflexão revelar diferentes perspetivas e orientar possíveis futuros?

Local: Galeria Municipal do Porto

Dia: Até 17 de fevereiro

Horas: terça-feira a sábado das 10h às 18h; domingo das 14h às 18h

leica_galleryCode of Silence - Íntima Nudez

São portuguesas as paisagens de mar e terra, cenários que ecoam a intimidade pretendida nos retratos captados pelo austríaco Robert Nill Reed.

O trabalho do austríaco Robert Nil Reed “parece contar uma história”, focada no momento decisivo, com imagens íntimas e frágeis que questionam a juventude e perfeição como a noção comum de beleza. Nelas, o silêncio desempenha um papel decisivo, assim como a relação entre fotógrafo e modelo, entre modelo e cenário, assim como entre cenário e fotógrafo. Os resultados são retratos profundos e sensíveis, que permitem ver diretamente a alma da pessoa retratada.

Local: Leica Gallery - Porto

Dias: Até 30 de março

Hora: segunda a sábado, das 10h às 19h

mercado-clerigosMercados

Mercadinho dos Clérigos

O Mercadinho dos Clérigos volta a dar vida à Rua de Cândido dos Reis já este sábado, dia 26 de janeiro. Quem passar por esta local entre as 10 e as 20 horas vai encontrar uma vasta oferta de produtos, que vão desde antiguidades, artesanato, roupa a produtos biológicos, livros, música, entre muitos outros.

Este é um certame é de acesso livre e decorre aos segundos e últimos sábados de cada mês.

Local: Rua de Cândido dos Reis

Data: 26 de janeiro

Hora: 10h-20h

feira_golfinhosFeira dos Golfinhos

A Feira dos Golfinhos ganhou notoriedade após o 25 de Abril de 1974. Assim designada por inspiração nas armas do concelho, a Feira acontece ao quarto domingo de cada mês no Jardim Basílio Teles, em Matosinhos. Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, é hoje cenário para colecionadores de toda a gama de objetos, sejam antigos ou modernos. A fama da Feira dos Golfinhos é tanta que já mereceu, inclusive, destaque em Londres, na BBC.

Local: Jardim Basílio Teles

Data: 27 de janeiro

Hora: 10h-17h

dominguinhosMais novos

“Dominguinhos”

Todos os domingos, entre as 11h e as 12h30, o piso 0 do MAR Shopping Matosinhos acolhe uma série de atividades lúdicas. “Aprender matemática pode ser divertido!” é a proposta para o último domingo do mês de janeiro. O objetivo é mostrar às crianças que existem diversas atividades capazes de facilitar e incitar o gosto pela matemática, como, por exemplo, construir sólidos geométricos com esparguete e marshmallows.

Local: MAR Shopping Matosinhos

Data: 27 de janeiro

Hora: 11h-12h30

das-LnguasTeatro

Das línguas

“Língua é pano para mangas:/ Quem come chora por mais!/?Por palavra diferimos/?De outras vozes animais.” Cientes da “relação viva entre o músculo língua e a língua portuguesa”, Catarina Lacerda e Susana Madeira regressam à poesia lúdica e plástica de Regina Guimarães para sondarem e brincarem com essa relação, muscular e gramatical, em “Das Línguas”. Oito poemas do livro “Comer a Língua” são o mote e o veículo de uma leitura encenada em que a(s) língua(s) se solta(m) na musicalidade de jogos silábicos e métricos, expressões populares e trava-línguas. Esta “partitura intrincada de gestos, sons e imaginários” dá eco da plasticidade da língua portuguesa, da sua capacidade mutante e integradora de diferentes influências culturais. Em “Das Línguas”, as criadoras e intérpretes dão livremente à(s) língua(s), sem tento nela(s), num exercício dinâmico de desconstrução e desmultiplicação dos sentidos da gramática portuguesa. É do “gosto da fala” e do que com ela dizemos que se fala: “Pelo gosto da fala/ É que a gente se faz gente,/?Amando perdidamente/ Tudo quanto não nos cala.”

Local: Teatro Carlos Alberto

Data: Até 26 de janeiro

Hora: sexta às 21h; sábado às 19h

os-vizinhos-de-cimaOs Vizinhos de Cima

“Os Vizinhos de Cima” é uma comédia que faz uma reflexão sobre a vida conjugal e a sexualidade através de dois casais que vivem no mesmo edifício. Um texto fresco e ágil no qual Cesc Gay aborda com ironia e humor temas como a convivência, a coragem, o sexo, o amor e as aparências.

Um casal convida os seus vizinhos de cima para jantarem em sua casa. À medida que noite avança, o casal toma conhecimento das loucuras sexuais dos seus vizinhos, o que os leva a repensar a sua própria relação - repleta de repressões e imersa em monotonia. O confronto com a vida dos vizinhos de cima vai levá-los ao limite e fazê-los tomar algumas decisões no que diz respeito à sua relação.

Fernanda Serrano, Pedro Lima, Ana Brito e Cunha e Rui Melo dão corpo às intensas personagens de um espetáculo que o vai pôr a refletir – e a rir! - sobre o que se passa entre quatro paredes.

