Faixa publicitária

Porto de Encontro: Homenagem a Vasco Graça Moura

Porto de Encontro: Homenagem a Vasco Graça Moura

15 dezembro, 17h, Biblioteca Municipal Almeida Garrett | Entrada livre

porto_encontro

Na última sessão de 2018, o Porto de Encontro presta uma homenagem a Vasco Graça Moura (Porto, Foz do Douro, 3 de janeiro de 1942 - Lisboa, 27 de abril de 2014). Poeta, romancista, ensaísta, tradutor, foi secretário de Estado de dois Governos provisórios, desempenhou funções diretivas na RTP, na Imprensa Nacional e na Comissão para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. Em 1999, foi eleito deputado ao Parlamento Europeu.

Para ele, a poesia "é uma questão de técnica e de melancolia". É autor de três ensaios sobre Camões: "Luís de Camões: Alguns Desafios" (1980), "Camões e a Divina Proporção" (1985) e "Sobre Camões, Gândavo e Outras Personagens" (2000). Em 1996, a sua obra foi reunida em volume. Dos títulos deste autor, podemos salientar "Concerto Campestre", os romances "Quatro Últimas Canções" (1987) e "Meu Amor Era de Noite" (2001), os livros de poesia "Uma Carta no Inverno", que lhe valeu o prémio da APE, e "Poemas com Pessoas" (ambos de 1997). Recebeu o Prémio Pessoa em 1995 e a medalha de ouro da Comuna de Florença em 1998, ambos atribuídos à sua tradução da "Divina Comédia de Dante".

“A Puxar ao Sentimento” é o livro inédito de Vasco Graça Moura que serve de mote para esta homenagem ao autor. A sessão contará com a participação de Francisco José Viegas, escritor e editor da Quetzal, da académica Isabel Ponce de Leão, de Luís Neiva Santos e da fadista Kátia Guerreiro.

Espaço de diálogo e partilha, “Porto de Encontro” é o nome de um ciclo de conversas com escritores, a decorrer em locais emblemáticos da cidade do Porto. Todos os meses, um autor vai estar disponível para falar sobre os seus livros, numa série de entrevistas conduzidas pelo jornalista Sérgio Almeida.


e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária