Faixa publicitária

Crónicas

Feira da Vandoma disse adeus às Fontaínhas

vandoma1A Feira da Vandoma disse adeus às Fontaínhas, local que tradicionalmente a acolheu, na típica zona da Sé, na zona histórica da cidade do Porto.
Agora realiza-se na Avenida 25 de Abril, na também portuense freguesia de Campanhã.

A Vandoma é, de entre as feiras temáticas que se realizam no Porto, uma das mais conhecidas e características. Iniciou-se nas imediações da Calçada de Vandoma, junto à Sé do Porto, de forma espontânea e constituída, maioritariamente, por jovens estudantes que vendiam livros e roupas usadas, passando a ser regulamentada pela Câmara Municipal do Porto a partir de 1984.
Das imediações da Sé, e antes de se fixar nas Fontainhas, a Vandoma realizou-se durante algum tempo no largo em frente à Cadeia da Relação, na Cordoaria.
e-max.it: your social media marketing partner

Portugal no top-10 dos melhores destinos do mundo para viver a reforma

portugalPortugal ocupa o décimo lugar na lista dos 23 melhores países do Mundo para os reformados viverem da revista International Living. O ranking, este ano liderado pelo Panamá, analisa dez variáveis, e é nas infra-estruturas e no estilo de vida saudável que Portugal ganha mais pontos como “paraíso da reforma”.

A International Living, que há 25 anos divulga o Índice de Reforma Global, baseia-se em factores que vão desde benefícios fiscais, às condições de acesso a vistos de residência, até ao clima e às opções de entretenimento para avaliar numa escala de 0 a 100 a qualidade de vida que os aposentados podem ter em países estrangeiros.

Mário Ferreira investe 20 ME no Monumental Palace Hotel

monumental_palace2O edifício Monumental, na Avenida dos Aliados, será na Primavera de 2017, o Monumental Palace Hotel, um investimento de 20 milhões de euros da Douro Azul, de Mário Ferreira.
O projeto deste cinco estrelas contempla a construção de 78 quartos (incluindo 4 suites), bem como um café, um bar, um restaurante, parque de estacionamento, ginásio, spa, piscina e ainda uma zona de leitura e descanso.
O empreendimento da Douro Azul contará ainda com uma ligação à rua do Almada, que facilitará o acesso ao bar e ao café, abertos à cidade.
Neste último, estará, em permanência, “um quarteto ou quinteto de jazz”, a evocar o que acontecia no Café Monumental, inaugurado a 11 de janeiro de 1930 e que tinha duas orquestras permanentes naquele que chegou a ser considerado “o café mais emblemático da Península Ibérica”.
O espaço, de resto, foi construído no século XX e funcionou primeiro como Pensão Monumental. Mais tarde, surgiu, já depois do Café Monumental, como um stand de automóveis da Ford, quando os carros eram produtos de luxo. Mais recentemente, foi um sem número de empreendimentos principalmente ligados à animação noturna.
e-max.it: your social media marketing partner

Infeções Respiratórias

liberio_b_ribeiroAs infeções agudas das vias aéreas são a causa mais frequente de consulta nos serviços de atendimento médico pediátrico, sendo uma causa de morbilidade importante em todo o mundo, acarretando custos elevados, pelo absentismo que implicam e com muito maior frequência no período de Outono e Inverno.
A sua etiologia é, em mais de 80% dos casos, viral.
Existem vários vírus responsáveis (rinovírus, coronavírus, vírus sincicial respiratório, coxsackie, influenza, parainfluenza, adenovírus e outros), sendo a criança tanto mais vulnerável quanto mais jovem, pela sua imaturidade imunológica.

As manifestações clínicas são várias: coriza, obstrução nasal, espirros, rinorreia, dor de garganta, cefaleias, febre, tosse seca, mialgias, calafrios, podendo provocar choro, irritabilidade, recusa alimentar e vómitos nos lactentes.
O seu diagnóstico é essencialmente clínico e a identificação do vírus é desnecessária, salvo nalgumas situações mais graves ou por razões de importância epidémica.
O tratamento é totalmente sintomático, estando contraindicado o uso de antibióticos, que deverão ser reservados para as complicações bacterianas que eventualmente possam ocorrer.
e-max.it: your social media marketing partner

Sobrinho Simões eleito o patologista mais influente do mundo

sobrinho_simoesA pergunta da revista britânica «The Patologist» era: “Quem são os patologistas mais influentes do mundo?". Durante dois meses, patologistas de todos os continentes votaram e os resultados foram agora tornados públicos: Manuel Sobrinho Simões, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), fundador e presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da U.Porto (Ipatimup) – atualmente integrado no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto -, e patologista no Hospital de S. João,  foi eleito o patologista mais influente em 2015.

Lançada em 2014, a revista «The Pathologist» centra-se na profissão de patologista e a sua influência na ciência e no ensino e procura dar voz e espaço a uma profissão que é, muitas vezes, «invisível». Uma das razões indicadas para a nomeação de Sobrinho Simões foi, precisamente, ter contribuído, «mais do que qualquer outra pessoa, para a visibilidade da patologia na Europa».
São citadas também as suas contribuições para o diagnóstico clínico de cancro da tiróide – «patologistas de hospitais de todo o mundo seguem as suas regras nas suas rotinas diárias» – e o facto de apoiar e formar jovens patologistas de todo o mundo.
e-max.it: your social media marketing partner