Local: Coliseu do Porto

Data: 26 e 27 de janeiro

Hora: sábado às 21h30; domingo às 16h e 21h30

eu_saio_na_proximaEu Saio na Próxima e Você?

Marina Mota e João Baião numa das melhores interpretações de sempre das suas carreiras. Uma prova de fogo para os seus extraordinários talentos de comédia, num divertido espetáculo e de grande qualidade artística de Filipe La Féria.

Um Homem e uma Mulher conhecem-se no metro em Lisboa nos anos 70 do século passado, começam a conversar e decidem voltar a encontrar-se e, após um mês de contactos, casam-se. Mas o matrimónio está condenado ao fracasso. Ambos se dirigem ao público apresentando as suas razões do falhanço da relação evocando recordações, personagens do passado e experiências que os marcaram e que influenciaram comportamentos posteriores.

A comédia e o musical cruzam-se nas suas vidas, partilhando com o público os seus problemas e desavenças nas suas diferentes fases.

“Eu Saio na Próxima e Você?” é um retrato geracional, um choque ideológico entre a mudança da ditadura para a democracia através da libertação sexual e da liberdade que a Mulher conquistou na transformação de Portugal desde os anos sessenta aos nossos dias.

Local: Teatro Sá da Bandeira

Dia: Até 27 de janeiro

Horas: sexta e sábado às 21h30, domingo às 16h30

alice_pais_maravilhasAlice no País das Maravilhas

“Quem sou eu?”, é a pergunta-refrão que Alice constantemente se coloca na sua travessia pela wonderland, que é não só um lugar de maravilhamento mas sobretudo um espaço de questionamento de si: “Alice é Alices.” Potenciando esta cacofonia, os encenadores propõem uma representação de Alice por “um coro heterogéneo que, através da palavra falada e cantada, assume diferentes formas, ritmos e estados de espírito”. Nas suas várias combinações sonoras e visuais, essa massa mutante de atores/cantores vai transformando o próprio espaço ao ocupá-lo de forma diversa.

Em “Alice no País das Maravilhas”, o palco-país é um “lugar fantástico, onde impera uma lógica absurda e paralela à do nosso quotidiano”. Um lugar de metamorfose, desviante de normas e de modelos de discurso, regido pela linguagem e espírito do nonsense: um espaço de liberdade e de procura da identidade.

Local: Teatro Nacional São João

Data: 30 de janeiro a 10 de fevereiro

Hora: quarta e sábado às 19h; quinta e sexta às 21h; domingo às 16h. (No dia 30 de janeiro, o espetáculo está marcado para as 21h.)

parque-mayerCinema

Parque Mayer

O filme faz uma homenagem divertida e emocionante ao teatro de revista e a todos os que, no Parque Mayer, lutaram pela liberdade. “Parque Mayer” conta com a participação de Francisco Froes, Daniela Melchior e Diogo Morgado e vai ser exibido esta terça-feira, dia 29 de janeiro, no Auditório Municipal de Gaia. As sessões estão marcadas para as 15h30 e 21h30.

Local: Auditório Municipal de Gaia

Data: 29 de janeiro

Hora: 15h30 e 21h30

Green_BookEstreias

Green Book – Um Guia para a Vida

Título original: Green Book

De: Peter Farrely

Com: Viggo Mortensen, Mahershala Ali, Linda Cardellini

Género: Biografia, Drama

Classificação: M/12

Outros dados: 130 minutos

Baseado na verdadeira relação entre dois homens muito diferentes. É a história de um famoso pianista negro Don Shirley que contrata um segurança italo-americano, Tony Vallelonga, para o conduzir pelo Sul dos EUA, na década de 60, pois Don ia fazer uma tour. No entanto, esta viagem não corre bem, mesmo seguindo o guia "Green Book", uma orientação que as pessoas de cor usavam para viajar sem correr riscos. Nesta viagem, os dois vão perceber melhor o mundo no qual vivem.

homens_do_diaboHomens do diabo

Título original: All The Devil's Men

De: Matthew Hope

Com: Milo Gibson, Sylvia Hoeks, Gbenga Akinnagbe

Género: Ação

Classificação: M/14

Outros dados: 100 minutos

Um antigo soldado e marinheiro das forças especiais dos EUA torna-se em caçador de recompensas como agente externo da CIA, sendo forçado a ir para Londres numa caça ao homem de um agente da CIA desautorizado, o que o conduz a uma corrida mortífera com um antigo companheiro militar e o seu exército privado.

familia-instantaneaFamília Instantânea

Título original: Instant Family

De: Sean Anders

Com: Mark Wahlberg, Rose Byrne, Isabela Moner

Género: Comédia

Classificação: M/12

Outros dados: 116 minutos

Quando Pete e Ellie decidem criar uma família, começam a explorar o mundo da adoção. Depois de conhecerem um trio de irmãos, incluindo uma adolescente rebelde de 15 anos, passam inesperadamente de zero para três filhos da noite para o dia. Agora, Pete e Ellie têm de aprender todos os truques para se transformarem instantaneamente em pais, na esperança de se tornarem numa família. O filme é inspirado por acontecimentos reais da vida do argumentista e realizador Sean Anders.

