Faixa publicitária

Crónicas

Aprenda a ser (mais) feliz em apenas sete lições

felizTal Ben-Shahar, um dos maiores especialistas mundiais em psicologia positiva, traçou um plano que pretende ajudar milhares de pessoas em todo o mundo a alcançar a felicidade.

Onde está a felicidade? Para Tal Ben-Shahar, que leciona psicologia da liderança e psicologia positiva, a mais concorrida disciplina da Universidade de Harvard, nos EUA, essa não deve ser a pergunta mas, sim, o que faço para a atingir? Como afirmou em entrevista à revista Prevenir, essa não está no topo da montanha "mas, sim, na experiência de escalar até ao cume", assegura o professor, que aponta sete lições simples para tirar maior partido dessa caminhada diária a adotar diariamente.
e-max.it: your social media marketing partner

Bastam pequenas mudanças nos hábitos alimentares para viver mais 12 anos

fruta2É difícil manter uma alimentação regrada a vida inteira, mas tomar pequenas decisões na escolha dos alimentos mais saudáveis pode aumentar significativamente as hipóteses de viver mais, segundo um estudo norte-americano.

O estudo publicado no "New England Journal of Medicine" é o primeiro a mostrar que melhorar a qualidade da dieta ao longo de pelo menos 12 anos está relacionada com um diminuição da taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares e outras causas.
Investigadores da Universidade de Harvard rastrearam algumas mudanças na dieta de uma população de quase 74.000 profissionais de saúde. Para isso, utilizaram um sistema de pontuações da qualidade da dieta para avaliar essas melhorais. Por exemplo, um aumento de 20% nas pontuações poderia "ser alcançado trocando apenas uma porção de carne vermelha ou processada por uma porção diária de nozes ou legumes", revela a pesquisa.
e-max.it: your social media marketing partner

Meninas e meninos

menino_meninaUm dia o Mateus chegou a casa a dizer que na escola não o deixavam brincar com bonecas. Perguntei-lhe quem é que não deixava, e disse-me que era a educadora. Achei aquilo estranho, expliquei-lhe, como explico sempre, que toda a gente pode brincar com tudo, e dei o devido desconto, que já se sabe que nestas idades os putos contam um conto e acrescentam uns cinquenta mil pontos. Dias depois, a queixa repetiu-se: "a A. não me deixa brincar com bonecas!". Do que conheço da professora e do que conheço da escola, não estava propriamente a ver uma coisa dessas a acontecer, mas como a queixa era repetida lá me resolvi a ir ter com a educadora e perguntar o que é que se passava. Tal como eu pensava, explicou-me que os brinquedos estão à disposição de todos. Carros convivem alegremente com bonecas, bolas convivem alegremente com brinquedos que imitam utensílios domésticos, está tudo ali à mão de semear e cada um brinca com o que bem lhe apetecer. O que acontecia, explicou-me, é que as meninas, numa atitude mais territorial, não achavam muita graça a que os meninos brincassem com as bonecas, porque são meio abrutalhados e nem sempre as tratam com a delicadeza e o cuidado que elas acham que as bonecas merecem, por isso tentavam protegê-las como podiam. E, conhecendo o Mateus como conheço, estou mesmo a vê-lo a agarrar-se aos cabelos de uma boneca só para a tirar das mãos de outra pessoa que estivesse a brincar com ela.
e-max.it: your social media marketing partner

Terapia do Elogio

terapia_elogio2Os terapeutas que trabalham com famílias divulgaram, numa recente pesquisa, que os membros das famílias estão cada vez mais frios, mais distantes, o carinho é cada vez menor, não se valorizam as qualidades, facilmente se ouvem críticas.
As pessoas estão cada vez mais intolerantes e desgastam-se na valorização dos defeitos dos outros.
Por isso, as relações de hoje não duram.
A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias. Não vemos mais os homens a elogiar as suas mulheres ou vice-versa, não vemos os chefes a elogiar o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos a elogiar-se; etc.
Só vemos futilidades: valorizam-se artistas, cantores, jogadores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto, das aparências.
e-max.it: your social media marketing partner

A importância da atividade física para a saúde do corpo e da mente

exercicio_fisicoOs benefícios da atividade física ou desportiva na saúde estão confirmados por vários estudos epidemiológicos. O risco de morte prematura é mais baixa nas pessoas fisicamente ativas. A prática regular de uma atividade física moderada reduz em 30% o risco de morte prematura.

Qual a diferença entre atividade física e desporto?
Uma atividade física corresponde “a qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos, responsáveis por um aumento dos gastos energéticos (OMS). Por outras palavras, mexer-se é uma atividade física: andar, subir escadas, limpar, andar de bicicleta...
Por exemplo: jogar à bola num jardim é uma atividade física. Respeitar as linhas de um campo de futebol e atirar uma bola à baliza corresponde mais a um jogo de futebol (desporto).
e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária