Faixa publicitária

Agenda Cultural

Oleanna | A Pior Comédia do Mundo, até 24 fev | Tarzan O Musical, Teatro Sá da Bandeira

teatro_sa_band3Oleanna

21 fevereiro a 17 março*,  quarta a domingo, 21h, Teatro Sá da Bandeira

Em “Oleanna”, pulsam temas como o assédio sexual, o politicamente correto, a liberdade de expressão, a rape culture no campus universitário, em diálogos sobrepostos e intrigantes mal-entendidos. Em segundo plano, o enredo radica no realismo, enquanto se queimam pontes.

“Ninguém está certo e ninguém está errado.”, dizia Mamet aquando da estreia.

'Oleanna' de David Mamet  | versão de Pedro Mexia | encenação Ricardo Pais

| instalação cenográfica Filipe Cortez | luz Nuno Meira | interpretação Mafalda Lencastre, Pedro Almendra e um telefone

* exceto dias 6, 7, 8, 9 e 10 março

teatro_sa_band9A Pior Comédia do Mundo

Até 24 fevereiro, quinta a sábado 21h30 | domingo 16h, Teatro Sá da Bandeira

E se de repente a porta dos bastidores se abrisse e o espectador tivesse acesso ao que por lá se passa?

Um olhar alucinante sobre o teatro e as loucuras e devaneios dos que o fazem, cujas tendências para crises descontroladas de ego, falhas de memória e alguma promiscuidade transformam cada atuação numa verdadeira aventura de alto risco.

“A Pior Comédia do Mundo” não é só uma peça, mas sim duas: simultaneamente um espetáculo de comédia e o drama de bastidores que se desenvolve durante a sua preparação. Através de três momentos chave – o ensaio geral, a noite de estreia e um espetáculo no fim de uma atribulada digressão –, acompanhamos a crescente tensão entre os membros de um elenco à beira de um colapso nervoso coletivo.

“A Pior Comédia do Mundo”, no original “Noises Off”, foi levado a cena pela primeira vez em 1982. Da autoria de Michael Frayn, é considerado por muitos críticos como o melhor texto de comédia escrito no século XX. Desde a estreia até à atualidade, contou com inúmeras reposições nas mais prestigiadas salas do mundo – do West End à Broadway. Foi nomeada para o Tony de Melhor Espetáculo de Comédia e recebeu os prémios Evening Standard e Olivier, na mesma categoria, entre outras distinções.

Texto Michael Frayn | encenação Fernando Gomes | tradução Ana Sampaio | cenografia Eric da Costa | música Filipe Melo e Nuno Rafael | figurinos José António Tenente | desenho de luz Luís Duarte | coprodução Força de Produção e Teatro da Trindade INATEL | com Ana Cloe, Cristóvão Campos, Elsa Galvão, Fernando Gomes, Inês Aires Pereira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes, Paula Só e Samuel Alves

teatro_sa_band2Tarzan O Musical

23 e 24 fevereiro, 2, 3, 9 e 10 março, sábado 16h | domingo 11h30, Teatro Sá da Bandeira

Uma família britânica viaja num barco ao largo de África. Surpreendido por uma violenta tempestade, o barco afunda-se mas dão à costa são e salvos. Completamente sós na selva africana aprendem a conviver com os animais, principalmente os orangotangos e macacos.

Mas um Tigre vem perturbar este equilíbrio e Tarzan, com a morte dos seus pais ainda bébé, acaba por ser criado pelos macacos. Os anos passam e Tarzan cresce forte e resistente e consegue comunicar facilmente com os animais. Um dia aparece um grupo de exploradores europeus, entre os quais uma bela jovem, Jane, que irá travar conhecimento com Tarzan e ajudá-lo a descobrir a sua verdadeira história. O líder da expedição, um caçador sem escrúpulos, vê em Tarzan uma maneira fácil de ganhar dinheiro apresentando-o na Europa como o verdadeiro Homem-Macaco. Após muitas aventuras, Tarzan e Jane acabam juntos em África onde irão permanecer em perfeita harmonia com a natureza.

e-max.it: your social media marketing partner

"Corpo Humano - A Ciência da Vida" | "Banksy´s Dismaland and Others by Barry Cawston", na Alfândega do Porto

alfandega_escherExposição retrospetiva dedicada ao artista holandês M. C. Escher

28 fevereiro a 28 julho, Alfândega do Porto

Uma grande exposição retrospetiva dedicada ao artista holandês M. C. Escher estará patente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto a partir do dia 28 de fevereiro.

Maurits Cornelis Escher (1898-1972), mais conhecido por MC Escher ou simplesmente Escher, é conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons. O seu trabalho tende a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.

A mostra, que passou já por diversas cidades da Europa e dos EUA, apresentará no Porto 135 obras, onde se incluem as célebres obras-primas “Mão com esfera refletora” (1935), “Olho” (1946), “Três mundos” e “Casca”(1955) e “Laço de união” (1956).

alfandega_corpo_humanoExposição "Corpo Humano - A Ciência da Vida"

Até 31 julho, Alfândega do Porto

Depois de passar por vários países, a exposição “Corpo Humano – A Ciência da Vida” já está patente ao público na Alfândega do Porto.

“O Corpo Humano – A Ciência da Vida” oferece uma perspetiva única sobre a expressão emocional incorporada em cada uma de nossas funções fisiológicas.

Esta exposição vai permitir ver e entender melhor como funcionam os nossos órgãos e a importância da anatomia como ferramenta de conhecimento.

Os visitantes poderão ver mais de 100 órgãos e oito corpos humanos completos preservados, e ainda 120 painéis informativos, numa área expositiva de mais de 1500 metros quadrados dedicados à anatomia.

Em paralelo com o projeto expositivo, vai decorrer uma programação integrada de conferências e workshops que visam o debate ético e científico sobre o corpo humano.

banksyExposição "Banksy´s Dismaland and Others by Barry Cawston"

Até 31 março, Alfândega do Porto

Pela primeira vez, o Porto recebe uma exposição de fotografia centrada no trabalho de Banksy.

Segundo a organização, “Banksy, Dismaland and Others" por Barry Cawston é "uma exposição poderosa" que leva o público "numa viagem pelo trabalho fenomenal de um artista que há mais de 25 anos usa a sua arte para questionar os valores da sociedade e que chega agora, e pela primeira vez, a Portugal".

Organizada pelo fotógrafo britânico Barry Cawston, a mostra apresenta dezenas de retratos das principais obras de Banksy, muitas delas do parque Dismaland, uma sátira aos parques de diversões da Disney.

e-max.it: your social media marketing partner

XXIV Exposição de Camélias do Porto

cameliasXXIV Exposição de Camélias do Porto

2 e 3 março, estação de metro de São Bento

"A Camélia na Cidade" é o tema da 24ª edição da Exposição de Camélias do Porto, que contará com a apresentação de dezenas de arranjos com a flor originária do Oriente e que já conquistou os portuenses, e não só.

Para além da mostra, e respetivo concurso, o programa da iniciativa vai incluir também momentos de música, dança, teatro e oficinas, entre outras atividades, dirigidas a qualquer idade.

e-max.it: your social media marketing partner

Domingos em Forma

domingos_formaDomingos em Forma

3 e 17 março, 10h às 11h, Porto

“Domingos em Forma” é o novo programa da Câmara do Porto de promoção da atividade física e hábitos de vida saudável.

A iniciativa vem dar continuidade ao antigo programa Porto Antistress e tem periodicidade bimensal.

As sessões decorrem em Campanhã no primeiro e no terceiro domingos de cada mês, entre as 10h e as 11h.

As manhãs têm início com um aquecimento e alongamentos no Pavilhão Municipal do Lagarteiro, seguidos de caminhadas e exercício físico ao ar livre pelo Parque Oriental da Cidade do Porto.

e-max.it: your social media marketing partner

Fantasporto 2019

fantasportoFantasporto 2019

Até 3 março, Teatro Rivoli

A 39ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto - Fantasporto, a decorrer no Teatro Municipal Rivoli entre 19 de fevereiro e 3 de março, será dedicada aos "Desafios da Modernidade".

A pré-abertura do festival acontece no dia 19 de fevereiro com a exibição da cópia restaurada do mítico filme "Easy Rider", de Dennis Hopper, celebrando os 50 anos da sua estreia.

Já o filme de abertura oficial será "Prospect", de Zeek Earl e Chris Caldwell.

O festival vai encerrar com "The Russian Bride", de Michael S. Ojeda, incluindo-se, a par do filme de abertura, na competição de cinema fantástico com um total de 19 obras.

e-max.it: your social media marketing partner