destroyerDestroyer – Ajuste de contas

Título original: Destroyer

De: Karyn Kusama

Com: Nicole Kidman, Toby Kebbell, Tatiana Maslany

Género: Thriller

Classificação: N/A

Outros dados: 120 minutos

A odisseia moral e existencialista da detective da polícia de Los Angeles Erin Bell que, enquanto jovem polícia, foi infiltrada num gangue no deserto da Califórnia, um caso que resultou em trágicas consequências. Quando o líder desse gangue reaparece muitos anos depois, Erin vai ter de lidar com a história que tem com os remanescentes membros do gangue, para poder finalmente acertar contas com os demónios que lhe destruíram o passado.

serenidadeSerenidade

Título original: Serenity

De: Steven Knight

Com: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Diane Lane

Género: Thriller

Classificação: M/14

Outros dados: 105 minutos

Da mente criativa do realizador e argumentista nomeado para um Óscar Steven Knight, chega-nos um thriller ousadamente original, sexy e estilizado. Baker Dill é o capitão de um barco de pesca que passeia grupos de turistas pelo tranquilo enclave tropical conhecido como Plymouth Island. A vida tranquila que leva é despedaçada no momento em que a sua ex-mulher Karen o encontra e faz um apelo desesperado por ajuda. Karen suplica para que Dill a salve, bem como ao filho de ambos, das garras do seu novo e muito violento marido, levando-o numa excursão de pesca apenas para o atirar aos tubarões e deixa-lo à morte. O reaparecimento de Karen força Dill a regressar a uma vida que tinha tentado esquecer e, enquanto se debate sobre o certo e o errado, a mergulhar numa nova realidade onde nem tudo é o que aparenta.

o-rapaz-seguiu-o-paiLivros

O Rapaz que Seguiu o Pai para Auschwitz

De Jeremy Dronfield

A inspiradora luta de um pai e um filho para permanecerem juntos e sobreviverem ao Holocausto. Uma história real verdadeiramente emocionante. Gustav e Fritz são dos primeiros judeus austríacos a ser presos. Ao longo dos horrores que testemunharam e do sofrimento por que passaram, uma constante ajudou a mantê-los vivos: o amor entre pai e filho. Quando Gustav recebeu ordem de transferência para Auschwitz, uma sentença de morte certa, Fritz viu-se perante um dilema: deixar o pai morrer sozinho ou ir com ele...

imortal-da-graaA Imortal da Graça

De Filipe Homem Fonseca

Na cidade sitiada por especuladores e turistas, os velhos habitantes de um bairro histórico lutam pelo seu lugar ao sol.

A idade é um posto e as mulheres do bairro lutam entre si pelo título de mais velha. Graça, jovem com o mesmo nome do bairro onde habita, é dama de companhia da Número Um, senhora centenária; só assim pode morar na Lisboa das rendas ridiculamente altas.

Atores famosos de Hollywood aguardam o despejo ou a morte de mais um residente para poderem ocupar-lhe a casa. Gabriel ganhou o Euromilhões mas as obras de renovação do bairro formam um muro que o impede de sair e reclamar o prémio.

Embeiçou-se por Graça e quer levá-la a jantar. Graça não quer sair; Gabriel não quer ficar. Do choque entre estas vontades nascerá a tragédia. A execução em câmara lenta prepara-se no palco feito de escombros. Uma cidade eternamente a arranjar-se para sair daqui, de si própria.

Príncipes (Des)Encantados

De Megan Maxwell

Sam e Kate conheceram-se muito novos e após viverem um idílico amor, que para eles ultrapassou tudo, formaram família e foram muito felizes... até que algo inesperado aconteceu. "Príncipes (Des)Encantados" demonstrará que as segundas oportunidades existem, sobretudo, se realmente amamos de todo o coração. Um romance na mesma linha dos livros “Alguém Como Tu”, “Deixa-te Levar” (já em 2.ª edição) e “O Teu Aroma a Pêssego”.

minha-horta-biologicaA Minha Horta é Biológica

De Miguel Maria Brito e Isabel de Maria Mourão

É fácil cultivar alimentos saborosos, saudáveis e amigos do Planeta – para miúdos e graúdos! Vamos fazer o jantar? Basta ir à horta buscar os ingredientes! Todos podemos ter acesso a comida saudável, saborosa e ecológica, com uma horta biológica – um projeto educativo, familiar e divertido.

Pais, educadores e crianças podem aprender juntos a criar uma horta biológica – seja em casa, numa varanda ou num quintal. Nestas páginas, encontrarão tudo o que precisam de saber para conhecer as plantas, o solo e a biodiversidade; fazer a compostagem; planear e implementar uma horta; cuidar, colher e até preparar os alimentos!

Encontrarão ainda 43 fichas de plantas hortícolas, ervas aromáticas e flores comestíveis, com todas as informações necessárias para crescerem viçosas e deliciosas.

Com um pouco de tempo e vontade de «sujar as mãos», é fácil ter a nossa própria horta biológica – com alimentos apetitosos, fresquinhos e amigos do ambiente.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária