Exposições no Museu de Serralves
Até 3 março, Casa de Serralves A exposição "Joan Miró e a morte da pintura” centra-se na produção artística do mestre catalão em 1973, altura em que, com oitenta anos de idade, preparava uma importante retrospetiva no Grand Palais, em Paris. Numa série de telas perfuradas de 29 de março de 1973, de relevos tecidos ("Sobreteixims” e "Sobreteixims-Sacks”) executados em 1972 e 1973 em colaboração com Josep Royo e em cinco "Toiles brûlées” (Telas queimadas) executadas entre 4 e 31 de dezembro de 1973, Miró deu largas à sua raiva estética. Precisamente no momento em que a crítica anunciava a "morte da pintura” como um facto consumado perante práticas que desafiavam as narrativas do alto modernismo - arte processual, performance, land art e instalação -, Miró colocou a pintura à prova, numa tentativa de renovar os seus recursos e procedimentos. A exposição reúne onze obras pertencentes à Coleção do Estado Português em depósito na Fundação de Serralves, e vinte e três pinturas e objetos provenientes de coleções públicas e privadas de Espanha e de França. A mostra inclui ainda uma secção documental que oferece ao visitante a possibilidade de observar os métodos de trabalho de Miró na execução dos "Sobreteixims”, incluindo um filme do conhecido fotógrafo catalão Francesc Català Roca que regista o processo de criação e destruição das "Toiles brûlées”.
Até 24 junho, Museu e Parque de Serralves A exposição “Joana Vasconcelos: I’m Your Mirror” reúne mais de 30 peças, datadas de 1997 até à atualidade, cobrindo duas décadas de prática artística e analisando o seu desenvolvimento como artista. Em Serralves poderão ser apreciadas muitas das obras mais conhecidas da artista, como a Cama Valium (1998), A noiva (2001–05), Burka (2002), Coração independente vermelho (2005), Marilyn (2011) e Lilicoptère (2012), assim como novos trabalhos criados para esta exposição, como Finisterra, I’ll Be Your Mirror ou Solitário (todos de 2018). Nos jardins do Parque de Serralves foram instalados vários dos grandes trabalhos de exterior. Joana Vasconcelos usa diversos materiais da vida quotidiana na elaboração das suas obras, incluindo eletrodomésticos, azulejos, materiais têxteis, cerâmicas populares, mobiliário, garrafas, medicamentos ou talheres de plástico. “Partindo destes materiais constrói obras surpreendentes, carregadas de significado, que exploram temas que vão de questões de identidade (indivíduo, mulher, nacional ou europeu) a temas políticos que se centram nas sociedades globalizadas pós-coloniais”, lê-se na página de Serralves. “A obra de Vasconcelos mistura ideias da cultura popular e erudita, clichés nacionais, técnicas de manipulação que incentivam o consumismo e um entendimento muito eficaz do espaço arquitetónico para nos convidar a repensar muito do que tomamos por certo no nosso dia a dia. A artista tanto recorre a técnicas artesanais tradicionais como a tecnologia de ponta para elaborar trabalhos que constituem situações sincréticas de densidade histórica e cultural — como uma visualização tridimensional de uma epopeia multicultural”, acrescenta a instutuição. A mostra é organizada pelo Museo Guggenheim Bilbao, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Kunsthall Rotterdam, Roterdão, e é comissariada por Enrique Juncosa.
Até 5 maio, Museu de Serralves "Ao fazer imagens como um jogador de luz, tenho de reconhecer que a minha preferência pelo filme está ligada à cegueira de que este necessita para que eu possa ver." Tacita Dean, 2018 A reconhecida artista britânica-europeia Tacita Dean teve uma exposição individual em Serralves, em 2002. Inspirada pelo Museu, em 2003 filmou “Boots” na Casa de Serralves, filme posteriormente adquirido para a Coleção de Serralves. A mostra atual constitui uma estimulante oportunidade de projetar “Boots” em conjunto com o seu novo e ambicioso projeto “Antigone” [Antígona, 2018], estreado no ano passado na sua trilogia de exposições simultâneas que teve lugar em Londres, na Royal Academy of Arts, na National Gallery e na National Portrait Gallery. Ver mais →
|
|
|
“Porto de Emprego” na FEP
Faiança portuense na Casa do Infante
TAP reforça ligações diretas entre Porto e S. Paulo
Autarquia avança com Parque Urbano de Gondomar
Poesia & Cinema dedicado a Pedro Mexia na Livraria Lello
Universidade do Porto recebe estudantes de mobilidade na Reitoria
Porto: Formações para comerciantes
Santa Maria da Feira recebe Congresso Hospital Veterinário Montenegro
Pingo Doce lança campanha de incentivo à leitura
Estátuas do Porto foram vandalizadas