Faixa publicitária

O lado emocional da gastronomia

gastronomiaSabia que a comida que comemos e com quem partilhamos tem um papel importante nas nossas vidas e contribui para a nossa felicidade? Somos o que comemos, mas também com quem comemos. Descubra o lado emocional da gastronomia.

As refeições são melhores quando são partilhadas na companhia de quem gostamos, das boas conversas, da refeição caseira e do ambiente familiar e amistoso de quem se senta à mesa connosco. Cada prato, sabe ao momento. Muitas vezes quanto melhor é a companhia e a conversa, melhor sabe a comida. Pelo que a gastronomia vale pelo prazer de uma boa degustação, de bons ingredientes, do que é saudável e do que tem sabor apetecível, mas também a importância de com quem a partilhamos.

A atual preocupação constante de comer o que é saudável é positiva, porque o intestino é o nosso segundo cérebro. São os ingredientes mais saudáveis que nos permitem a vitalidade plena do corpo e mente. Nos dão a agilidade para enfrentar o dia a dia. Para além deste lado racional da alimentação, existe um forte lado emocional. Os fins de semana, por exemplo, reservados para família e amigos, dão-nos mais liberdade para partilhar uma refeição tradicional onde as calorias pouco interessam. É o bom convívio à mesa que nos une. E como sabemos, um almoço ou um jantar são sempre boas razões, ou desculpas, para reunirmos à mesa quem mais gostamos.

É desta forma que associamos também o que comemos a celebrações festivas, como o tradicional bacalhau ou doces típicos no natal. E que celebramos o que é feito pela família. Aquele arroz doce feito pela avó ou um peixe no forno feito pela mãe. Valorizamos pratos tradicionais e de família, que comemos desde a infância e adolescência, onde temos a possibilidade de reviver no cheiro e paladar momentos especiais.

A emoção que atribuímos à comida, a quem a faz, e com quem partilhamos, têm influência importante no nosso estado de espírito. Esse é o poder da gastronomia. Dá-nos mais energia e alimenta-nos a alma. Para uma vida mais completa e feliz.

(Rita Carmona - Blog Energy2Drive)

e-max.it: your social media marketing partner

Comentar

Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária
Faixa publicitária