Faixa publicitária

Uma viagem musical que também passa pelos versos que Florbela Espanca escreveu em Matosinhos

quarteto_cordas_matosinhos“Quando o sol vai caindo sobre as águas/Num nervoso delíquio d’oiro intenso,/Donde vem essa voz cheia de mágoas/Com que falas à terra, ó mar imenso?...” Os versos pertencem ao poema “Vozes do Mar”, que Florbela Espanca há-de ter escrito em Matosinhos, diante do mar de Matosinhos, e com Camões no horizonte, o qual inspirou o compositor Igor Reina a criar “Num nervoso delíquio d'oiro intenso”.

Trata-se de uma das peças que o Quarteto de Cordas de Matosinhos interpretará no concerto marcado para este sábado, 10 de novembro, pelas 18h00, na Capela do Corpo Santo, em Leça da Palmeira (Rua Doutor Albano de Sá Lima).

Integrado no ciclo de concertos gratuitos que o agrupamento formado por Vítor Vieira (1.º violino), Juan Carlos Maggiorani (2.º violino), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo) tem vindo a fazer em diversos espaços religiosos do concelho com o intuito de “democratizar o acesso à música erudita, o recital de sábado incluirá, para além da estreia do ‘Quarteto de Cordas nº1’, encomendado pela Câmara Municipal de Matosinhos a Filipe Lopes e Igor Reina, a ‘Suite Mirandesa’ de Fernando Lapa e o ‘Quarteto de cordas em Fá maior op.50, nº5’, que Joseph Haydn compôs em 1787, revela nota enviada às redações.

A peça de Fernando Lapa, cuja suite original data de 2009, será desta vez interpretada na sua versão para quarteto de cordas, escrita em 2017 e que, tal como na composição inicial, articula quatro melodias tradicionais da região de Miranda do Douro.

Refira-se que parte dos seis Quartetos Prussianos dedicados ao rei Frederico Guilherme II da Prússia, considerados por alguns como as melhores peças alguma vez compostas para quarteto de cordas, o “Quarteto de cordas em Fá maior op.50, nº5” revela a faceta mais descontraída, leve e bem-humorada da obra de Joseph Haydn. Também conhecido pelo subtítulo “Ein Traum” (um sonho), a peça é composta por “quatro andamentos de uma grande sofisticação musical. Não por acaso, Goethe considerou que Haydn se transformou, também graças a esta peça, na fonte de toda a música moderna posterior”.

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária