Faixa publicitária

Ópera de Sansão e Dalila na FEUP

sansao_dalilaA “Ópera na Academia e na Cidade” prossegue esta quinta-feira, 6 de dezembro, pelas 21h30, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o ciclo de realizações da “Visitação à Ópera Sansão e Dalila de Camille Saint-Säen”, que assinala a estreia deste projeto pioneiro em Portugal.

O espetáculo conta no elenco com renomeados artistas como é o caso do cantor lírico Carlos Guilherme no papel de Sansão, Maria Ermolaeva como Dalila e Pedro Telles na pele de Grande Sacerdote de Dagon. A narração estará a cargo de Henrique Silveira.

Sansão e Dalila é a história bíblica do Livro dos Juízes que relata parte dos conflitos entre Filisteus, que hoje se supõe serem gregos, e os Hebreus. Toda a ópera está centrada em torno do dueto de amor entre os dois personagens centrais.

Refira-se que a Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade será dirigida pelo maestro José Ferreira Lobo.

A Visitação integra a programação cultural da Associação de Municípios do Douro Superior, a programação do Comissariado Cultural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a XI Temporada de Música do Instituto Superior Técnico.

A “Ópera na Academia e na Cidade” nasce com o objetivo de “fomentar a atividade artística e cultural junto da Academia e da Comunidade. A produção de conteúdos de uma Companhia de Ópera com as competências e flexibilidade necessárias à itinerância é outro dos pressupostos centrais da sua criação. Pretende-se que Universidades, Escolas, Municípios e Instituições da Sociedade Civil se associam para celebrar a arte musical e o seu cruzamento com outros saberes”, explica nota enviada às redações.

Para o maestro José Ferreira Lobo, um dos principais impulsionadores do projeto “Ópera na Academia e na Cidade”, este ciclo “marca a ligação entre a Academia e a Cidade, através de um roteiro, onde se deseja encurtar não só a distância entre o conhecimento e a arte, como a Universidade e Cidadãos”.

A Ópera na Academia e na Cidade é uma associação cultural que congrega a Universidade do Porto, que preside, o Instituto Superior Técnico, Instituto Politécnico de Leiria, escolas de referência, municípios e instituições da sociedade civil.

De recordar que o projeto teve a sua estreia no passado dia 24 de novembro, na Concatedral de Miranda do Mouro.

O acesso ao espetáculo é gratuito (sujeito à lotação da sala), mediante levantamento antecipado de bilhete.

Os bilhetes estão disponíveis no Infodesk/FEUP (segunda a sexta, das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30), ou na bilheteira do Auditório da FEUP no dia do espetáculo (abertura da bilheteira uma hora antes do espetáculo).

e-max.it: your social media marketing partner
Faixa publicitária
Faixa publicitária