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Crónicas

Ano letivo: Informações úteis

regresso_aulasAs aulas do novo ano letivo iniciaram-se entre 12 e 17 de setembro para os estabelecimentos públicos de ensino pré-escolar, básico e secundário enquanto nos estabelecimentos particulares - como colégios e escolas privadas - começaram entre os dias 3 e 7 de setembro. Estão previstas interrupções letivas entre 17 de dezembro e 2 de janeiro (Natal), de 4 de março a 6 de março (Carnaval) e de 8 de abril a 22 de abril (Páscoa).

O 1.º período começa entre 12 e 17 de setembro e termina a 14 de dezembro; o 2.º período começa a 3 de janeiro e termina a 5 de abril e o 3.º período começa a 23 de abril. O fim do ano letivo varia consoante os anos de escolaridade: 9.º, 11.º e 12.º anos acabam as aulas a 5 de junho; 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos terminam o ano escolar a 14 de junho e no pré-escolar e 1.º ciclo terminam mais tarde, a 21 de junho.

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Os benefícios das sopas

sopaDesengane-se quem olha para a sopa e a vê como um alimento associado ao outono e inverno. Não pode estar mais enganado. Como desmerecer, na estação quente, o método mais saudável para confecionar e ingerir legumes?

1. Qual a riqueza da sopa do ponto de vista nutricional?

A sopa parte de uma preparação em que os alimentos cozem na água que serve de base à confeção. Esta água, o caldo, inclui os nutrientes dos alimentos, nomeadamente dos legumes. Em quase todos os outros métodos de confeção perdem-se nutrientes. A sopa é, sem dúvida, o método mais saudável para confecionar e ingerir os legumes, tornando-os mais saborosos, com uma textura mais agradável e mais facilmente digeríveis. O grande trunfo da sopa reside no poder das vitaminas e minerais.

Daí podermos afirmar que o mais saudável é confecionar uma sopa apenas com legumes.

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Dicas da Sociedade Ponto Verde para um verão mais amigo do ambiente

verao_ambienteO verão já chegou! Com o bom tempo, aumenta o número de passeios, de idas à praia, de jantares com amigos, a participação em eventos outdoor ou as atividades de férias. A Sociedade Ponto Verde deixa um conjunto de conselhos para ajudar a população portuguesa a ter um comportamento mais amigo do ambiente nesta altura do ano, tornando a separação de resíduos uma rotina tanto dentro como fora de casa.

Poupar o ambiente em casa

1. Poupe água

Apesar de 75% da superfície coberta do planeta corresponder a água, apenas 3% dela é potável, por isso é essencial poupá-la. No verão, opte por banhos mais rápidos e, sempre que a água não esteja a ser utilizada, feche a torneira.

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Bronzeado seguro. 10 regras que mantêm a pele jovem e saudável

bronzeadoCom o sol, todo o cuidado é pouco. Apesar dos muitos alertas que ano após ano os profissionais da saúde continuam a fazer, a verdade é que continuamos a ver muita gente na praia e na piscina que não têm o mínimo cuidado com a exposição solar e com a radiação ultravioleta, pelo que os avisos nunca são demais. Cerca de 30 minutos antes de sair de casa, aplique um protetor solar adequado ao seu tipo de pele. Mas há mais!

1. Espalhe o protetor solar, usando em média cerca de três colheres de sopa de produto, generosamente e uniformemente pelo corpo e rosto, sem esquecer orelhas, pescoço, decote, ombros, parte de trás dos joelhos e peito do pé. Reaplique ao longo do dia, com frequência, sobretudo depois do banho.

2. Exponha-se ao sol progressivamente, evitando fazê-lo entre as 12h00 e as 16h00, quando o sol está mais forte.

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10 regras para ingerir gelados de forma (mais) saudável

geladosDoces e frescos, são irresistíveis. Há mesmo quem os consuma durante o ano inteiro e não apenas nos meses de maior calor. Veja o que deve fazer para reduzir o número de calorias que ingere e aprenda a tirar maior partido deste alimento.

Os chineses e os arábes inventaram as primeiras sobremesas geladas há mais de 2.000 anos. Apesar de não serem dos doces e das confeções doces mais calóricas, os gelados contém gordura e açúcar em quantidades que exigem alguma moderação no consumo. Uma porção de 100 g contém, em média, cerca de 180 calorias. Estas são algumas das principais regras que deve ter em linha de conta quando ingerir este alimento para não prejudicar a sua saúde nem a sua dieta.

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