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Geral

Nova campanha pela eliminação da violência no namoro

namorarmemeaserio#NamorarMemeASério, assim se intitula a campanha pela eliminação da violência no namoro que o Governo lança esta quinta-feira, Dia dos Namorados, com o objetivo de identificar alguns dos comportamentos que são demonstrativos de situações de violência, seja física, psicológica ou sexual.

O Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2019 mostra que "58% de jovens que namoram ou já namoraram reportam já ter sofrido pelo menos uma forma de violência por parte de atual ou ex-companheiro/a".

Elaborado pela União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, o trabalho revela ainda que "67% de jovens consideram como natural algum dos comportamentos de violência". O estudo demonstra que existe uma "elevada prevalência e legitimação de formas especificais de violência", casos de violência psicológica, violência exercida através das redes sociais ou atitudes de controlo, seja sobre vestuário, hábitos de convívio ou outros comportamentos.

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Escultura de Zulmiro Carvalho regressa à cidade do Porto

asa_zulmiro_carvalho_miguel_nogueiraA escultura "ASA", de Zulmiro Carvalho, está de volta ao seu local de origem, o largo da Rua de São Francisco, na Ribeira do Porto. A obra havia sido retirada daquele local em 2011.

Com cerca de quatro metros de altura e encimada por uma grande aba (asa), esta peça vem integrar o Programa de Arte Pública que a Câmara do Porto lançou em fevereiro de 2015, e que espalhou já pela cidade obras de Dalila Gonçalves, João Louro, Fernando Lanhas, Alberto Carneiro ou Julião Sarmento.

"Fiquei muito contente com esta reposição", referiu o escultor Zulmiro Carvalho, presente na (re) inauguração.

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FEP e APEEN debatem mix energético

energiaO seminário “O Mix Energético – entre a estratégia desejável e a estratégia possível” junta a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Associação Portuguesa de Economia da Energia (APEEN) para um debate que decorre na próxima quinta-feira, dia 21 de fevereiro.

De acordo com o portal de notícias da Universidade do Porto, “o tema não poderia ser mais atual e urgente, atendendo à política europeia progressiva de descarbonização e à necessidade de adoção de um mix energético equilibrado e diversificado, de forma a garantir um abastecimento de energia seguro, preços competitivos e o respeito pelo meio ambiente”.

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Casa da Música revela finalistas da segunda edição do prémio Novos Talentos

casa_musica2Os músicos Bernardo Pinhal, Sérgio de A, Ricardo Coelho e Luís Duarte Moreira são os finalistas da segunda edição do prémio Novos Talentos.

A Fundação Casa da Música, que atribui o prémio em parceria com a seguradora Ageas, anunciou como finalistas o duo de piano composto por Bernardo Pinhal e Sérgio de A, o músico de jazz Ricardo Coelho e o trompista Luís Duarte Moreira.

Os quatro finalistas são licenciados pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto.

O vencedor será selecionado por voto do público, num concerto a ter lugar na sala Suggia da Casa da Música, no dia 4 de maio. O prémio Novos Talentos Ageas inclui ainda a atribuição de 5.000 euros ao galardoado.

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Figuras públicas associam-se a campanha sobre o enfarte

avc“Cada segundo conta” é o nome da campanha nacional de consciencialização para o enfarte agudo do miocárdio, promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), no âmbito do dia do doente coronário que se assinala esta quinta-feira, dia 14 de fevereiro.

"Em Portugal, somos muito bons a tratar. Mas para tratar, os doentes têm que chegar até nós mais cedo e, para isso, devem ligar o 112 assim que reconhecerem os sintomas desta doença. Acreditamos que, reduzir o número de mortes por enfarte é uma responsabilidade conjunta, dos profissionais de saúde e de uma população informada. É nesse sentido que surge esta iniciativa", explica o presidente da APIC, João Brum da Silveira.

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App portuguesa permite comprar casa sem ir ao banco

itscreditSimplificar a vida de quem compra uma casa e evitar as deslocações às agências bancárias é o objetivo da aplicação, desenvolvida pela startup ITSCREDIT, que permite comprar casa através de um processo 100% online. Inovação foi apresentada esta terça-feira na Finovate Europe, uma das mais prestigiadas feiras mundiais de tecnologia financeira, que decorre em Londres.

A startup portuguesa simulou, em palco, “a compra de uma casa na cidade de Londres, demonstrando em poucos minutos toda a simplicidade que esta tecnologia proporciona a um processo desta natureza, desde a escolha da casa através da própria app, à simulação das condições oferecidas pelo banco em função da condição financeira do cliente, passando pela aprovação da operação e disponibilização do montante necessário para a concretização do negócio", explicou João Lima Pinto, CEO da ITSCREDIT.

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